terça-feira, 30 de outubro de 2012

EDUCAÇÃO - PROFESSORA ROSA DESTACA-SE COM PROJETO DE HISTÓRIA POPULAR, EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO.


Blog para pesquisas. Existe na forma de jornal circular nas escolas locais e online. Busca-se promover a produção de conhecimento e diálogos reflexivos (de preservação ecológica e resgate da história local) entre os estudantes locais, escola e comunidade. O informativo Historiar Paranatama possibilita você interagir com uma diversidade de temas que se relacionam muito bem com História: ética, religião, filosofia, ecologia,educação,memórias escrita e fotográfica. Então, seja bem vindo!

Professora Rosa: A jovem de blazer escuro. É de Paranatama, é nossa!
 
 IV Amostra de Experiências Pedagógicas de PE\Centro de Convenções\premiação simbólica após exposição de trabalhos (História Popular e Cinema no Ensino Médio resgatando a história local (Prof. Rosa Maria Melo) Recife 25\10\2012
________________________________________

A manchete do Blog Historiar, que é editado pela Professora Rosa, de Paranatama, nos convida a identificarmos o Projeto de Sucesso, intitulado :Projeto de História do Narciso Correia, agora sobre Cinema no Ensino Médio, é selecionado para IV Mostra de Experiências Pedagógicas Bem Sucedidas nas Escolas Públicas de PE.  O incentivo é da Secretaria Estadual de Ensino.
 
Nosso entendimento sobre a matéria editada no Blog Historiar, nos faz voltar no tempo para revermos histórias e estórias da nossa Cultura. Da minha epóca, quem é que não lembra do FOGO CORREDOR, DA PASSAGEM DE LAMPEÃO EM SERRINHA, A PROCURA DO OURO NA PEDRA DO NAVIO. E outros causos e casos.
 
Amigo leitor, entre no Blog Historiar e conheça a jovem Professora Rosa, profissional competente, criativa, sua vontade de projetar nosso Município no cenário Nacional e acima de tudo, com muito amor à Paranatama.
Professora Rosa, mais uma vez, nosso Blog lhe parabeniza, por seu talento. 
 
Já faz tempo que as lideranças políticas do nosso Município, devem uma marcante homenagem à Professora Rosa.   

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

ELEIÇÕES 2012 - PSB VENCE EM VÁRIAS CIDADES NO 2º TURNO E AVANÇA, FORTE, PARA NOVOS DESAFIOS.

Imagem: google
Como as pesquisas indicavam, o PSB ganhou as eleições no 2º turno, em várias cidades, e segue firme e forte, de olho nas eleições 2014.
O PSB significa agora, neste momento, renovação do quadro político, com novas lideranças, bem preparadas e dispostas à seguir colaborando para o crescimento do País.
O Governador Eduardo Campos, Presidente Nacional do PSB, diz na reportagem do Blog do Jamildo, no Jornal do Comércio, um diagnóstico com os resultados do 2º turno, sua satisfação e os planos do partido para 2014.
Confira.
________________________________________________
No segundo turno, PSB venceu em todas as cidades onde disputou contra o PT.
POSTADO ÀS 22:22 EM 28 DE Outubro DE 2012
 
Por Gabriela López, do Blog de Jamildo

Se o PSB do governador Eduardo Campos (PSB) conquistou seu espaço no cenário nacional com o bom resultado que apresentou no primeiro turno das eleições municipais, a força da legenda consolidou-se no segundo round. Os socialistas venceram o pleito em todas as cidades nas quais disputavam contra o PT, do ex-presidente Lula.
Aliados nacionais, PT e PSB romperam alianças em importantes cidades no pleito deste ano. No primeiro turno, os socialistas já haviam saído vitoriosos em embates importantes contra os petistas, como no Recife (PE) e em Belo Horizonte (MG).
 
 
Cotado para se candidatar a presidente em 2014, Eduardo Campos participou das campanhas nos principais locais onde o PSB disputou e disseminou uma imagem desvinculada da de Lula, seu padrinho político. Em alguns momentos, até "pautou" os petistas, como em Campinas (SP), por onde a presidente Dilma Rousseff e Lula só decidiram ir após uma passagem do socialista.

A vitória maior do PSB no segundo turno foi em Fortaleza (CE), onde a sigla elegeu Roberto Cláudio, com 53,02% dos votos, contra os 46,98% de Elmano de Freitas (PT). Por lá, a disputa era tão acirrada que uma pesquisa divulgada pelo Datafolha nesse sábado (27) apontava para um empate entre os dois postulantes.

O rompimento do PT com o PSB na capital cearense ocorreu em um movimento semelhante ao do Recife. A atual prefeita, Luizianne Lins (PT), indicou a candidatura de Elmano, que foi rejeitada pelos socialistas, em especial pelo governador Cid Gomes, ligado a Eduardo. Com isso, a postulação de Roberto Claudio foi lançada e abarcou a aliança de 13 partidos, inclusive o PMDB, que indicou o vice da chapa, Gaudêncio Lucena. A aliança PT-PSB no Estado tinha eleito tanto o governador Cid Gomes como Luizianne.

A segunda vitória mais comemorada pela cúpula do PSB foi em Campinas (SP), quintal de São Paulo. Jonas Donizette (PSB) venceu a eleição com 57,69% dos votos válidos, enquanto Marcio Pochmann (PT) teve 42,31% (231.420). A cidade era mirada pelo PSB por ser o terceiro maior parque industrial do País.

Vitória também em Cuiabá (MT), onde Mauro Mendes (PSB) venceu com 54,5% dos votos válidos. Lúdio Cabral (PT) ficou em segundo lugar (45,4%).

Contando as capitais, mas já em disputas não contra o PT, o PSB também levou Porto Velho (RO) neste segundo turno. Entre as cidades menores, ainda angariou Duque de Caxias (RJ) e Petrópolis (RJ). Das sete cidades onde os socialistas disputaram neste domingo (28), só perderam em Uberaba (MG), para o PMDB, que era apoiado pelo PT, apesar de o candidato socialista também ter usado a imagem de Dilma. Lá, o deputado federal Paulo Piau (PMDB) teve 51,36% dos votos válidos e o deputado estadual Antônio Lerin (PSB), 48,64%.

No primeiro turno, o PSB já havia ganho disputas contra o PT no Recife (PE) e em Belo Horizonte (MG). Após o prefeito da capital pernambucana João da Costa (PT) ter sido rifado pelo próprio partido de tentar a reeleição, a Executiva Nacional da legenda impôs a candidatura do senador Humberto Costa (PT). Eduardo aproveitou a briga interna entre os petistas para lançar um nome próprio, seu ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Geraldo Julio (PSB). Com isso, rompeu uma aliança de 12 anos com o PT na cidade. Acabou elegendo Geraldo no primeiro turno com 51,15% dos votos. Humberto amargou o terceiro lugar (17,43%), atrás até do deputado estadual Daniel Coelho (PSDB) - 27,65%.

Já em Belo Horizonte, o socialista vitorioso foi Marcio Lacerda (PSB), uma aliança do PSB com o PSDB, principal partido da oposição ao governo federal. Ele disputou contra Patrus Ananias (PT), cuja candidatura foi uma aposta pessoal da presidente Dilma. Marcio Lacerda teve 52,69% dos votos, contra os 40,80% de Patrus Ananias.

Apesar de ter perdido as eleições no segundo turno para o PSB, o PT foi o partido que mais elegeu prefeitos nas 50 cidades onde houve nova votação, junto com o PSDB. Aos petistas coube a vitória na maior cidade do País, São Paulo, administrada por quase uma década pelo PSDB, e em mais sete municípios, entre os quais duas capitais, João Pessoa (PB) e Rio Branco (AC). Os tucanos, por sua vez, conquistaram nove municípios, sendo três capitais: Manaus (AM), Teresina (PI) e Belém (PA).

A disputa dos petistas em João Pessoa foi contra o PSDB. O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) teve 68,13% e seu adversário, Cícero Lucena (PSDB), 31,87%. Por lá, o PSB manteve-se neutro.

Já em São Paulo, a vitória do ex-ministro da Educação Fernando Haddad (PT) - 55,57% - sobre o ex-governador do estado paulista José Serra (PSDB) - 44,435 - teve o apoio do PSB, entretanto, Lula tratou de deixar Eduardo longe da campanha para ele não ter crédito na conquista.
O PSB foi o primeiro partido a declarar apoio ao petista, aliás, Eduardo sempre cita este episódio quando é instado a falar sobre uma suposta crise com o PT. O governador de Pernambuco chegou a receber um telefonema de Haddad para que participasse de um evento no segundo turno, mas o tal ato não ocorreu, até porque, na última semana da eleição, as pesquisas de intenção de votos já apontavam vitória do ex-ministro com dez pontos percentuais de diferença.

Apesar dos fatos, Eduardo nega qualquer mal-estar com o PT e Lula. E também já disse que não falará agora sobre 2014. Pelo menos não publicamente. Como em todos os passos dados pelo socialista, o rompimento com o PT em cidades estratégicas foi milimetricamente calculado. E deu certo. Mais uma prova de que o governador não dá ponto sem nó.
    

sábado, 27 de outubro de 2012

CULTURA - 16ª FESTA DA COLHEITA, DA COMUNIDADE FRANCISCANA, DO SITIO CRUZ.

Imagem: google
O tempo passa e a cada ano, a forte e consistente Festa da Colheita, da Comunidade Franciscana do Sitio Cruz, liderada por Irmão Juvenal, avança conscientizando o Povo, que não poderemos parar.
 
Avançar Sempre! Buscar águas mais profundas, novos desafios. Confirmar que a Colheita dos Frutos, a cada Ano, representam dádivas do Senhor Deus, dádivas vindas do Céu. Avaliar a qualidade do que estamos recebendo dos líderes políticos, religiosos e outras lideranças.
Avaliar nossas potencialidades e dos apoios e investimentos que necessitamos, para crescermos.
Avaliar também, nossas doações. 
 
Famílias e Trabalhadores, necessitam de mais investimentos nos segmentos da Educação, Transporte, Estradas, Justiça, Segurança. De criação de Empregos e capacitação dos Trabalhadores.
 
Domingo será a 16ª Edição da Festa da Colheita.
Vem gente de todo canto.
Artistas, Religiosos, Líderes Comunitários, Estudantes, Políticos, e os mais importantes: OS TRABALHADORES, responsáveis pela COLHEITA.
É um prestigio para nossa região, nosso Povo, possuir uma Manifestação  Cultural desse porte, tão bonita e vigorosa.
Pena que alguns setores políticos, ainda não despertaram para o tamanho dessa MANIFESTAÇÃO POPULAR.     
 
Será domingo, 28 de Outubro. Veja a programação:
  • A partir das 9hs, animação de Rubens e convidados, apoiados por Djair, nosso conhecido Djair e Banda.
  • Às 10hs, Missa comemorando o Trabalho e os Trabalhadores do Campo e a Colheita.
  • A tarde, como sempre, acontecerão apresentações sempre focando a Cultura do nosso Povo.
  •  
    Participe com sua Família! É uma Festa com Qualidade. 

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

POLÍTICA - GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS: PERNAMBUCO É EXEMPLO DE ADMINISTRAÇÃO MODERNA PARA O BRASIL, DIZ REVISTA INGLESA.

Imagem: google
Essa notícia foi divulgada logo cedo pela Rádio Jornal Garanhuns-PE, depois pesquisamos na Internet; e no site notícias.terra.com.br , encontramos mais detalhes.
______________________________________________________________________
Campos ameaça reeleição de Dilma, diz revista britânica.
25 de outubro de 2012 17h40
 
A revista britânica The Economist traz na edição desta semana um perfil do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidente nacional do PSB, apresentando-o como uma "possível ameaça à reeleição" da presidente Dilma Rousseff (PT) em 2014. "Ele Campos é formalmente um aliado de Dilma Rousseff, sucessora de Lula na Presidência. Mas é também uma ameaça potencial para a sua reeleição no pleito de 2014", diz a matéria.
 
Entre as razões apontadas pela revista para a ascensão de Campos, estão o "sucesso" de sua administração no governo de Pernambuco e a "falta de novos quadros" nos dois partidos considerados "os mais importantes do Brasil" pela revista: PT e PSDB. "Enquanto os dois principais partidos que comandaram o Brasil desde 1995 sentem falta de novos quadros, o sucesso de Campos em Pernambuco o torna no momento o político de maior visibilidade no País".
 
Em uma retrospectiva da gestão de Eduardo Campos, a The Economist avalia que a política industrial adotada por ele em seu governo é uma das razões de seu sucesso. "Enquanto o resto do Brasil se preocupa com a desindustrialização, Pernambuco não: desde que Campos tornou-se governador, em 2007, a fatia da indústria na economia do Estado aumentou de 20% para 25%, e vai atingir 30% em 2015, segundo dados do próprio governador", aponta a revista.
"Esse 'boom' trouxe praticamente o emprego pleno àquele Estado, ao mesmo tempo que também trouxe escassez aguda de mão de obra", diz, complementando que já há projetos para melhorar a educação profissional da população, mas que essa é uma das fragilidades naquele Estado.
 
A revista afirma ainda que o aumento nos salários recebidos pela população - conquista atribuída ao governador pela revista - auxiliou a chegada de investimento privado em Pernambuco. "A Fiat está prestes a começar o funcionamento de uma fábrica ao lado da principal estrada no norte de Recife. Fábricas de comida, roupas e calçados estão chegando ao interior pobre do Estado", afirma.
 
A vitória de seu partido nas eleições municipais - quando o PSB tornou-se o quinto partido com o maior número de prefeituras sob seu comando e o quarto com o maior número de habitantes governados - é apontada como outro fator de ele ter se tornado uma ameaça à reeleição da presidente Dilma. "Por enquanto, a aposta se pagou. Campos se reelegeu em 2010 e seu Partido Socialista Brasileiro (PSB) se deu bem nas eleições municipais deste mês, em Pernambuco e outras cidades", cita a reportagem.
Como contraponto, a revista afirma que Campos ainda não solucionou questões relacionadas à pobreza em Pernambuco. "Ao lado dos residenciais opulentos construídos diante das suas praias ornadas com palmeiras, Recife tem 600 favelas e as suas lagoas são fétidas com esgoto sem tratamento", diz a The Economist.
 
É ressaltado também o passado político de sua família, com seu avô, o ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes. A revista britânica diz ainda que muitos o criticam por ser uma "versão moderna dos antigos coronéis", destacando que "algumas pessoas" dizem que ele "não desafiou a antiga ordem rural, trocando apoio por empregos e favores, além de congelar os dissidentes".
De acordo com a publicação, o antecessor de Campos no governo, Jarbas Vasconcelos, já teria deixado as bases do "renascimento" de Pernambuco. "Ele teve sorte porque seu antecessor - menos alardeado - lançou as bases do renascimento de Pernambuco. Ele se apoiou nisso para modernizar o Estado", conclui a reportagem.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

ESPORTES - SANTA CRUZ: A FORÇA DE UMA GRANDE TORCIDA E UM GRANDE CLUBE.

Imagem: google

 
Assistindo hoje o clássico internacional, Borussia Dortmund/Alemanha contra o Real Madrid/Espanha, vimos as imagens e ouvimos o narrador informar, da presença de cerca de 80 mil pessoas, no estádio do Borussia.
Ao final, Borussia 2 x 1.
 
Também ouvimos a notícia sobre os clubes com melhores média de público, em 2011, divulgado pelo ranking FIFA.
O 1º lugar é do Borussia Dortmund, com média superior a 80 mil, por jogo em 2011.
Do ranking 2011 da FIFA, o clube brasileiro em destaque, ocupa a 33ª posição. E esse clube é o Tricolor MAIS QUERIDO do Nordeste. É o SANTA CRUZ!
 
Mesmo tendo disputado a Série D,  em 2011, a média de público foi superior aos 36 mil pessoas, por jogo. Mesmo com tantas dificuldades, reflexo de administrações desastradas nos últimos 5 anos, o Clube Mais Amado continua no coração de sua valente e fiel torcida. É muita paixão.
 
Faço esse registro por ser um fato, até então, inédito para um clube nordestino. Agora observem a tabela abaixo encontrada no blog Pombo sem Asa, do globo esporte.com, e vejam a posição de cada clube brasileiro em 2011.
______________________________________________

O ranking final de média de público dos 100 clubes das séries A, B, C e D em 2011.

qui, 08/12/11 por bernardo.pombo categoria Bilheteria, Rankings

Acabou a temporada. Finalmente podemos conferir as equipes que mais levaram torcida para os estádios nas séries A, B, C e D. Os torcedores de Santa Cruz e Corinthians merecem aplausos. E o Cerâmica-RS e o Duque de Caxias-RJ precisam trabalhar duro para melhorar a bilheteria no próximo ano. Confira agora como ficou o ranking final de média de público dos 100 clubes das quatro divisões do futebol brasileiro em 2011.A apuração é do craque Rodolfo Brito (@rbrito1984), blogueiro do ótimo blog rbrito

Considerações importantes:

# O ranking é feito apenas com os torcedores pagantes e levando em conta os públicos dos mandantes das partidas.

# Neste ranking, os clubes da Série A estão representados pela cor amarela, enquanto que a cor cinza sinaliza os clubes da Série B. A Série C está em laranja e a Série D em azul claro.

# A CBF contabiliza alguns públicos não pagantes, o que é descartado neste ranking, que só leva em conta os pagantes.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

ATUALIDADES - O MENSALÃO: UMA HISTÓRIA PARA UMA SUPER PRODUÇÃO DO CINEMA NACIONAL. SERÁ?

Imagem:  Google
 
Ontem(22/10/2012), recebemos através dos noticiários, na TV, Jornais, Internet, as revelações do Supremo Tribunal Federal, da conclusão do julgamento do caso Mensalão.
10 réus foram condenados por formação de quadrilha.
 
Nessa mesma postagem, para quem não assistiu ontem a fala do Ministro Joaquim Barbosa, sobre a interpretação do que é Formação  de Quadrilha, específicamente no caso Mensalão, nós poderemos  tirar as nossas conclusões.
Quem estão corretos? Os Juízes que condenaram, ou não?
 
Vejam mais detalhes nas duas matérias, encontradas no Jornal Folha de Pernambuco.
_______________________________________________
MENSALÃO
Dirceu, Genoino, Delúbio e mais sete réus são condenados por formação de quadrilha.
Julgamento de todos os itens da ação foi concluído nesta segunda-feira.
22/10/2012 20:07 - AGÊNCIA BRASIL
 
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, condenou nesta segunda-feira (22) 11 réus pelo crime de formação de quadrilha durante o julgamento da Ação Penal 470, o processo do mensalão. “A sociedade não pode perder a crença de que o Estado dará a resposta penal adequada", disse.
Com o voto de Britto, encerrando o Capítulo 2, o julgamento de todos os itens da ação está concluído. A próxima etapa é definir a pena dos réus, a dosimetria (definir quantos anos de prisão), o que já deve começar a ser discutido na sessão extra desta terça-feira (23).
Ayres Britto acompanhou integralmente o ministro-relator Joaquim Barbosa e condenou os réus do núcleo político: o ex-chefe da Casa Civil José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares. Do núcleo publicitário, foram condenados Marcos Valério, Ramon Hollerbarch, Simone Vasconcelos e Cristiano Paz. Já do núcleo financeiro, foram condenados Kátia Rabello, José Roberto Salgado e Vinícius Samarane.
“O fato é que os três núcleos de que trata a denúncia realmente se entrelaçaram. Houve um desígnio de propósito, divisão de tarefas”, analisou Britto. O magistrado refutou a consideração da ministra Rosa Weber, de que para caracterizar crime de quadrilha deve haver abalo à paz social. “O direito não se vale do dicionário comum da língua portuguesa", disse.
Seguindo os demais ministros, votou pela absolvição de Ayanna Tenório, a única absolvida por unanimidade. Com o voto de Britto condenando o ex-dirigente do Banco Rural Vinícius Samarane, mais um placar ficou empatado. Ao total, sete réus tiveram placar indefinido. Mais cedo, Ayres Britto falou que os empates tendem a beneficiar o réu.
Confira o placar final do Capítulo 2 – formação de quadrilha envolvendo os núcleos político, publicitário e financeiro:
1) José Dirceu: 6 votos a 4 (Condena: Joaquim Barbosa, Luiz Fux, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Ayres Britto/ Absolve: Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Dias Toffoli)
2) José Genoino: 6 votos a 4 (Condena: Joaquim Barbosa, Luiz Fux,Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Ayres Britto / Absolve: Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Cármem Lúcia e Dias Toffoli)
3) Delúbio Soares: 6 votos a 4 (Condena: Joaquim Barbosa, Luiz Fux, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Ayres Britto / Absolve: Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Dias Toffoli)
4) Marcos Valério: 6 votos a 4 (Condena: Joaquim Barbosa, Luiz Fux, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Ayres Britto / Absolve: Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Dias Toffoli)
5) Ramon Hollerbach: 6 votos a 4 (Condena: Joaquim Barbosa, Luiz Fux, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Ayres Britto / Absolve: Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Dias Toffoli)
6) Cristiano Paz: 6 votos a 4 (Condena: Joaquim Barbosa, Luiz Fux, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Ayres Britto / Absolve: Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Dias Toffoli)
7) Rogério Tolentino: 6 votos a 4 (Condena: Joaquim Barbosa, Luiz Fux, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Ayres Britto / Absolve: Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Dias Toffoli)
8) Simone Vasconcelos: 6 votos a 4 (Condena: Joaquim Barbosa, Luiz Fux, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Ayres Britto / Absolve: Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Dias Toffoli)
9) Geiza Dias: 9 votos pela absolvição a 1 (Condenação: Marco Aurélio Mello)
10) Kátia Rabello: 6 votos a 4 (Condena: Joaquim Barbosa, Luiz Fux, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Ayres Britto / Absolve: Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Dias Toffoli)
11) José Roberto Salgado: 6 votos a 4 (Condena: Joaquim Barbosa, Luiz Fux, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Ayres Britto / Absolve: Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Dias Toffoli)
12) Ayanna Tenório: 10 votos pela absolvição
13) Vinícius Samarane: 5 votos a 5 (Condena: Joaquim Barbosa, Luiz Fux, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Ayres Britto / Absolve: Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Marco Aurélio Mello)
______________________________________________
MENSALÃO
Joaquim Barbosa critica tese de outros ministros sobre quadrilha.
Relator acredita que foram realizadas reuniões preparatórias para a prática de crimes.
22/10/2012 15:18 - AGÊNCIA ESTADO
 
O relator do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, criticou nesta segunda-feira (22) o entendimento da ministra Rosa Weber que, pouco antes, absolveu todos os 13 réus acusados de formação de quadrilha neste capítulo da ação. "A prática do crime de quadrilha por pessoas que usam terno e gravata traz um desassossego ainda maior dos que nos trazem os que praticam esses crimes de sangue", afirmou Barbosa.
De acordo com ele, o STF encaminha-se para uma "exclusão sociológica" do crime de formação de quadrilha. Antes de Rosa, o ministro Ricardo Lewandowski, revisor do processo, também havia votado para livrar todos os réus com o mesmo argumento. "Eu começo a perceber que só praticariam o crime de formação de quadrilha aquelas pessoas que praticam crimes tais como sequestro, furto, latrocínio, roubo, ou seja, os chamados crimes de roubo", afirmou. "Ora, no caso aqui, o que já vimos até agora: nós já assistimos e condenamos pessoas daquilo que o procurador-geral chama de núcleo político, financeiro e publicitário, vários desses membros praticaram crimes na surdina à sorrelfa, (...) crimes gravíssimos como corrupção passiva, ativa, lavagem de dinheiro", completou.
O relator do processo disse que, em quase todos os casos julgados ao longo do processo, o tipo penal do crime de quadrilha estava presente. Segundo ele, foram realizadas reuniões preparatórias para a prática de vários crimes. "Dinheiro não nasce em árvores, não se colhe dinheiro em árvores", destacou. O ministro relator disse que o crime cometido pelos réus do mensalão abala mais a ordem social do que os crimes de sangue. "(É um) Crime horroroso (...) a pecuniarização da prática política. Eu não consigo entender, eu não aceito essa exclusão sociológica", ressaltou.



segunda-feira, 22 de outubro de 2012

SAÚDE - SUBSTÂNCIA QUE ESTANCA HEMORRAGIAS.

Imagem: google
Ah, como é bom receber e distribuir notícias boas, de milagres que dignificam cada vez mais, o poder supremo de Deus através da inteligência de nossos irmãos Médicos, Biomédicos, Cientistas.
Vejam essa notícia sensacional. No Jornal do Comércio de hoje. 
 
Quando ouvimos notícias, de alguém que encontra-se com hemorragia, sempre deixa aquela dúvida, se as equipes de enfermeiros, médicos, poderão conter o sangramento. Que aflição
Pronto. Agora o mercado já dispõe de uma substância que irá auxiliar os trabalhos nos hospitais e salvar vidas.
Boa leitura. Partilhemos.
_______________________________________________
saúde
Hemobrás inicia distribuição de substância que contém hemorragias em hospitais pernambucanos.
Publicado em 21.10.2012, às 14h18  
 
Do NE10
A cola de fibrina produzida no laboratório da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) na Fundação Hemope começa, nesta segunda-feira (22), a ser distribuída em unidades de saúde pernambucanas.

O material é um selante biológico elaborado com o plasma humano que reduz e até detém hemorragias em cirurgias de grande porte.

Os hospitais da Restauração (HR), de Câncer de Pernambuco (HCP) e Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), além do Pronto Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (Procape), todos no Recife, são os primeiros a receber a cola de fibrina.

domingo, 21 de outubro de 2012

SAÚDE: CUIDEMOS DA NOSSA SAÚDE, COM QUEIJO DE COALHO.

Queijo de coalho artesanal.
Quem gosta de Queijo de Coalho? Dificil é encontrar quem não  gosta. 
O bicho é bom, vigoroso, gostoso, serve como tira-gosto com qualquer bebida; na mesa é bonito, e na verdade um alimento que fica bem na mesa de qualquer Família.
É bom com farinha, pão, rapadura, cerveja, cachaça. Cru ou assado, o bicho é arretado.
 
De uns tempos pra cá, uns fuchicos dizendo que queijo de coalho era muito gorduroso, aumentava os riscos com a hipertensão, etc..., e agente continua ouvindo: 
"QUERO MEU QUEIJO DE COALHO, COM  POUCO SAL".
 
Pois bem pessoal, encontrei agora no Diário de Pernambuco, um artigo citando algumas das boas qualidades do nosso Queijo de Coalho.
Se já gostava dele, agora... imaginem.
Boa leitura. E comam muito queijo de coalho.
_____________________________________________
Saúde »
Queijo de coalho evita problemas cardiovasculares, diz pesquisa.
Publicação: 19/10/2012 23:29Atualização: 20/10/2012 00:33


Tem queijo coalho?” indaga o motoboy Ricardo Ramos procurando seu petisco favorito no Mercado da Madalena, no Recife. A procura é comum nos mercados públicos e supermercados. E o consumo deve aumentar se depender dos benefícios à saúde que o queijo tipo B, feito com leite cru e produzido na região Agreste do estado, pode oferecer como alimento funcional, segundo estudo coordenado pelo pesquisador da UFPE/Lika, Roberto Afonso. O alimento combate doenças como a pressão alta, trombose e o câncer. O artigo “O queijo coalho pode ser usado como alimento funcional?” foi publicado na revista científica americana Food Chemistry. 

 “O queijo coalho artesanal encontrado no Agreste é anti-hipertensivo, evita ataques cardíacos, funciona como antibiótico ao matar bactérias, tem atividade antioxidante comparada ou até superior a de alguns vinhos ao redor do mundo e ajuda a combater radicais livres prevenindo o organismo de doenças como o câncer e evitando o envelhecimento precoce. Melhora o sistema imunológico”, afirma o coordenador da pesquisa da UFPE/Lika, Roberto Afonso.
 
Leia a matéria completa na edição impressa do Diario de Pernambuco do sábado(20/10/2012).



sexta-feira, 19 de outubro de 2012

OPORTUNIDADES - CONCURSO PARA JUIZ DE DIREITO SUBSTITUTO. CONFIRA.

Imagem: Google
Para quem está preparado e quer encarar essa parada dura, um super concurso, para um super cargo, com bom salário, regalias e muitas e muitas responsabilidades, olha só que grande oportunidade.
Mas tem que ter fibra e muito preparo, para enfrentar um concurso com tamanhas exigências, afinal de contas os aprovados em todas as etapas, ocuparão o cargo de JUIZ DE DIREITO.
Mais detalhes na matéria do Jornal do Comércio.
_______________________________________________
Emprego&Concurso // edital
Inscrições para concurso de juiz substituto do TJPE abrem no dia 24.
Publicado em 19.10.2012, às 11h36
 
Do NE10
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) vai selecionar 55 juízes substitutos. As inscrições para participar do concurso começam na próxima quarta-feira (24), às 10h, e seguem até o dia 22 de novembro, às 14h, através do site da Fundação Carlos Chagas, organizadora do certame. O edital foi publicado nesta sexta-feira (19) e pode ser acessado no mesmo site.

O salário para juiz substituto de primeira entrância é de R$ 17.581. Só poderão participar candidatos que tiverem concluído o curso de bacharelado em direito e exercido atividade jurídica por pelo menos três anos depois que recebeu o diploma.

A seleção será realizada em várias etapas, com a primeira, uma prova objetiva seletiva, em 24 de fevereiro. A segunda começará no dia 31 de maio (prova discursiva), seguindo entre 1º de junho (prova escrita de sentença cível) e 2 (prova escrita de sentença criminal).

A terceira etapa já é a entrega de documentos, entre 11 de setembro e 1º de outubro de 2013. Em seguida, de 6 a 10 de dezembro, vêm as provas orais. A última etapa é a publicação do resultado dos títulos. O resultado final deve ser divulgado só em janeiro de 2014.

A expectativa é que o número de inscritos ultrapasse cinco mil candidatos. 5,4 mil se inscreveram para o último, realizado em junho deste ano.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

ATUALIDADES - MISTÉRIO NO CASO DAS CRIANÇAS ADOTADAS, NA BAHIA.

Imagem: Google
Essa matéria foi manchete no Programa Fantástico, da Globo, domingo 14/10/2012. Muita repercussão, inclusive internacional, aonde autoridades e técnicos no assunto, sinalizam sobre a possibilidade de tráfico de crianças.
Vamos aguardar o desfecho desse caso, com o maior rigor possível da nossa Justiça Brasileira.
 
Mais detalhes no artigo do Jornal do Comércio.
_______________________________________________
Nordeste // Direitos Humanos
Caso de crianças adotadas na Bahia pode revelar esquema de tráfico de crianças.
Publicado em 18.10.2012, às 18h40
 
Após informar que a Secretaria de Direitos Humanos identificou que o juiz que autorizou que cinco crianças de uma mesma família do interior baiano fossem retiradas do convívio com os pais e entregues para adoção a quatro casais de São Paulo infringiu ao menos dez aspectos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a ministra Maria do Rosário sugeriu que o caso pode indicar a existência de um esquema de tráfico de crianças.

“O caso desvela a existência de uma rede organizada, de uma quadrilha que pode estar vendendo as crianças. Por isso precisamos atuar de forma muito rigorosa”, disse a ministra, revelando que há tempos o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) já vinha analisando o caso de Monte Santo (BA), com o acompanhamento de autoridades federais.

Embora tenha evitado prejulgar a decisão do então juiz da comarca de Monte Santo, Vitor Xavier Bizerra (que chegou a dizer que tomou a decisão com base em um parecer técnico de uma assistente social de que os pais das crianças eram negligentes), a ministra questionou o modo e a rapidez com que as crianças foram retiradas da casa dos pais, separadas, entregues a quatro casais de São Paulo e levadas para outro estado sem que os parentes e o Ministério Público fossem ouvidos.

“Essas crianças foram retiradas de casa em tempo recorde. Em dois dias já haviam saído de seu estado de origem e viajado para outro estado. Isso demonstra não apenas um ato de má-fé, mas um ato, talvez, criminoso, envolvendo dinheiro e recursos, o que deve ser apurado nas investigações [em curso]”, disse a ministra, acrescentando que, se ficar comprovada a intenção criminosa, os responsáveis serão responsabilizados de acordo com a lei.

Segundo Maria do Rosário, as famílias que receberam as crianças também deverão ser ouvidas já que “no afã” podem ter “adotado procedimentos inadequados”, procurando “outros caminhos que não o sistema estabelecido”. De acordo com a ministra, após serem retiradas de casa, as crianças não chegaram a ser inscritas nos cadastros estadual ou nacional de adoção. O juiz, por sua vez, ao autorizar que as crianças fossem entregues às famílias paulistas, não respeitou a ordem de inscrição, dos cadastros, das famílias interessadas em adotar um filho. A secretaria ainda está apurando inclusive se as quatro famílias constam das relações de interessados na adoção de crianças.

“Devemos analisar tudo, estarmos atentos para que todas as famílias que buscam adotar uma criança tenham uma resposta em tempo razoável, mas não sejam levadas a adotar procedimentos inadequados”, concluiu a ministra.
Fonte: Agência Brasil

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

EDUCAÇÃO - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E MELHOR APRENDIZADO.

Esse espaço, desde que criamos, estará sempre a serviço da EDUCAÇÃO e das AÇÕES SOCIAIS.
Por conta disso,  sempre focaremos matérias, detalhes, manchetes que beneficiem o avanço dessas 2 áreas tão importantes para transformação do nosso País, lógico se ambas forem bem gerenciadas pelos governos.
 
Assim, para quem deseja uma alimentação saudável,  principalmente aqueles e aquelas que estão aguardando a realização devestibular, segue  material encontrado no  Jornal do Comércio, sobre alimentação saudável.
Boa leitura.
______________________________________________
alimentação
Óleo de peixe e outros alimentos ativam memória e ajudam nos estudos.
Publicado em 17.10.2012, às 21h02
 
Do NE10
Estudar ainda é a melhor receita para um bom desempenho no vestibular. Mas em se tratando de comida, alguns alimentos podem, sim, dar uma forcinha extra, seja melhorando a concentração ou diminuindo o estresse do fera.

Óleo de peixe, por exemplo, é tiro e queda para deixar a memória esperta e auxiliar na absorção de informações, já que contém ômega 3 e 6, substâncias cujos ácidos graxos (EPA e DHA) são benéficos ao cérebro. A nutricionista Graça Albuquerque observa, no entanto, que as quantidades são fundamentais. "É bom ver na embalagem. Duas cápsulas precisam ter 720mg de EPA e 420mg de DHA. Com menos não há efeito", explica.

Graça também aconselha petiscar um mix de amêndoa, castanha, pistache, macadâmia e nozes, oleaginosas ricas em zinco, magnésio e silício. A misturinha, segundo a nutricionista, é boa para ajudar o vestibulando a ter uma memória ativa. Peixes e crustáceos cumprem essa função igualmente.

Por ser estimulante, a cafeína é velha conhecida de estudantes cansados e que precisam de energia para encarar os livros com mais disposição. Além do café, ela pode ser encontrada em chás (como o verde, o branco e o vermelho), no guaraná em pó e em chocolates. Esse último, diz a especialista, ainda tem aminoácidos que atuam no sistema nervoso e causam uma sensação de bem estar.
Contra o estresse da aproximação das provas, garante Graça, frutas vermelhas. "Framboesa, blueberry, morango, etc, são antioxidantes, que combatem os radicais livres causadores de estresse", afirma. E para relaxar - porque ninguém é deferro -, ela ensina: "À noite, comer banana e abacate (alimentos com serotonina, que estimulam o relaxamento)".

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

ATUALIDADES - CONFIRA A DATA DO HORÁRIO DE VERÃO 2012.




Mapa do Horário de Verão - Google
 
O novo horário de verão, começará no próximo domingo 21/10/2012, e terminará no domingo, 17 de Fevereiro de 2013.
Nos Estados da região Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Distrito  Federal, os relógios serão adiantados em 1 hora, a partir da zero hora.
 
O Nordeste e o Norte, ficam de fora. A vantagem é que receberemos a programação da TV, 1 hora mais cedo.
Em minha modesta opinião, bom demais.
 
Aproveitarei para matar a saudade de alguns programas que são apresentados muito tarde, como Jornal da Globo, da Band, Altas Horas, Programa do Jô, Amaury Junior, e por aí vai.
Confira as regiões com horário de verão no mapa, encontrado no google.
AVANCEMOS!  

domingo, 14 de outubro de 2012

OPORTUNIDADES - NOVAS COTAS CRIADAS PARA NEGROS, PELO GOVERNO FEDERAL.

Imagem: Google
 
Transformações no Brasil, representando melhores dias para nosso Povo.
Boa notícia para uma boa leitura.
_______________________________________________
Nacional // medidas
Dilma pretende criar cota para negros nos serviços públicos.
Publicado em 14.10.2012, às 16h32
 
Do NE10
Dilma estaria se preparando para anunciar a criação de cotas para negros no serviço público federal. Segundo a Folha de São Paulo, a medida faria com que pelo menos 30% das vagas fossem preenchidas por afrodescendentes. A ação iria afetar tanto os cargos comissionados quanto os concursados.

O plano do Palácio do Planalto é fazer o anúncio em novembro, mês quando é comemorado o Dia da Consciência Negra, após o julgamento do mensalão e o segundo turno das eleições municipais

O documento que a Folha de São Paulo teve acesso também propõe a criação de incentivos fiscais para a iniciativa privada ficar metas de preenchimento de vagas por negros.

Outras medidas que vão ser divulgadas são na educação e na cultura. Para a educação, são três propostas: monitorar a situação de negros cotistas após a graduação, oferecer auxílio financeiro durante o curso e reservar parte das bolsas do Ciências sem Fronteira para afro-brasileiros. Já para cultura, a medida iria criar incentivos para produtores culturais negros.

sábado, 13 de outubro de 2012

POLÍTICA - O PSB É O PARTIDO QUE MAIS AVANÇOU EM 2012.

Imagem: Google

 
A capa da Revista CARTA CAPITAL nº718, de 10/10/2012, estampa a foto do governador de Pernambuco, Eduardo Campos e a frase: "O VENCEDOR DE 2012. O PSB DE EDUARDO CAMPOS, GOVERNADOR DE PERNAMBUCO, EXPANDE SUA INFLUÊNCIA E PODE CONQUISTAR ATÉ 500 MUNICÍPIOS."
 
No mundo da política, pessoas filiadas, ou não, que ocupam as posições menos influentes, ou as mais poderosas, reconhecem a capacidade, a inteligência, a grande liderança do neto do mito Miguel Arraes.
 
Esse ano, quem acompanhou o processo eleitoral para sucessão do Prefeito de Recife-PE, ficou estupefato, inclusive eu, quando, diante dos desentendimentos internos  do PT, o PSB apresentou o nome de Geraldo Júlio como candidato à Prefeito.
Orientado por Eduardo Campos e toda a forte estrutura do PSB, Geraldo venceu as eleições, sem  necessitar de 2º turno.
Mas para todos, a  vitória  é de Eduardo Campos. Sem dúvida!
 
Na página 28 da citada Revista, em entrevista, Eduardo Campos diz: "Não penso em 2014". Referindo-se é claro, as eleições para Presidente da República.
Diz ainda na entrevista à Rodrigo Martins, que o PSB continuará na base da Presidenta Dilma e não está interessado em discutir a sucessão presidenciável agora.
 
Sobre o crescimento do PSB nacionalmente, diz que a razão disso é a coerência,  em  um campo político bem-definido, defendendo teses progressistas e um pensamento que busca o equilíbrio social.
 
Na verdade,  em toda a entrevista, Eduardo Campos ensina à jovens e adultos, a forma do bem-viver na política, sem esquecer que temos que ser ousados, buscando sempre a renovação do pensamento das lideranças políticas, alinhando nosso  conhecimento e capacidade de liderar,  em favor de uma política pública,   que contemple sempre, a parcela da população brasileira, menos favorecida.
 
Boa leitura.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

EDUCAÇÃO - VESTIBULAR 2013: LEI DE COTAS EM UNIVERSIDADES E INSTITUTOS FEDERAIS.

Imagem: UOL.com - Ansiedade
 
Vamos falar de Vestibular 2013. A Presidente Dilma assinou decreto formalizando a Lei de Cotas nas Escolas Federais.
Nóticia encontrada no Diário de Pernambuco, no blog Vestibular 2013.
Boa leitura.
_______________________________________________

terça-feira, 9 de outubro de 2012

ELEIÇÕES 2012 - RESULTADO EM PARANATAMA - PE.

Após as eleições realizadas domingo, 07/10/2012, o Povo escolheu para continuar sendo o gestor do nosso Município, o Prefeito José Teixeira, com 4.612 votos.
Uma vantagem de 2.103 votos, sobre o 2º concorrente.
 
Para auxiliar o Prefeito e o Vice-Prefeito, e também fiscalizar os trabalhos da Prefeitura, o Povo decidiu através do voto, o seguinte:
Reeleger 4 dos atuais (9) Vereadores. Claudeilson, Adriana Fausto, Louro do Olho D'águinha e Marli Moura.
As novidades na Câmara para próxima gestão, são os seguintes Vereadores: Nando Portela, Tatá Moita, Luciano Barbosa, Zé Quirino e Edvaldo.

Eu, Roberto Brito, concorri nas eleições/2012, ao cargo de Vereador, consegui 97 votos, quantidade insuficiente para me eleger. 
Agradeço as Famílias que acreditaram no meu potencial  e capacidade, para desenvolver projetos, ações sociais e apoiar no desenvolvimento dos trabalhadores da Prefeitura.
Desejo Saúde, Paz, Sabedoria, Discernimento e Humildade aos Vereadores e Vereadoras eleitos. Que sejam fortes e firmes, na condução e transformação do nosso Município, numa Terra de Paz e Prosperidade.   

Prefeito Reeleito
  • Foto de Zé Teixeira Zé Teixeira - PSB - 64,77%  -  4.612 votos
  • Foto de Enilda Leonel Enilda Leonel - PT - 35,23% - 2.509 votos

  • Brancos - 1,62% (127)
  • Nulos - 7,47% (585)
  • Votos válidos - 90,91% (7.121)
________________________________________________




Claudeilson Oliveira PTB597(8,11%)

Nando Portela PDT565(7,68%)

Adriana Fausto PDT461(6,26%)

Louro do Olho D'aguinha PDT429(5,83%)

Tatá Moita PDT378(5,14%)

Luciano Barbosa PTB371(5,04%)

Marli Moura PR321(4,36%)
             Edvaldo PTN                  242 (3,29%)
             Zé Quirino PT                186 (2,53%)
  • Brancos 137 (1,75%)
  • Nulos 337 (4,30%)
  • Votos válidos (nominais + legenda)7.359 (93,95%)
Fonte: uol.com.br/eleições2012.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

CULTURA - PERCEPÇÃO.

Você percebe as imagens? Você  percebe o tempo em sua vida?
O texto a seguir, intitulado PERCEPÇÃO, foi enviado por  João Otoniel.
João é filho de Otoniel Duda e Vanete Bezerra, todos filhos de Paranatama.
Bons textos proporcionam uma boa leitura e reflexão profunda e forte.
João é professor da Rede Estadual de Ensino, trabalha na Escola Gerônimo Gueiros, em Garanhuns.
Valeu João!
Esse espaço encontra-se aberto para divulgação de mensagens com essa qualidade.
Boa leitura a todos.
________________________________________________
Percepção (João Otoniel)

De repente você percebe que algo mudou e que tempo que é um grande companheiro da esperança que é o alimento da alma, e de repente as coisas começaram a acontecer, o povo começou a sorrir e aos poucos você percebe que a situação é outra.
 
Essa tal esperança, palavra tão distante dos nossos ouvidos passou a ter uma participação maior no nosso vocabulário diário. Mas como a esperança veio e ficou mais presente outra passou a ser esquecida que é a tal da “memória”.
Essa parece que ficou encolhida: ou por falsas ideologias e moralismo ou por mera hipocrisia.
 
O povo tão nobre da nossa cidade num passado não tão longínquo foi abusado por políticos que pareciam ter saído dos quartéis da ditadura militar. Tratando o povo de forma despótica onde a população era abusada e ferida nos seus direitos e no mais íntimo do seu ser, ferindo o que mais o povo simples valoriza; o orgulho próprio.
Quantos não morreram desejando explodir e dizer: - eu quero uma Paranatama livre dessa opressão, dessa exploração e de tanta maldade. Mas quedaram, pereceram e não tiveram forças para reagir a tanta exploração e tanta manipulação.

Mas algo diferente aconteceu, o povo ergueu a cabeça. E resolveu agir utilizando a mais forte arma do povo: o voto e exercendo a sua democracia, essas pessoas não se veem em assembleias nem nos conchavos políticos, mas perceberam que algo poderia ser feito.
E da política anterior onde só conheciam promessas vãs, medíocres, covardes. Promessas que comprometeram o seu tempo, o seu presente, o seu sonho, viram-se diante de um dilema. Mudar ou continuar nesse sistema.

Há quase 4 anos atrás essa vitória foi conseguida, a história foi reconstruída e um novo governo foi erguido. Era o início da reconstrução da nova Paranatama, que se erguia tão frágil, tão decadente e tão humilhada para um novo patamar, o risco foi grande e os frutos estão sendo colhidos, mas ainda é pouco, mas as mudanças são visíveis.
 
Já dizia o ditado: “O pior cego é aquele que não quer enxergar”, as mudanças são evidentes.
 
Mas é preciso fazer mais, ter mais energia e vigor nas decisões, talvez o povo tenha se acostumado com a acomodação criada por décadas e se contentem com o que já foi feito ou com o que tem, mas é preciso mais, ter ambição e visualizar nossa cidade em um nível jamais visto antes.
Mas como?
A resposta está na continuidade do que já foi feito, chega de apatia e de falsas convicções, vamos viver o novo. Pernambuco é um dos estados mais prósperos do país e nossa cidade quer pegar carona nessa evolução, então chega de resgatar o passado de tanta insatisfação, é tempo de evoluir de crescer e aparecer.

"Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças"
Charles Darwin "