sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

ATUALIDADES - AVANÇO TECNOLÓGICO, RUMO AO FUTURO.

Matéria encontrada no G1.com.br , para leitura e reflexão.
Avanço tecnológico em 50 anos, representa definitivamente nossa chegada ao futuro. Aonde chegaremos?
______________________________________________________________________
Edição do dia 30/12/2011 - 30/12/2011 23h15- Atualizado em 30/12/2011 23h15
Tecnologia ficou ainda mais presente e necessária na vida do ser humano.
  

Steve Jobs transformou o computador em um eletrodoméstico de primeira necessidade. E os robôs? Já não vivemos sem eles.

Em 1961, o astronauta russo entrou em órbita, ficou no espaço uma hora e 40 minutos e virou a nossa vida de pernas para o ar. Em 50 anos, viajamos cada vez mais longe. Houve partidas para Júpiter e notícias sobre Marte.

O sol, Saturno e novos planetas estão na primeira página todo santo dia. O endereço fixo que temos no espaço ganhou a bênção até do Papa. Trinta anos depois, Discovery, Endeavour, e Atlantis pousaram para a merecida aposentadoria.

No espaço, começou uma nova era. E aqui na Terra, os desafios de sempre.
E-coli: como vencer as bactérias que matam?
O câncer? A paralisia?
Como alimentar 7 bilhões de pessoas sem prejudicar o planeta? Abastecer na tomada é a saída para carros, motos e bikes.

E os robôs? Ainda se tornarão os melhores amigos do homem? Já não vivemos sem eles. Estão no ar, nas estradas e até no fundo do mar, tapando os buracos da irresponsabilidade.

Qual é o limite? Para Steve Jobs, nenhum.

Ele transformou o computador em um eletrodoméstico de primeira necessidade. Foi único até no adeus: recebeu velas virtuais dos fãs do mundo inteiro.

O indiano de 100 anos treina dez quilômetros por dia! Começou a correr aos 89 e já completou oito maratonas. Impossível? Já temos ponte com 37 quilômetros sobre o mar, um trem que viaja a 300 por hora, a montanha-russa que corre como um guepardo e uma pop-star 100% virtual: não passa de holografia, mas a plateia vai à loucura com a perfeição.

Em apenas meio século, chegamos ao futuro. E dá para imaginar onde estaremos daqui a cinco décadas?

ATUALIDADES - MARQUINHO DE MIRACICA É DESTAQUE, DE NOVO.

Nosso amigo Marco Antonio, de Miracica, alcançou o 2º lugar na enquete realizada pelo blog do Ronaldo Cesar, para escolher os Destaques de Garanhuns 2011.
Professor Tevando, um grande amigo de Todos, foi o Campeão.
Quem votou escolheu muito bem.
E, na minha opinião, o 1º e o 2º lugar, foram bem escolhidos pela competência de ambos, a dedicação, o zêlo pelo trabalho, por serem do Bem e acima de tudo, exemplos de perseverança em busca de seus objetivos.
Segue matéria na íntegra, do blog de Ronaldo Cesar.
Ronaldo, parabéns por essa enquete. Parábens por esse post. Ficará marcado, está marcado para história.
______________________________________________
Em recente premiação da prefeitura, Carlos Tevano e Raquel Ingrid exibem seus troféus

É claro que Garanhuns dá certo! Tem diversos setores que em 2011 conseguiram superar as dificuldades para conquistar objetivos, seja no campo público ou privado de atuação. A enquete "O Garanhuense do Ano!" provou isto, e mais, foi uma mostra que a sociedade está atenta aqueles que estão desenvolvendo bons trabalhos e contribuindo com a cidade.
Os atletas venceram com golpes de judô a corrida pelas primeiras colocações. A imagem que se tem de um atleta já é sadia e inspiradora de admiração, e melhor para Garanhuns, esta vem embasada em várias premiações, muitas delas em nível nacional (e até internacional), assim, ninguém terá motivos para desmerecer quem leva o nome de nossa cidade ao lugar mais alto nos pódios, e quando esta conquista é carregada de qualidades como humildade, honestidade, trabalho, dedicação, disciplina, entre tantos outros adjetivos, fica mais fácil entender o carinho que esta cidade tem por seus atletas. Vencedores no tatame, nas quadras, nas pistas, e agora também na enquete do nosso blog.
Vamos relembrar que nossa enquete não tem caráter científico e não foram estipulados critérios, tampouco tabulação, sugestões, pesquisa de campo ou qualquer outra característica das pesquisas comuns, embora em Garanhuns e outras cidades, seja também comum pesquisas comerciais sem parâmetros consultivos, e ninguém critica, muito pelo contrário, paga caro para colocar uma placa na parede. Mas vamos lá.
A nossa enquete tem pura e simplesmente caráter de entretenimento, mas tenho certeza, ninguém (ou quase ninguém) discordará do seu resultado.
Fomos ao Facebook, e dentre nossos seguidores (contamos com quase 2100 internautas nos acompanhando por lá) e nos grupos Amigos de Garanhuns e Viva Garanhuns, que têm também nesta faixa de seguidores, e perguntamos diretamente; Quem foi o garanhuense do ano? A ideia veio da capa da Revista Época que escolhe sempre o brasileiro do ano.
Deixamos as pessoas à vontade para escolher quem quisessem, e os nomes citados, todos eles, vieram para a enquete do blog, que acabou com mais de 2 mil votos, mostrando o sucesso da pesquisa e a participação de alguns na motivação de seus eleitorados. Não houve direcionamento nem ninguem precisou pagar, rsrsrs.
CARLOS TEVANO - O Garanhuense do ano
Sempre simpático, atencioso, professor e amigo de todos ao seu redor, Carlos Tevano do Judô e do Jiu-Jitsu é uma unanimidade na cidade. Rejeitou várias propostas para deixar Garanhuns e defender outras cidades, inclusive do sul do país, mas preferiu ficar aqui, montou sua academia, vem formando jovens campeões e ganhando tudo onde compete. Tem o respaldo nacional como atleta e como técnico, já vestindo o kimono brasileiro várias vezes. Não citarei suas conquistas, pois o espaço do blog, embora seja infinda a internet, seria cansativo ao leitor.
Tevano é a cara de uma cidade que dá certo, mas deve se ver nestes atletas na disciplina e competência, focando objetivos e lutando para conquistá-los, agregando amizades, multiplicando sorrisos e revelando vencedores.
MARCOS ANTÔNIO - Correndo atrás dos seus sonhos!
Marquinho no centro da foto.
Aquele menino do distrito é um exemplo de superação para Garanhuns. Hoje um atleta vencedor, com conquistas internacionais, reconhecido nas grandes competições pelo país, é o ídolo para uma cidade que viu o atletismo conquistar espaços inimagináveis há poucos anos, em podiuns nas principais corridas de pedestrianismo no Brasil. A cada página de esportes que se abre em que se mostram os vencedores, tem lá uma camiseta de Garanhuns e um jovem garanhuense vestido nela. Marcos apenas representa parte deste grupo que cresce cada vez mais, meninas e rapazes, que estão seguindo os passos indicados por Wilson e Bingo, e ganhando destaque e uma vida de oportunidades que se abre a cada linha de chegada.
Nosso povo reconhece isto.
RAQUEL INGRID - As mulheres estão bem representadas!
Duas profesoras, Eliane Simões e Maria Almeida, também reconhecidas pelas gestões educacionais na AESGA e Colégio Santa Joana D'Arc. Outras duas, Andréa Amorim, a cantora garanhuense com apresentações no exterior tem um público fiel em nossa terra. E a outra, uma revelação no judô, das hostes de Carlos Tevano, Milena Brasil.
Mas estas mulheres sabem da importância de ver uma jovem como Raquel Ingrid ficar entre as mais votadas, para servir de exemplo às meninas e emparelhar o sexo feminino ao masculino, em conquistas e orgulho municipal. Jovem, bonita, a judoca é campeã Pan-Americana.
 
Continuando... Embora não tivéssemos separado por área, a votação nos trouxe nomes de vários segmentos, e todos eles, sintam-se homenageados por constar desta lista.
Dos esportes, além de Carlos Tevano, Marcos Antônio e Raquel Ingrid, tivemos também a já citada Milena Brasil, o karateca Eguinaldo Silvestre (que também está com a academia no projeto Prefeitura Presente, dando aulas a crianças de Garanhuns) e Joaquim Neto, do Tigre Futsal, que mais uma vez representou com vontade as cores da nossa bandeira em uma competição nacional.
Da cultura tivemos Andréa Amorim e Paulo Ferreira, que fez um trabalho maravilhoso, premiado pela Unesco, com os Meninos de São Pedro.
 
Da educação tivemos excelentes nomes como as já reconhecidas Eliane Simões e Maria Almeida, agora ladeadas pelo pró-reitor de interiorização da UPE, Pedro Falcão, e o diretor da Clínica de Bovinos da Universidade Federal Rural, Nivaldo Azevedo. Quatro nomes que muita gente gostria de ver com paticipação em nossa política. Creio que o sucesso de cada um deles em suas administrações é um pulsar de que Garanhuns anseia por mudanças e gostaria de experimentá-las. Eliane foi até os 48 do segundo tempo, uma boa opção para Luís Carlos, mas não quis entrar na política. Assim como ela, também a professora Maria Almeida não quis misturar educação com campanha eleitoral. Acho até que estão certas, mas fica uma lacuna com suas ausências como opções para nossa gente. Nivaldo e Pedro são ambos filiados ao PSB do governador Eduardo Campos.
Do mundo dos negócios, administrações, ou participação social tivemos Alexandre Marinho, ex-secretário de desenvolvimento e que traz sempre à tona discussões pertinentes sobre Garanhuns, Betinho Cândido, empresário que abriu um debate sobre a cidade no facebook, agregando pessoas apaixonadas pela cidade e que desejam uma maior participação. Mário B. Filho, sempre um empresário citado em qualquer enquete deste tipo, pela simpatia e ligação que tem com o município. Hélder Carvalho, empresário bem sucedido e que vem mostrando disposição de contribuir com a vida pública de Garanhuns. E, provalvemente representando todos eles, Fernando Couto, que com uma administração jovem vem conseguindo com a CDL participar da vida sócio-política da cidade, inserindo-se no debate sobre temas pertinentes ao mundo do comércio, e abrindo o leque de discussões acerca do município, como aconteceu com a FAMEG.
A religiosidade também está representada na pessoa de Padre Emerson, muito bem votado, e que uma legiãos de fiéis amigos, com sua forma simples e carinhosa de tratar a todos. Seu nome nesta lista enriquece o blog e mostra a abrangência de uma pesquisa aparentemente simples. Que bom!
Na política somente o nome do deputado Izaías Régis, sintoma de uma classe mal avaliada. Mas a presença de Izaías é importante, pergunta-se: Em 2011, quem fez mais por Garanhuns? Quem poderia ser considerado o político do ano? Sei que muitos dirão, -"ninguém", pela baixa estima que estamos na atualidade e pela facilidade na crítica. E é claro que ela deve existir. Mas foi Izaías que ainda falou por Garanhuns, levando nossa cidade à tribuna da Assembleia. Izaías para acertar ou errar esteve presente na cidade o ano todo, enquanto alguns só aparecem em época de campanha e outros caem de paraquedas. A Câmara de Vereadores e o Poder Executivo estão mal avaliados, com isso, a figura do deputado se sobressaiu, e os nossos e-leitores viram isso. Não ganhou a enquete, mas está na lista, e isto é um reconhecimento ao seu trabalho, não unânime, pois nenhum político será.
E é bom reconhecer o apoio da prefeitura de Garanhuns, pois o resultado desta enquete, reflete também o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Esportes, de Carlos Eugênio, com a chancela do prefeito Luís Carlos em apoiar o esporte amador em Garanhuns, inclusive com projetos sociais e incentivos para participações em competições pelo país.
É lógico também, que mesmo depois de 2 mil votos, algumas pessoas haverão de discordar, mas acho, sinceramente que todos os 19 citados fizeram por merecer este destaque no ano de 2011, e esperamos que em 2012 mais nomes possam acrescer esta relação, o rol do bem, daqueles que trabalham e enaltecem nossa cidade, levando com eles o reconhecimento de quase 150 mil conterrâneos..
CLASSIFICAÇÃO FINAL:
1. Carlos Tevano (Judô) 881 (42%)

2. Marcos Antônio (Atletismo) 791 (38%)

3. Raquel Ingrid (Judô) 775 (37%)

4. Izaías Régis 565 (27%)

5. Andréa Amorim (Cantora) 423 (20%)

6. Padre Emerson 375 (18%)

7. Milena Brasil (Judô) 212 (10%)

8. Eliane Simões Vilar (AESGA) 115 (5%)

9. Pedro Falcão (UPE) 103 (5%)

10. Joaquim (Tigre Futsal) 83 (4%)

11. Eguinaldo Silvestre (Karatê) 70 (3%)

12. Hélder Carvalho (Studio C) 66 (3%)

13. Maria Almeida (Col. Joana Darc) 62 (3%)

14. Alexandre Marinho 48 (2%)

15. Fernando Couto (CDL) 45 (2%)

16. Nivaldo Azevedo (Clínica de Bovinos) 43 (2%)

17. Betinho Cândido (GAGF) 40 (1%)

18. Paulo Ferreira (Cultura) 31 (1%)

19. Mário B. Filho (Pérola) 29 (1%).
A todos os que não são atletas, fica o recado, é difícil concorrer com ídolos do esporte! rsrsrs.
Parabéns a todos, esperamos ter contribuído para que todos sintam, neste final de ano, orgulho de ser garanhuense!!!

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

ADMINISTRAÇÃO - VOCÊ CONCORDA? AUXÍLIO-MORADIA?

É pessoal, a OAB contestará na justiça, contra o pagamento do Auxílio-moradia à ex-deputados estaduais. Confiram na reportagem do Diário de Pernambuco.
_______________________________________________


















OAB vai ingressar com ação popular contra o auxílio-moradia a ex-deputados. Redação do DARIO DE PERNAMBUCO.COM.BR 29/12/2011 | 12h29 | Medida judicial
 
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) volta a se posicionar contra o pagamento de retroativos de auxílio-moradia a ex-deputados estaduais da década de 1990. A Seccional Pernambuco (OAB-PE) está preparando uma ação popular e o ingresso da medida judicial deverá acontecer logo após o fim do recesso no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e deverá ser assinada pelo presidente da entidade, Henrique Mariano. A decisão foi tomada ontem em reunião com a participação da diretoria da Seccional e dos membros da Comissão de Estudos Constitucionais da entidade. Na última segunda-feira (26) o conselheiro federal da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Jayme Asfora, havia ingressado com uma representação no Ministério Público do Estado (MPPE) contra o auxílio.

O objetivo, de acordo com a presidente em exercício da OAB-PE, Catarina Oliveira, é garantir a suspensão imediata do pagamento e o ressarcimento dos recursos, já transferidos, ao erário público. “O artigo art. 5, § 4º, da Lei 4.717/65 – que regula as ações populares - afirma que ‘na defesa do patrimônio público caberá a suspensão liminar do ato lesivo impugnado’. Ou seja, para que não haja um prejuízo ainda maior aos cofres públicos, cabe a concessão de decisão liminar para interromper esses repasses até a decisão do mérito”, esclareceu. A OAB informou que mandou um ofício à Assembleia Legislativa de Pernambuco solicitando todas as informações sobre o pagamento do auxílio, mas não obteve resposta.
O auxílio-moradia é uma verba paga aos parlamentares que não tem residência oficial na cidade onde se localiza a sede do Poder Legislativo. A Assembleia Legislativa pagou mais de R$ 1 milhão a deputados estaduais que exerceram o mandato entre 1994 e 1997, entre esses muitos tinham domicílio eleitoral, ou de fato, moravam no Recife. Na opinião do presidente da Casa, o deputado Guilherme Uchôa (PDT) o pagamento “preencheu os requisitos legais necessários”.
Gean França, especial para o DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
Com informações da assessoria.

EDUCAÇÃO - O NOVO PERFIL DO ESTUDANTE BRASILEIRO.

Matéria sensacional, profunda, incentivadora. No blog do Archimedes, dentro do Jornal do Comércio.
Confiram. É demais.
_______________________________________________

Em 2012, cerca de 17,5 milhões de brasileiros deverão estar realizando algum tipo de prova, concurso público, exame de certificação, exame da OAB ou ENEM. Essa informação provém de dados do Ministério da Educação (MEC), Ministério do Planejamento, OAB e instituições de ensino privadas, de 2009 a 2011, reunidos pela equipe do Portal Archimedes.
Esse público representa uma nova classe de estudantes que tem se desenvolvido especialmente a partir do crescimento do número de concursos públicos no país. São jovens, em sua maioria, que desenvolvem uma intensa rotina de estudos, investem altos valores em cursos preparatórios, apostilas e livros.
Outra característica desse público é possuir objetivos pessoais e profissionais bem definidos. Estamos nos referindo a candidatos a concursos públicos, profissionais e estudantes das áreas de administração, tecnologia ou engenharia que procuram obter certificações profissionais (PMI, CPA, Cisco, etc), estudantes que desejam obter uma credencial em língua estrangeira (Toeic, Toefl, Idalf, etc), estudantes de direito que precisam ser aprovados no exame da OAB e estudantes de ensino médio que desejam ingressar em uma universidade. Esses estudantes atribuem uma importância de longo prazo ao desafio que devem enfrentar para ingressar na carreira pública, na faculdade ou obter um diferencial no mercado de trabalho, por exemplo.
Esse novo perfil de estudante precisa de uma alta disponibilidade de tempo para dedicar-se aos estudos, além de desenvolver uma grande experiência na resolução de provas com duração fixa e questões do tipo teste de proposições múltiplas (questões tipo VF) e/ou múltipla escolha (questões tipo ABCDE).
Confira abaixo um infográfico sobre o perfil do novo tipo de estudante.



ESPORTES - A META DO SANTA CRUZ EM 2012.

O técnico do Santa Cruz, Zé Teodoro, confirmou mais uma vez, que a prioridade fim da equipe em 2012, é conseguir o acesso à série B. Mais detalhes na matéria do blog do torcedor - JC.
________________________________________________
Zé Teodoro enfatiza que objetivo do Santa Cruz será acesso à Série B. - POSTADO POR Marcelo ÀS 20:00 EM 29 DE Dezembro DE 2011

Ao contrário do que aconteceu em 2011, o Santa Cruz vai começar a próxima temporada com uma equipe praticamente montada, faltando apenas alguns ajustes.
O técnico Zé Teodoro está bastante satisfeito.
Porém, na entrevista que concedeu ao repórter André Luís, da Rádio Jornal, fez questão de deixar bem claro que o grande objetivo do Tricolor em 2012 será o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro.
"Claro que vamos trabalhar para surpreender nossos adversários, mas o foco, a cabeça da equipe deve está na disputa da Série C. Sei que haverá cobranças e críticas no Estadual, mas temos o nosso objetivo", disse o treinador. Teodoro é esperto.

Sua afirmação serviu para aliviar a pressão em cima de sua equipe. E ele age certo. Afinal, o Santa Cruz tem dificuldades financeiras para contratar. Principalmente se a situação for comparada à dos rivais Náutico e Sport.
Em relação às contratações anunciadas nesta tarde (Sandro, Diego Gaúcho e Anderson Maizena), Teodoro disse que avaliou e aprovou a vinda dos atletas. "Conhemos Maizena do Fortaleza. Diego é um jogador de muita experiência e liderança. Vai suprir a vaga deixada por Thiago Matias. Sobre Sandro, recebi muito boas informações do Cruzeiro", declarou.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

ATUALIDADES - O LIVRO DEU UMA CONFUSÃO!

LIVRO PRIVATARIA TUCANA CAUSAS ESTRAGOS NO PSDB
O livro A Privataria Tucana, do jornalista Amaury Ribeiro Júnior, continua rendendo. Apesar do boicote da grande imprensa, parece ter se transformado no grande fato político deste final de ano. O deputado pernambucano Sérgio Guerra (foto), incomodado pelos fatos revelados pelo livro, anunciou que vai processar tanto o jornalista quanto à editora Geração Editorial. Essa informação foi divulgada no Blog de Ricardo Noblat. No Tijolaço, de Brizola Neto, saiu uma resposta bastante apimentada.
Confira:
“Acabei de conversar, por telefone, com o jornalista Luiz Fernando Emediato (Diretor da Geração Editorial) sobre o assunto.
‘Vivemos num sistema democrático e nos processar é um direito do PSDB”, afirma Emediato “Consequentemente, que o exercite, se julgar conveniente.’
‘Apenas advirto que o último a processar o jornalista Amaury Ribeiro Jr. se deu mal”, observa. “Além de ter resultado na inocência do jornalista, o processo fez com que ele tivesse acesso aos documentos da CPI do Banestado, que embasam parte do livro A Privataria Tucana.’
"Emediato refere-se a Ricardo Sérgio de Oliveira, ex- presidente da área internacional do Banco do Brasil na gestão FHC e tesoureiro de campanhas do PSDB, inclusive das de José Serra à presidência.
"Ricardo Sérgio entrou com processo contra Amaury por danos morais em função de reportagens nas quais o denunciou. O jornalista recorreu então a um procedimento chamado exceção da verdade, que lhe permitiu ter acesso a todos os documentos da CPI do Banestado que envolviam o Ricardo Sérgio.
"Em entrevista dada a esta repórter, Amaury Ribeiro Jr. já antecipou: “Com certeza, vou recorrer novamente à exceção da verdade para provar que tudo o que está em A Privataria Tucana é verdade. É só me questionarem”.
"Quanto à possibilidade de o PSDB processar a Geração Editorial e/ou o seu dono, Emediato retruca: “Eu trabalhei em várias campanhas do PSDB na década de 1990. Portanto, não me faltam documentos para eu me defender. Que venham os processos!”
LIVRO ESTÁ ENTRE OS MAIS VENDIDOS DO BRASIL.
Lançado no dia 9 deste mês, o livro A Privaria Tucana chega hoje, dia 27, ao topo da lista dos mais vendidos do Brasil. A primeira edição, de 15 mil exemplares, não deu para quem quis. A segunda de 60 mil também voou. A editora prepara novas edições pois a procura é intensa. Em Garanhuns não se consegue ainda o livro e até nas livrarias do Recife está difícil. Minha filha vai à Cultura, ver se encontra lá. Com relação ao conteúdo do livro, a filha de José Serra, Verônica, tentou desqualificar o jornalista Amaury Jr. e se deu mal. Ela disse que não tinha problemas com a Lei e não é verdade. É só consultar o site da Justiça Federal de São Paulo para saber que ela está indiciada num processo. Aí está o endereço eletrônico que compromete a senhorita Serra: (
http://www.jfsp.jus.br).
______________________________________________
Essa matéria encontra-se no blog de Roberto Almeida. 

EDUCAÇÃO - PROUNI: MAIS OPORTUNIDADES.

Banco de Imagem - crianças, tocando, 
jogo, basquetebol. 
fotosearch - busca 
de fotos, imagens 
e clipart Materia encontrada no Jornal do Comércio. Jovens, aproveitem as oportunidades que os diferentes setores estão oferecendo. Cursem uma Faculdade, para adquirir mais recursos técnicos e assim, possam competir no Mercado, em busca de um bom emprego. 

______________________________________________________________________

Prouni oferece mais de 3 mil bolsas em Pernambuco; inscrições abrem 14 de janeiro.  - Publicado em 28.12.2011, às 18h15

Do NE10Com agências
Penambuco dispõe de 2.539 bolsas integrais e 509 parciais (com 50% da mensalidade) - totalizando 3.048 bolsas -, na primeira etapa de 2012 do Programa Universidade para Todos (Prouni). Os Estados com mais bolsas disponíveis são Paraná, Minas Gerais e São Paulo.

As inscrições começam no dia 14 de janeiro no site
prouniportal.mec.gov.br e terminam no dia 19 do mesmo mês. Ao todo, serão oferecidos 195.030 benefícios: 98.728 integrais e 96.302 parciais.

Aos interessados, atenção, pois só haverá uma única etapa para inscrição, com duas chamadas.
Para participar do programa é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011, com nota média igual ou superior a 400 nas provas objetivas e não ter zerado a redação. O candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em uma particular com bolsa integral.
Para pleitear as vagas de estudo integral, o candidato deve ter renda familiar per capita mensal de até 1,5 salário mínimo (R$ 933, a partir de 1º de janeiro). Para as bolsas parciais, o requisito é ter renda familiar per capita de até três salários mínimos, o equivalente a R$ 1.866 (a partir de janeiro, considerando o novo valor do mínimo).

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), professores da rede pública de ensino básico que concorrem a bolsas em cursos de licenciatura, curso normal superior ou de pedagogia não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola na qual atuam.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

ECONOMIA - BRASIL: PREVISÕES OTIMISTAS.


27/12/2011-17h06 - Mantega afirma que Brasil pode ser 5ª economia do mundo antes de 2015. DE SÃO PAULO DA EFE.
Matéria encontrada na folha de São Paulo.
___________________
O ministro Guido Mantega (Fazenda) afirmou nesta terça-feira que nos próximos quatro anos o Brasil poderá desbancar a França e se tornar quinta maior economia do mundo, antes do que prevê o FMI (Fundo Monetário Internacional).
"A previsão do FMI é que em 2015 o Brasil será a quinta economia do mundo, ultrapassando a França. Acho que 2015 está bom, mas acho que pode ser um pouco antes", disse Mantega durante uma entrevista coletiva em São Paulo.
Projeções do CEBR (sigla em inglês para Centro de Pesquisa Econômica e de Negócios) divulgado na segunda-feira (26) mostra que o Brasil deve terminar o ano como a sexta maior economia do mundo, ultrapassando o Reino Unido.

O ministro considerou que a velocidade de crescimento do país supera a de nações europeias e por isso é "inexorável que nós passemos a França e no futuro, quem sabe, a Alemanha, se ela não tiver um desempenho melhor".
Mantega lembrou que o crescimento econômico do Brasil entre 2003 e 2010 atingiu uma média de 4%, nível que será alcançado novamente em 2012, com previsões entre 4% e 5%.
"Mesmo que esses países consigam superar essa crise forte que estão sofrendo, eles vão voltar a patamar de crescimento baixo, de 2%, e nós vamos estar num patamar de crescimento de 4%, 4,5%, em média. Nosso ritmo será o dobro dos países europeus", disse.
O ministro apontou que a geração de emprego e uma inflação sob controle são os principais suportes para que o Brasil se mantenha na "vanguarda do crescimento".
"O importante é que estaremos crescendo mais em 2012 do que em 2011. O câmbio estará melhor e o crédito estará mais barato", disse.
Na segunda-feira (26), o ministro disse que o país vai se consolidar nos próximos anos como uma das principais potências mundiais, ao referir-se a um estudo que coloca o Brasil como sexta maior economia do mundo.
"Os países que crescerão mais são os emergentes como Brasil, China, Índia e Rússia. Desta maneira, essa posição vai ser consolidada e a tendência é que o Brasil se mantenha entre as maiores economias do mundo nos próximos anos", disse Mantega em comunicado.
O estudo do CEBR (Centro de Pesquisas para Economia e Negócios), com sede em Londres, aponta que o Brasil se encontra agora atrás apenas de Estados Unidos, China, Japão, Alemanha e França na lista de maiores economias do mundo.
A economia brasileira cresceu 3,2% entre janeiro e setembro deste ano, mas nos últimos meses sofreu uma estagnação devido à crise internacional.
O Banco Central informou nesta segunda-feira que os economistas das entidades bancárias do país reduziram sua previsão de crescimento para este ano para 2,9%.

ECONOMIA - O SALÁRIO MÍNIMO 2012.

Excelente artigo nos mostra as previsões técnicas dos Economistas, referindo-se ao reajuste do salário mínimo, a partir de 01/01/2012.
Matéria encontrada no Jornal do Comércio.
_______________________________________________

Aumento do salário mínimo vai injetar R$ 47 bilhões na economia, aponta Dieese. Publicado em 27.12.2011, às 10h42

O aumento do salário mínimo vai injetar R$ 47 bilhões na economia brasileira no próximo ano, segundo cálculos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O órgão divulgou nesta terça-feira (27) uma nota técnica sobre os impactos na economia do novo valor do piso salarial nacional, que passa a vigorar no dia 1º de janeiro.

No ano que vem, o salário mínimo passa dos atuais R$ 545 para R$ 622. O aumento de R$ 77 representa um acréscimo de 14,13% no piso nacional. Descontada a inflação estimada para 2011, o aumento real do salário mínimo deve ser de 9,2%.

Segundo o Dieese, 48 milhões de pessoas têm sua renda vinculada ao valor do salário mínimo e, portanto, serão diretamente beneficiadas com o aumento. O governo também passará a arrecadar R$ 22,9 bilhões a mais devido ao aumento do consumo causado pelo reajuste.
Fonte: Agência Brasil

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

SAÚDE - NÚMERO DE ACIDENTES FOI MENOR.

Notícia boa encontrada no G1.com.br , nos informa que com publicidade eficaz, conscientização da população, o número de acidentes diminuiu em 2011.
Vejam mais detalhes na matéria. 
______________________________________________________________________
26/12/2011 15h44- Atualizado em 26/12/2011 15h51
PRF registra 20% menos mortes nas viagens de Natal de que em 2010.

Foram registradas 91 mortes em acidentes nas rodovias do país neste ano. De sexta-feira até domingo, 1.251 pessoas ficaram feridas em acidentes.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 91 mortes em acidentes nas rodovias do país durante as viagens de Natal deste ano. O número de vítimas é 20% menor de que o registrado no mesmo período (de sexta-feira a domingo) em 2010, segundo comunicado divulgado pela PRF nesta segunda-feira (26).

O número de feridos também foi menor: 1.455 em 2010, contra 1.251, em 2011. No ano passado, 114 pessoas perderam a vida em ocorrências de trânsito nas rodovias federais.
Segundo a PRF, a quantidade de mortos foi menor, entre outros fatores, por causa das ações integradas de fiscalização, do cerco às infrações de trânsito responsáveis pelos acidentes mais graves (como as ultrapassagens proibidas e o combate à embriaguez ao volante), e a uma "provável sensibilização dos motoristas pelas campanhas de trânsito, que foram intensificadas nos últimos dias", diz o comunicado.
A PRF informa que 18.128 motoristas assopraram o bafômetro nas rodovias federais durante o fim de semana. A PRF flagrou 659 motoristas embriagados, destes, 297 foram presos por crime de trânsito no momento da fiscalização. Outros 2.975 motoristas foram flagrados em ultrapassagens em locais proibidos.

sábado, 24 de dezembro de 2011

CULTURA - NASCIMENTO DO MENINO JESUS.

Mensagens & Imagensg

Leitura do Evangelho de São Lucas, capítulo 2, versículos 1 - 14:

NASCIMENTO DO SALVADOR!  Naqueles dias saiu um decreto do imperador Augusto, ordenando o recenseamento do mundo inteiro. Este foi o primeiro recenseamento no governo de Quirino na Síria. Todos iam registrar-se, cada um em sua cidade.
Também José subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, para a Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém, porque era da Família e da descendência de Davi, para se registrar com Maria, sua esposa que estava grávida.
Estando eles ali, completaram-se os dias para o parto, e ela deu à luz o seu filho primogênito. Envolveu-o em panos e o deitou numa manjedoura, por não haver lugar na sala dos hóspedes.

Naquela mesma região havia uns pastores no campo, vigiando à noite o rebanho. Um anjo do Senhor apresentou-se diante deles e a glória do Senhor os envolveu de luz, ficando eles muito assustados. O anjo lhes disse: "Não temais, pois vos anuncio uma grande alegria, que é para todo o povo: Nasceu-vos hoje, na cidade de Davi, um Salvador, que é Cristo Senhor. Este será o sinal: encontrareis o menino envolto em panos e deitado numa manjedoura".
Imediatamente juntou-se ao anjo uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus, dizendo: "Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por ele amados".
Fonte: Bíblia Sagrada Edição da Família - Editora Vozes.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

OPORTUNIDADE - CONCURSOS EM 2012.

Notícia encontrada no blog do Archimedes, no JC. Governo Federal planeja realizar muitos concursos em 2012.
Confiram e partilhem com seus amigos, já que trata-se de oportunidades de empregos, e nesse caso, bons empregos.
________________________________________________
CONCURSOS PÚBLICOS: QUASE 3.500 VAGAS SERÃO ABERTAS EM 2012.

O governo Federal retomará os concursos públicos no ano que vem, elevando em 3.499 o número de cargos a serem preenchidos, de acordo com a previsão na proposta orçamentária.
Segundo George Soares, secretário-adjunto de Orçamento Federal, para cobrir os gastos haverá uma compensação nos pagamentos do pessoal ativo da União e com a contribuição da União para o custeio do Regime de Previdência dos Servidores Públicos. Além disso, haverá redução de outras dotações relativas a pessoal e a encargos sociais.
Ficheiro:Prf brasao novo.jpg
Os processos seletivos de concursos do próximo ano, contemplarão mais as áreas de segurança, controle e fiscalização. A maior parte das vagas, serão direcionadas às polícias Rodoviária Federal (PRF) e Federal (PF).
 
Confira agora alguns concursos que já saíram o edital, como o da Caixa Econômica Federal que terão cargos com salário de até R$ 5.800 http://archimedes.com.br/blog/2011/12/18/concursos-publicos-2012-ganhe-r-5-800-na-caixa-economica-federal/) e o concurso do INSS com salários que chegam a R$ 9.000 (http://archimedes.com.br/blog/2011/12/20/177/).
Gostou da nossa matéria? Então acesse o Archimedes (http://archimedes.com.br) para criar simulados personalizados, resolvê-los online e compartilhar com seus amigos. É gratuito!
Autora: Alessandra Tenório

SAÚDE - TRATAMENTO DE LULA AVANÇA.

Mensagem de final de Ano de Lula para o Povo Brasileiro, agradecendo o apoio recebido, desejando sucesso a Todos e nos convidando a seguir a caminhada com a Presidente Dilma.
Veja na matéria do Jornal do Comércio.
_______________________________________________
Nacional // Apoio
Em mensagem, Lula agradece solidariedade.
Publicado em 22.12.2011, às 22h51
cfbd86d613635b14510dd986c8f6455e.jpg
Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva agradeceu, em sua mensagem de final de ano, divulgada nesta quinta, "a solidariedade de tantos amigos do Brasil e de outros países" que o tem ajudado bastante neste momento de tratamento contra um câncer na laringe. Na mensagem, postada no site do Instituto Lula, o ex-presidente diz ainda: "Desejo que todos tenham muita saúde, paz e prosperidade neste ano que vai começar. Vamos continuar juntos em 2012 com a presidenta Dilma, construindo um Brasil e um mundo cada vez melhor, mais justo e mais solidário".

Nesta quinta-feira, o ex-presidente Lula teve um encontro reservado com a presidente Dilma Rousseff em um hotel da zona sul da capital paulista. A presidente entregou para Lula um presente dos catadores de materiais recicláveis, após participar do almoço de celebração de Natal dos catadores, no Sindicato dos Bancários, no centro da capital paulista.
Veja a mensagem:
Minhas amigas e meus amigos,
O ano de 2011 vai terminando e este momento especial do Natal, de confraternização com a família e os amigos, permite reforçar os laços de afeto e união para começarmos um novo ciclo com muita energia e amor.
Neste final de ano, quero agradecer de coração todo o carinho que recebi em 2011. A solidariedade de tantos amigos do Brasil e de outros países tem me ajudado muito durante o meu tratamento.
Desejo que todos tenham muita saúde, paz e prosperidade neste ano que vai começar. Vamos continuar juntos em 2012 com a presidenta Dilma, construindo um Brasil e um mundo cada vez melhor, mais justo e mais solidário.
Um forte abraço,
Luiz Inácio Lula da Silva
Fonte: Agência Estado

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

SAÚDE - CRESCE O Nº DE ACIDENTES COM MOTOS.


Infelizmente essa é uma notícia que, quase diariamente, escutamos nas rádios, lemos na internet, jornais, assistimos na TV. É uma triste realidade em nosso País.
Vejam notícia encontrada no Diário de Pernambuco. 
______________________________________________________________________
Acidentes com motocicletas aumentam no país, diz Polícia Rodoviária Federal.Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR 21/12/2011 | 20h30 | 1621 mortos
 
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou, de janeiro a setembro deste ano, 25.437 acidentes envolvendo motocicletas em todo o país. Neles, 18.083 pessoas ficaram feridas e 1.621 morreram.

"Os acidentes com motocicletas cresceram muito no Brasil. Os dados são preocupantes. Eles [motociclistas] têm que entender que são mais frágeis e, por isso, sujeitos a acidentes mais graves", disse o chefe do 1º Distrito da Polícia Rodoviária Federal, Carlos Antônio Dantas, ao falar sobre a Operação RodoVida.

Lançada nesta semana pela PRF, a Operação RodoVida intensificou a fiscalização nos 60 trechos de rodovias federais considerados mais perigosos no país. O objetivo da operação é reduzir o número e a gravidade dos acidentes de trânsito nesses trechos, onde ocorrem 22% de todos os acidentes registrados no país.

Segundo Dantas, um dos trechos com mais risco de acidentes é o que vai do km 0 ao km 10 da BR-040, no município goiano de Valparaíso, no Entorno do Distrito Federal. Por esse trecho, passam diariamente cerca de 50 mil carros. No ano passado, 22 pessoas morreram em acidentes ocorridos naquela parte da BR-040, rodovia que liga o Distrito Federal aos estados da Região Sudeste, informou Dantas. Nas demais rodovias que cortam o Distrito Federal, os números gerais foram: 1.513 acidentes, 1.154 feridos e 63 óbitos.

De acordo com Dantas, o foco da campanha é apertar o cerco aos condutores de veículos que trafegam pelas rodovias após a ingestão de bebidas alcoólicas, sobretudo nos pontos considerados mais perigosos. Segundo ele, os pontos onde ocorrem mais acidentes foram apontados em estudos feitos pela PRF. "Com isso, houve necessidade de uma ação mais intensa de fiscalização. A proposta é essa: reduzir o número de acidentes nos trechos onde há maior probabilidade de acidentes." Fiscalizar os casos de excesso de velocidade e de ultrapassagens em locais proibidos também estão entre os objetivos da operação.

No Distrito Federal, a Operação RodoVida envolve 150 agentes da Polícia Rodoviária Federal, que tem como parceiras as polícia Militar e Civil, além de agências de trânsito.

A Operação RodoVida começou no dia 19 deste mês e termina em 27 de fevereiro de 2012.
Da Agência Brasil

ATUALIDADES - 1ª NOVELA BRASILEIRA.

Para os que sabem, vale relembrar a história da 1ª novela brasileira.  Para os que não sabiam, podem conferir agora no artigo encontrado no Jornal do Comércio.
Partilhem.
_______________________________________________
Primeira novela brasileira completa hoje sessenta anos.
http://natelinha.uol.com.br/img/pag/315x265/img20111221131531.jpg

Há exatos sessenta anos, estreava na TV Tupi a primeira telenovela brasileira, "Sua Vida me Pertence".

Escrita e dirigida pelo também ator Walter Forster, a trama não era diária, mas sim exibida duas vezes por semana e teve apenas 25 capítulos, indo ao ar no período de 21 de dezembro de 1951 a 8 de fevereiro de 1952.

Em seu elenco, nomes como Lima Duarte, Vida Alves, Lia de Aguiar, José Parisi, Dionisio de Azevedo, etc.

"Sua Vida me Pertence" também foi marcada com o primeiro beijo da televisão brasileira. A cena aconteceu no último capítulo da novela entre os protagonistas, Vida Alves e Walter Forster, não tendo passado de um selinho.

EDUCAÇÃO - RESULTADOS DO ENEM 2011.


Materia encontrada no Jornal do Comércio, diz que resultados do ENEM 2011, foram antecipados.
Confiram.
_______________________________________________
notas
MEC antecipa resultados do Enem 2011.
Publicado em 21.12.2011, às 11h12

O Ministério da Educação (MEC) antecipou a divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previstos inicialmente para o início de janeiro. Os candidatos que participaram das provas aplicadas em outubro podem consultar sua pontuação a partir desta quarta-feira (21) no site do exame.
» Listão do Vestibular da UFPE também pode ser antecipado

Para acessar os resultados, o estudante precisa informar seu CPF e a senha cadastrada durante o período de inscrição. Caso o participante tenha perdido a senha é possível recuperá-la no sistema. O boletim apresenta o desempenho do candidato nas quatro provas objetivas (linguagens, matemática, ciências humanas e da natureza), além da nota de redação.

A metodologia utilizada na correção do Enem é a Teoria de Resposta ao Item (TRI), modelo estatístico que permite que diferentes edições da prova sejam comparáveis. Para o cálculo da nota, leva-se em conta não apenas o número de acertos do candidato, como nos vestibulares tradicionais, mas o nível de dificuldade de cada item. Uma questão que teve baixo índice de acertos é considerada “difícil” e, portanto, tem mais peso na pontuação final. Aquelas que têm alto índice de acertos são classificadas como “fáceis” e contam menos pontos na nota final. Dessa forma, dois participantes que acertaram o mesmo número de itens podem ter médias finais diferentes.

Na TRI não existe uma pontuação máxima e mínima que o candidato pode atingir – com exceção da redação, que não é corrigida por esse modelo e cuja nota varia de 0 a 1000. A partir do desempenho dos participantes, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) constrói uma escala de notas máximas e mínimas que permite ao aluno comparar seu desempenho com o dos demais estudantes. A escala será divulgada posteriormente pelo Inep.
Fonte: Agência Brasil

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

ECONOMIA - PERNAMBUCO: CAMPEÃO DE EMPREGOS.

 
Notícia encontrada no Diário de Pernambuco, confirma que Pernambuco, é um Estado campeão em criação de Empregos, em 2011.
Confiram na reportagem.
_______________________________________________
Pernambuco foi o estado que mais gerou empregos no Nordeste.Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
20/12/2011 | 17h12 | Caged 2011

Pernambuco foi o estado nordestino que gerou mais emprego formal nos 11 meses do ano de 2011. De janeiro a novembro foram criados 91.085 postos de trabalho com carteira assinada, desempenho considerado o maior saldo da região. Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado hoje pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Somente em novembro, foram criadas 5.135 vagas formais no estado. Os setores de comércio e serviços alavancaram as contratações no período. Recife é a terceira capital que mais contratou, com 6.176 vagas formais, aponta o Caged.

De acordo com a pesquisa, o Brasil gerou 42.735 vagas de empregos com carteira em novembro. Esse número é 69% menor do que o volume de empregos gerados no mesmo mês de 2010, quando foram preenchidas 138.247 vagas.

No acumulado de janeiro a novembro, o Caged mostrou a criação de 2,3 milhões de postos de trabalho em todo o país. O desempenho é menor que o mesmo período de 2010, quando foram abertos 2,9 milhões de postos.

Em relação a outubro, os dados demonstram, em novembro, uma redução no ritmo de crescimento do emprego. No mês anterior, foram geradas 126 mil vagas.

Trata-se do pior resultado para o mês, desde 2008, quando foram ocupadas 41 mil vagas formais. Em 2008, o Brasil sentia os primeiros efeitos da crise financeira internacional, com a concordata do banco norte-americano Lehman Brothers, ocorrida em setembro daquele ano.
Com informações de Rosa Falcão, do Diario de Pernambuco, e Agência Brasil. 

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

ATUALIDADES - O CRISTIANISMO NO MUNDO.

Sempre tive curiosidade, em saber informações que nos posicionasse sobre o Cristianismo no mundo. Encontrei hoje no Jornal do Comércio, um artigo bem interessante, e que Você também gostará de saber.
Boa leitura. Partilhe essa notícia com a sua Família, Amigos, Colegas.
_______________________________________________
Internacional // estudo
Um terço das pessoas no mundo abraça o cristianismo.
Publicado em 19.12.2011, às 16h44
11454b957075fbd7e4a25c39d8b5b9eb.jpg
A metade de todos os cristãos são católicos, enquanto 36,7% são protestantes .
 
Uma em cada três pessoas no mundo pertence a uma religião cristã, informou nesta segunda-feira (19) um estudo realizado pelo Centro Pew de Pesquisa dos Estados Unidos, o que corresponde a 2,18 bilhões de cristãos, ou 31,7% da população mundial, de 6,9 bilhões.

"Os cristãos também se expandiram do ponto de vista geográfico, estando tão distantes uns dos outros de fato que nenhum continente ou região pode presumir ser o centro do cristianismo mundial", anuunciou.

Assim como há um século, os cristãos representam uma proporção significativa da população mundial, mas enquanto, em 1910, dois terços estavam na Europa, atualmente estão espalhados mais amplamente em termos mundiais.

Quase 34% dos cristãos estão na América do Norte e do Sul; 26% na Europa, enquanto que 23,6% vivem na África subsaariana e 13,1% na região Ásia-Pacífico. Apenas 0,6% está no Oriente Médio e norte da África.

"O cristianismo de hoje - ao contrário de há um século - é realmente uma fé global", disse o Centro Pew no informe "Cristianismo global", produzido pelo Foro Pew sobre Religião e a Vida Pública.

A metade de todos os cristãos são católicos, enquanto 36,7% são protestantes e 11,9%, ortodoxos, segundo o estudo.

Estados Unidos, Brasil e México lideram a lista de nações.

As conclusões do Centro Pew estão publicadas em seu site (www.pewforum.org), com uma análise país por país.
Fonte: AFP

CULTURA - MUITOS, MUITOS LIVROS, BONS E BARATOS.

É um dos locais que mais gosto de visitar, nas poucas idas ao Recife. Gosto demais de ir ao Sebo, lá no centro. Já comprei vários Livros Escolares, Romances, DVDs, tudo bem novinho e por um preçinho jóia. Vejam a matéria encontrada no Jornal do Comércio. Demais... 
_______________________________________________________________________
Sebo - O universo das prateleiras da Livraria  
Publicado em 19.12.2011, às 16h12
92460a60111a054d6710660566406be3.jpg
De best-sellers a livros raros, já esgotados ou autografadas, sebo da Rua da Matriz é um dos mais antigos do País. - Vanessa AraújoEspecial para o NE10.
 
Os mais de 100 mil volumes distribuídos nas prateleiras do imóvel 22 da Rua da Matriz, na área central do Recife, são apenas parte de um império construído com base nos livros. Lá funciona a filial da Livraria Brandão, o maior sebo da capital pernambucana em número de exemplares e também um dos mais antigos do País. Um lugar onde é possível encontrar de best sellers a obras com edição única. É por causa dessa variedade que o sebo consegue ter um público que varia de estudantes a pesquisadores experientes.

Atualmente, a Livraria Brandão possui matrizes em Salvador e em São Paulo. Os três estabelecimentos são administrados pela família Brandão, sob comando do patriarca, Eurico. Nos meados dos anos 50, Eurico Brandão, nascido no Sertão do Pajeú, se mudou para o Recife e começou a vender livros. Hoje, com 82 anos, se divide entre os três sebos que fundou e cuida deles com ajuda dos filhos.

Orgulhosa, a filha Marta fala sobre o amor do pai pelos livros. "Meu pai só estudou até a 4ª série, mas é um autodidata. Aprendeu com os livros a falar Inglês, Alemão e Francês. E ainda é capaz de dar aulas", conta. Marta Brandão, 50, e o marido, Carlos Rogério Costa, 62, são responsáveis pelo sebo localizado no Recife.
No térreo do prédio, estão organizados os exemplares de História, Política, Filosofia, Psicologia, Sociologia, Educação, Exatas e religiões de origem africana. Todos eles estão catalogados na Internet. Já no 1º andar, são dispostos os livros de Jornalismo, Publicidade, Comunicação, Direito, Teatro, Religião, Ocultismo e áreas técnicas, como Medicina, ainda em fase de cadastramento. Informática foi tirada da lista devido às constantes atualizações das edições. Os mais procurados, a exemplo das obras de Sidney Sheldom e Nora Roberts, costumam ficar no térreo para facilitar a busca. No entanto, é na entrada da livraria que ficam os tesouros do lugar. As raridades ficam expostas para chamar atenção de quem passa, mas são protegidas por uma vitrine de vidro.

Entre as obras raras presentes na Livraria Brandão, estão dois volumes de uma Bíblia Sagrada francesa, que contém ilustrações do pintor Gustavo Doré. Os livros são datados de 1893 e custam R$ 3.500. "São os nossos exemplares mais caros", diz Carlos Rogério, que, contrariando o senso comum, é um vendedor de livros que pouco lê. A justificativa é a falta de tempo, já que é preciso dar conta de todo o material que chega, separá-lo em uma categoria e ainda atender aos clientes - tanto os que frequentam a livraria quanto os que realizam as compras virtualmente.

A Livraria Brandão tem cadastro no portal Estante Virtual e no Livronauta, ambos destinados à venda online de livros. Coletâneas como a "História da Companhia de Jesus no Brasil" ou exemplares como a "História Ferroviária do Brasil" – raros exemplares - também estão no acervo da livraria.

O acervo é abastecido tanto por livros individuais quanto por bibliotecas inteiras. "Às vezes, as pessoas ligam e a gente vai até lá. Muitas vezes, compramos a biblioteca inteira. Como os livros usados circulam o ano todo, as vendas são relativas. Podem variar de um livro num dia a dez livros nesse mesmo período", explica Marta Brandão. Na Livraria Brandão, os preços dos livros são calculados levando em conta três fatores principais: tradução, edição e conservação. Esse último, segundo Marta, é o mais determinante para fazer o preço de um livro ser elevado ou diminuído.
Serviço: Rua da Matriz, 22, Boa Vista, Recife. Fone: 3222.4171

domingo, 18 de dezembro de 2011

CULTURA - CORRIDA DE JEGUES NA BAHIA.

Como a Corrida de Jegues de Zé de Lolinha, não aconteceu, encontrei essa matéria sobre corrida de Jegues no Estado da Bahia.
Confiram na matéria do G1.com .
_______________________________________________
18/12/2011 15h31 - Atualizado em 18/12/2011 16h41
Corrida de jegues atrai cerca de cinco mil pessoas em povoado na Bahia.
Evento virou tradição em São Gonçalos dos Campos, a 140 Km da capital. Comissão organizadora quer que a corrida se torne esporte olímpico.

A corrida de jegues já virou tradição entre os moradores do povoado de Afligidos, no município de São Gonçalo dos Campos, a 140 quilômetros de Salvador. A competição criada no sertão da Bahia atrai cerca de cinco mil pessoas, muitas delas vindas de outras cidades do estado.
No pequeno vilarejo de três mil habitantes, os curiosos se concentram para assistir à disputa. Os corredores são conhecidos como “jéqueis”, em alusão aos adeptos do esporte jóquei. Eles explicam que usam animais de todos os tipos, “pés-duros” ou aqueles de raça.
"O pessoal fala que jegue pé-duro é aquele sem caracterização racial. Ele é um animal que é da lida do homem do campo no dia-a-dia. Ele serve para carregar água, carregar lenha, farinha, mandioca. O de raça serve para expor, é um animal que geralmente tem registro, serve para fazer cruzamento com éguas, geram burros e é um animal de cela muito bom", explica Jaime, que esteve na competição.
Seu Antônio Santos, da comissão organizadora do evento, quer que a corrida se torne esporte olímpico. "O nosso desejo é que a corrida de jegue seja incluída nas Olimpíadas de 2016 pelo Comitê Olímpico Brasileiro", sonha.
Corrida de jegue na Bahia (Foto: Reprodução/TV Subaé)
Corredores se preocupam evitar maus-tratos aos
animais na corrida (Foto: Reprodução/TV Subaé)
A competição é divertida e segue algumas regras como, por exemplo, a proibição do uso de esporas. A inscrição só pode ser feita depois que um fiscal verifica se o jegue não tem sinais de maus-tratos.

Raimundo Brandão, criador da festa que já está na 25ª edição, conta como tudo começou. "Era uma simples brincadeira na fazenda, no período de São João. A gente recebia muitas visitas, o pessoal montava e caía. Aí eu resolvi transferir de lá [da fazenda] para aqui", lembra o organizador.

Quando o sinal é dado, os jegues disparam. "Se a pessoa não for segura, derruba. Graças a Deus eu nunca caí", diz o competidor Marivaldo Lopes. Depois de cinco baterias, o vencedor é anunciado. O jegue Furacão é campeão pela segunda vez.

ECONOMIA - PRODUÇÃO DE ALGODÃO EM PERNAMBUCO.


Essa matéria encontrada sobre Economia no Jornal do Comércio, nos posiciona sobre o momento atual da Cultura do plantio do Algodão em Pernambuco.
______________________________________________________________________
Setor Têxtil
Algodão volta a ser rentável para produtores pernambucanos.

Colheita deste ano deu bom resultado para agricultores de 14 municípios. Publicado em 18/12/2011, às 17h01. Angela Belfort.

Os pequenos agricultores de 14 municípios do Agreste do Estado tiveram uma agradável surpresa com a primeira colheita do algodão, marcando a retomada da cultura no Agreste do Estado. O preço alto do algodão no mercado internacional tornou rentável o produto cultivado pela agricultura familiar, que arca com um custo de produção mais alto do que os grandes proprietários. “A experiência deste ano mostrou que o algodão dá lucro, principalmente se o produtor conseguir vender depois do beneficiamento”, diz o diretor da Associação Beneficente dos Agricultores de Furnas (em Surubim), José da Silva Reis. O pai dele plantou algodão nas décadas de 50, 60 e 70.

Localizada a 10 km do centro da cidade de Surubim, a comunidade de Furnas tem uma miniusina que faz o beneficiamento do algodão e foi implantada desde 2005, numa iniciativa do governo federal com organizações não governamentais. “O algodão em rama (do jeito que é colhido) está sendo vendido por R$ 1,20 a R$ 1,30 o quilo. Já o quilo da pluma (só a parte do algodão) está por R$ 3,80 a R$ 4 o quilo e a semente é comercializada por R$ 0,60 a R$ 0,70 (também no quilo)”, resume o produtor.

O algodão é uma das matérias-primas usadas para fazer tecido e a sua semente é utilizada na produção de óleo, que serve para fazer alimentos e até biodiesel.
“No ano passado, processamos cerca de 10 mil quilos de pluma de algodão”, conta Reis, acrescentando que a quantidade a ser processada este ano é a maior desde que o empreendimento foi instalado, podendo chegar a 30 mil quilos até o final deste mês, quando será encerrada a colheita, iniciada no final de novembro. A miniusina recebe o algodão plantado de 15 agricultores de Furnas e de outros produtores das cidades de Santa Maria do Cambucá e Frei Miguelinho.

A atual colheita é o resultado de uma experiência piloto que estimulou o plantio de 400 hectares por 130 agricultores familiares – numa parceria entre o governo do Estado e o Sindicato da Indústria Têxtil de Pernambuco (Sinditêxtil-PE). O Estado bancou as sementes e uma assistência técnica fornecida pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), enquanto o sindicato garantiu a compra da colheita. “Muita gente vai plantar mais algodão a partir de 2012”, acredita o gerente regional do IPA de Surubim, Francisco Lopes Sobrinho.

O agricultor Hermógenes Timóteo é um exemplo dessa expansão. Na atual colheita, ele plantou 25 hectares de algodão, mas só conseguiu “aproveitar” 10 hectares, porque uma parte da sua propriedade ficou alagada com as chuvas que atingiram a sua propriedade na área rural de Frei Miguelinho, também no Agreste do Estado. “Vou aumentar o plantio do algodão para 40 hectares. Mesmo com a perda provocada pela chuva, consegui ter lucro”, afirma. Também pode resultar num plantio maior do algodão os testes que o IPA fará com o algodão irrigado este ano naquela região.

Desse modo, o cultivo fugiria de um dos problemas comuns no Agreste e Sertão: a escassez de água. “A intenção do governo é aumentar o plantio de algodão em mais 2,5 mil hectares este ano. E, no futuro, produzir localmente todo o algodão que a indústria precisa”, prevê o secretário estadual de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos.
Ele argumenta que a meta é chegar aos 15 mil hectares plantados com o algodão, mas “não tem condições de dizer em quanto tempo isso vai ocorrer”. Este ano, o Estado investiu R$ 1,2 milhão na iniciativa e planeja empregar R$ 5 milhões em ações para aumentar o plantio em 2012. Pelos cálculos da secretaria, o setor têxtil compra de 30 mil a 40 mil toneladas de algodão por ano. A indústria têxtil instalada em Pernambuco usa o algodão produzido na Bahia e no Centro-Oeste.

Outro entusiasta da iniciativa é o empresário e presidente do Sinditêxtil-PE, Oscar Rache Ferreira. “Testamos em laboratório, o algodão é de ótima qualidade. Na expansão, o produto não terá problema de comercialização, caso seja mantida a qualidade”, diz.
O preço alto do algodão que está viabilizando a produção da agricultura familiar é um impacto da globalização. O algodão é uma commodity (produto que tem seu preço fixado em Bolsa ) e, nesse caso, o preço alto estabelecido lá fora chegou aos pequenos agricultores do Agreste do Estado. Os produtores familiares têm um custo maior do que os grandes produtores porque, entre outras coisas, a colheita deles é manual e não têm ganho de escala, quando compram fertilizantes entre outros produtos usados no cultivo.

Pernambuco já foi um grande produtor de algodão, chegando a ter 108 mil hectares cultivados com a planta na década de 70. Na década de 80, a chamada praga do bicudo destruiu grande parte da plantação no Estado e o algodão quase deixou de ser cultivado em Pernambuco. Naquela década, ocorreu uma expansão da produção feita, em larga escala, na Bahia e no Centro-Oeste.

SAÚDE - ANEURISMA CEREBRAL E O TABAGISMO.

Encontrei esse artigo sobre Saúde no Jornal do Comércio e resolvi partilhar com todos.
Entendam a relação entre fumar e a possibilidade de uma pessoa sofrer um Aneurisma.
_______________________________________________
Saúde // Alerta
Estudo mostra que dois em cada três casos de aneurisma estão ligados ao tabagismo.   
Publicado em 18.12.2011, às 14h52
4bb0523961e976a53b36b4c645eacc5d.jpg
Estudo mostra que 62% dos pacientes que sofreram aneurismas cerebrais fumavam regularmente.
Foto: internet
Uma pesquisa feita pelo Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo mostra que 62% dos pacientes que sofreram aneurismas cerebrais fumavam regularmente. O estudo analisou 250 casos nos últimos dois anos. O levantamento destaca que os fumantes são até dez vezes mais propensos a apresentar hemorragias cerebrais causadas pelos aneurismas. O fumo, de acordo com a pesquisa, está diretamente ligado ao surgimento de casos em pacientes que já trataram do aneurisma ou que ainda enfrentam o problema.

Segundo Rafael Vicente Alves, neurocirurgião do Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo, toxinas do cigarro enfraquecem uma proteína fibrosa e flexível, chamada de elastina, encontrada na parede dos vasos sanguíneos. A fragilidade da proteína facilita a ocorrência de um aneurisma – espécie de embaulamento do vaso – que ocorre quando há dilatação anormal de uma artéria ou veia do cérebro. O sangramento causado pelo rompimento desse vaso pode levar o paciente à morte.

“A doença é traiçoeira. Normalmente o paciente descobre que tem aneurisma quando ele sangra, e é um sangramento muito grave. Cerca de 12 a 15% dos pacientes evoluem para para o óbito antes mesmo de chegar ao hospital”, explica.

Segundo o médico, dos pacientes que sobrevivem, cerca de 50% vão conviver com algum tipo de sequela grave. O aneurisma é mais comum nas mulheres, devido a fatores hormonais. No Hospital de Transplantes, aproximadamente 80% dos casos em tratamento de aneurisma são em mulheres.

Para tratar do aneurisma é necessária a intervenção cirúrgica. Na técnica chamada de embolização endovascular, o paciente é operado com um pequeno furo feito, geralmente, próximo à virilha. Pela incisão, o material cirúrgico percorre os vasos do paciente até o local exato do aneurisma para preencher o espaço rompido. No entanto, há casos que precisam ser tratados pelo modo convencional, em que há abertura do crânio.

Além do cigarro, colaboram para o surgimento de aneurismas a hipertensão arterial, o diabetes, as alterações de colesterol, o consumo de álcool e as doenças infecciosas inflamatórias. “As pessoas têm de trabalhar em fatores que elas conseguem controlar. Controle de pressão, o diabetes, as alteração de gorduras no sangue, evitar álcool, e não só não fumar, mas também não conviver com pessoas que fumam, para evitar fumar passivamente”, ressalta o médico.
Fonte: Agência Brasil