quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

TRANSPARÊNCIA - VEJA COMO E AONDE FISCALIZAR.

Imagem: google fiscalização
Não é de hoje, que eu, você, amigos, parentes, vizinhos, desejamos saber dos recursos finançeiros, destinados para obras, projetos, pagamento de funcionários, etc..., de que forma estão sendo aplicados.
Será que de forma correta, lícita?
 
Vocês assistiram a reportagem do Programa Fantástico, denunciando o descaso, a falta de seriedade, falta de compromisso com o dinheiro do povo, falta de fiscalização na aplicação pontual dos recursos financeiros, destinados as obras de transposição do Rio São Francisco?
 
Na maioria das vezes, queremos denunciar, mas não sabemos à quem, ou para qual endereço(site) denunciar, ou pedir providências, correção, fiscalização.
 
Pois é!
Pesquisei e encontrei numa só matéria do Diário de Pernambuco, um montão de sites aonde nós poderemos FISCALIZAR e até DENUNCIAR.
Confira a matéria e depois diga: ESTAMOS DE OLHO!
_______________________________________________
Transparência »
Cabe ao cidadão fiscalizar também.
Com as novas leis e a facilidade do uso da internet, está mais fácil acompanhar os gastos dos órgãos públicos.
Publicação: 17/01/2013 20:10Atualização:


Poucos cliques, algumas palavras digitadas, um compartilhamento ou um “retuíte” e alguém, em qualquer lugar, poderá contribuir para que prefeitos e vereadores recém-empossados honrem os mandatos assumidos.
 
É o poder da fiscalização social via internet.
 
Desde o lançamento do primeiro Portal da Transparência no país pelo governo federal em 2004, foram inúmeros os sites e redes de monitoramento de gastos públicos criados.
Oficiais ou não, eles condensam e distribuem informações que vão de números brutos de receitas e despesas, até detalhamentos de gastos e nomes de credores.

Cada vez mais, a participação da sociedade tem ganho um papel de destaque na fiscalização dos poderes. Por isso, é importante que cada um contribua, fazendo a sua parte. O Diario preparou uma lista de sites e ferramentas que podem ser utilizados para o acompanhamento dos gastos públicos.
Confira:
Fiscalização social dos municípios
Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE)
http://www.tce.pe.gov.br/processosJoomla/processos/index.asp
Processos em tramitação no tribunal ou já analisados. Para fazer a busca, basta clicar em um dos links do lado esquerdo a forma, que pode ser desde número de processo a nome de pessoa ou instituição.
Tribunal de Contas da União (TCU)
http://portal2.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU/comunidades/responsabilizacao/irregulares Link do site do TCU que contém relatórios das auditorias realizadas pelo órgão em municípios brasileiros.
Portal do Cidadão
http://cidadao.tce.pe.gov.br/portalcidadao/
Desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE). Concentra informações de receita e despesa de todas as prefeituras e câmaras do estado e uma série de filtros de pesquisa que permite ver aplicações e gastos de forma detalhada. Nele está o Portal da Saúde que condensa informações de gastos municipais com este ítem
Portal da Transparência
http://www.portaltransparencia.gov.br/
Informa sobre convênios e recursos federais transferidos aos municípios. É possível otimizar a pesquisa com filtros e cadastrar e-mail para receber alarmes de recursos liberados.
Rede de Controle Social
http://www.redecontrolesocial.emrede.org/raio_x_sistema_de_indicadores_municipais
Sistema Raio-x de Indicadores Municipais, onde estão reunidas algumas das principais informações necessárias ao controle social da gestão pública das prefeituras.
Prova Brasil
http://sistemasprovabrasil2.inep.gov.br/ProvaBrasilResultados/home.seam
Avalia rendimento escolar baseado no rendimento em português e matemática de alunos da 4ª a 8ª série.
Tesouro Nacional
https://www.tesouro.fazenda.gov.br/
Permite o acesso às informações sobre as transferências constitucionais, realizadas pela União aos Estados e Municípios (FPM, FPE, FUNDEB e outros). Para acessá-las, clicar na opção “Estados e Municípios”, no lado esquerdo da página inicial. Selecione, então a opção de “Transferências Constitucionais.
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
http://www.fnde.gov.br/
Concentra dados sobre recursos destinados à Educação. Na página inicial estão os ícones “Liberação de Recursos”, que permite a consulta às liberações de recursos dos Programas do FNDE, e “Prestação de Contas”, que mostra a situação da prestação de contas do repasse direto.
Fundo Nacional da Saúde
http://www.fns.saude.gov.br/
Dados sobre transferências de recursos do Sistema Único de Saúde a Estados e Municípios.
Transparência Brasil
http://www.excelencias.org.br/
Ao buscar pelo nome de um político é possível ver todo o histórico dele, bem como variações patrimoniais. O site também concentra doações a partidos, viagens parlamentares e produtividades dos legisladores, dentre outras opções.
Portal de Convênios do Governo Federal
https://www.convenios.gov.br/portal/
Clicar em Acesso Livre na parte superior do site para saber de transferências de convênios e contratos de repasse, destinadas à execução de programas governamentais nos municípios. É obrigatória a utilização desse Portal para a celebração, liberação de recursos, acompanhamento da execução e prestação de contas dos convênios e contratos de repasse firmados com a União.
Portal de Obras do Governo Federal
www.obrasnet.gov.br
Permite acompanhamento de todas as obras com recursos do Orçamento Geral da União em andamento no país, inclusive com fotos de algumas delas.
Caixa Econômica Federal
https://webp.caixa.gov.br/urbanizacao/siurbn/acompanhamento/ac_publico/sistema/asp/ptei_filtro_inicial.asp
Nele é possível pesquisar todas as obras custeadas com recursos federais repassados através da CEF. Depois de feita a busca, é clicar em cima do número de contrato de repasse para ter mais detalhes como a data de vigência dele, valores e estágio da obra.
Portais de Transparência de prefeituras
Caruaru:http://sefazcaruaru.com.br/portal-da-transparencia
Igarassu:http://www.pe.portaldatransparencia.com.br/prefeitura/igarassu/doe/
Itapissuma:http://pe.portaldatransparencia.com.br/prefeitura/itapissuma/doe/
Itamaracá:http://pe.portaldatransparencia.com.br/prefeitura/itamaraca/doe/
Jaboatão dos Guararapes:http://fazenda.jaboatao.pe.gov.br:8989/SOL/
Olinda:http://transparencia.olinda.pe.gov.br/
Petrolina:http://pe.portaldatransparencia.com.br/prefeitura/petrolina/doe/
Recife:http://portaltransparencia.recife.pe.gov.br/
Portais de Transparência de câmaras municipais
Ipojuca:http://pe.portaldatransparencia.com.br/camara/ipojuca/pt/index.cfm
Olinda:http://www.pe.portaldatransparencia.com.br/camara/olinda/doe/
Portal de Transparência de Pernambuco
http://www2.portaldatransparencia.pe.gov.br/web/portal-da-transparencia
Apresenta receitas e despesas do Estado, ações de governo, demonstrativos exigidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal e outras informações. O detalhamento da despesa permite verificar quanto foi gasto por credor ou contratado. No site estão as informações da Assembleia Legislativa do estado.
Lista de contas julgadas irregulares
Ordenadores de despesas e municípios com contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas de Pernambuco até 2012: http://www.tse.jus.br/internet/tcu/ResponsaveisContasJulgadasIrregularesEleicoes2012_Alfabetico.pdf
Responsáveis por contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas da União (TCU): http://www.tse.jus.br/internet/tcu/ResponsaveisContasJulgadasIrregularesEleicoes2012_UF.pdf
Cartilhas e manuais
Cem Perguntas e Respostas Sobre Improbidade Administrativa
http://www3.esmpu.gov.br/linha-editorial/outras-publicacoes/100 Perguntas e Respostas versao final EBOOK.pdf
Livro lançado pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). Foi escrito por dez membros do Ministério Público Federal especialistas no assunto.
Cartilha Olho Vivo no Dinheiro Público
http://www.cgu.gov.br/Publicacoes/CartilhaOlhoVivo/Arquivos/CartillhaOlhoVivo_baixa_V2.pdf
Cartilha elaborada pela Controladoria Geral da União (CGU). Traz informações e conceitos básicos para que o cidadão comece a acompanhar a utilização do dinheiro público em sua cidade.
Cartilha Gestão de Recursos Federais
http://www.cgu.gov.br/Publicacoes/ManualGestaoRecursosFederais/Arquivos/CartilhaGestaoRecursosFederais.pdf
Orientações a agentes municipais sobre os procedimentos necessários para a obtenção, a aplicação e o controle de recursos públicos federais.
Acesso à Informação Pública
http://www.cgu.gov.br/acessoainformacoes/index.asp
Site da Controladoria-Geral da União (CGU) que esclare dúvidas sobre a Lei de Acesso à Informação.

 

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

ATUALIDADES - EMPREGO: O ÓBVIO. PLANEJAR.

Imagem: Google
Em tempos de muitas oportunidades de Emprego, tanto em Empresas Privadas, quanto no Serviço Público, o melhor mesmo, e óbvio, é PLANEJAR.
 
Imagine Você conseguir um emprego, trabalhar duro, dedicar-se e logo de pois, concluir que não está sendo bem o que desejava.
 
Custo alto, valorização profissional aquém de esperado, poucas ou nenhuma oportunidade de crescimento, e por aí vai.
 
Então! Antes de partir para o embate, planeje direitinho para não quebrar a cara.
Mais orientações na matéria do Jornal do Comércio.
______________________________________________
O salário não deve ser único fator para a escolha do concurso.
Planejamento adequado pode reduzir a frustração a longo-prazo. 
Até 130 mil vagas de emprego em concursos públicos federais, estaduais e municipais devem ser abertas até o fim de 2013 em todo o Brasil. Quem está em busca de espaço no serviço público precisa se planejar para não “quebrar a cara” na escolha do concurso. Escolher a vaga só pelos critérios salariais pode ser perda de tempo para o concurseiro que deseja ter sucesso.
O perfil tradicional de quem deseja ser aprovado em um concurso público é composto por estudantes que estão atrás de estabilidade no emprego, ou servidores públicos que ainda se sentem insatisfeitos com os cargos que ocupam. Hoje em dia, é possível encontrar concursos com mais de 100 mil candidatos inscritos. Destes, menos de 5% estão propensos a estudar.
Especialistas orientam que é preciso planejar a carreira, antes de prestar um concurso. O candidato deve considerar variáveis como:
- tempo que tem disponível para o estudo,
- recursos financeiros que poderá investir em material e aulas específicas,
- grau de escolaridade e o perfil de profissional que a vaga exige.
A localização do possível emprego também é importante, pois às vezes é preciso mudar de cidade para assumir uma vaga com um salário mais alto.
Acompanhe o Archimedes no Facebook e no Twitter.
Fontes: G1 e RC.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

ECONOMIA - PERNAMBUCO CAMPEÃO DE EMPREGOS.

Sem dúvidas, Pernambuco está bem administrado politicamente.
Essa situação, proporciona aos diversos segmentos da economia, acreditarem em nossa terra e investirem com precisão.
Na matéria do Jornal do Comércio, em 2012, a constatação que Pernambuco foi o campeão na geração de empregos, entre os Estados do Nordeste.
Imagem:google
_____________________________________________
Pernambuco lidera geração de empregos no Nordeste.
Postado em 28/01/13

Por Rafael Dantas
 
Com mais de 46.571 mil novos empregos gerados, Pernambuco foi o Estado nordestino que mais criou postos de trabalho em 2012, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Mais de um terço dessas oportunidades foi gerada no Recife (18.687 novas vagas).
 
O desempenho estadual representou um acréscimo de 3,6% na contratação de mão de obra, em relação ao ano anterior.
Ceará (41 mil) e Bahia (36 mil) também se destacaram na geração de empregos na região. O saldo de empregos no País superou a margem de 1,3 milhão.
Os setores de serviços (23.214) e comércio (16.247) foram os principais responsáveis pelo saldo positivo do Estado.
A construção civil segue em crescimento, tendo gerado 8.719 postos de trabalho no ano. A agropecuária, devido a um desempenho ruim em dezembro, fechou o ano com 503 empregos a menos que o ano anterior.
Apesar do crescimento industrial do Estado, os número ainda aparecem negativos nas estatísticas, devido ao fechamento de usinas de cana-de-açúcar.
Os números revelados pelo Ministério do Trabalho e Emprego apontam que houve um saldo negativo de 1.226 empregos no setor.
 
Porém, só o segmento “Indústria de produtos alimentícios, bebidas e álcool etílico” fechou 6.871 postos de trabalho. Se a indústria da cana fosse separada, o setor industrial teria um superávit de mais de 5,5 mil empregos.
NORDESTE
Também por conta da queda da indústria sucroalcoleira, o Estado de Alagoas foi o que apresentou pior saldo de empregos em 2012, com pouco mais de 1,5 mil novos postos de trabalhos gerados.
Só o segmento “Indústria de produtos alimentícios, bebidas e álcool etílico”, fechou 4.570 empregos no ano passado.
GERAÇÃO DE EMPREGOS NO NORDESTE
PERNAMBUCO
46,571
CEARÁ
41,009
BAHIA
36,847
PARAÍBA
18680
MARANHÃO
12,558
RIO GDE. DO NORTE
12,265
PIAUÍ
10,962
SERGIPE
9,953
ALAGOAS
1,532
Fonte: MTE 2012

domingo, 27 de janeiro de 2013

A SECA - CHUVAS QUE CAEM E A PREVISÃO PARA O TEMPO. CONFIRA..

Matéria encontrada no Jornal do Comércio, diz como estão chegando as chuvas em Pernambuco.
Confira as previsões.
_______________________________________________
Agreste // SECA
Agreste é a região menos favorecida pelas chuvas, afirma Itep.
Imagem: Google
Publicado em 23.01.2013, às 08h18
Do NE10SJCC/ Caruaru
A Unidade de Meteorologia do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) divulga informe sobre as chuvas ocorridas nos primeiros 22 dias deste ano no Estado.
 
As chuvas foram causadas pela Zona de Convergência do Atlântico Sul, um sistema atmosférico que tem favorecido a formação de nuvens e provocado chuvas intensas e localizadas.

Segundo o informe, os maiores acumulados de precipitação no mês, em Pernambuco, foram de 175mm, 173mm e 166mm nos municípios de Tacaratu, Araripina e Exu, respectivamente.
 
Considerando que o mês de janeiro ainda não acabou, os meteorologistas do Itep destacam que já choveu 25% acima do esperado para todo o mês. Na microrregião de Araripina, para a quadra chuvosa (janeiro a abril), os acumulados observados representam 25% do total esperado para o período.

Apesar dos altos valores acumulados, a precipitação em grande parte do Estado continua abaixo do esperado para o mês de janeiro. O Agreste é a região menos favorecida com até 80mm abaixo da média histórica.

sábado, 26 de janeiro de 2013

ATUALIDADES - PERNAMBUCO: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E O MERCADO DE TRABALHO.

Imagem: Google
 
 Encontrei essa matéria no Diário de Pernambuco.
Úm guia com informações e orientações para quem deseja, ou pretende ser do ramo de Tecnologia da Informação, considerando que algumas das dicas, são necessárias para qualquer vivente que considera-se um bom profissinal.
 
Quem navega nesse blog, acredito, já entenderam uma das Missões do nosso blog.
Pesquisar e publicar material, relacionados à Concursos, Mercado de Trabalho, Auto-Ajuda, Qualidade de Vida, e objetivamente, transformar a consciência de Leitores(as).
 
Ao menos conscientizá-los, que Estudar Disciplinadamente, Ser um Profissional comprometido, Um bom homem de Família, dentre outras qualidades, são caracterísiticas essenciais para ocupar, ou dedicar-se, à estar inserido no Mercado de Trabalho.
Boa leitura.
______________________________________________
Mercado de Trabalho
Motivos para apostar na formação em tecnologia.
 
Um estudo da empresa de pesquisa Ibope revelou que o total de pessoas com acesso à internet no Brasil foi de 94,2 milhões, apenas no terceiro trimestre de 2012. Os dados levam em consideração o uso da web por usuários a partir dos 2 anos de idade e com acesso em qualquer ambiente. Ou seja, a navegação acontece no domicílio, trabalho, escolas, lan houses e outros locais. Ou seja, a tecnologia confirma fortemente a sua presença no nosso cotidiano. E isto é só uma fatia do bolo. Assim, quem apostar nas profissões da área de TI dificilmente ficará desempregado.

Características de um bom profissional de TI

Para quem está querendo apostar em uma profissão na área de TI no Brasil, é bom fazer uma análise baseada nas principais características de um bom profissional do setor.
Será que você preenche os requisitos?
- Atenção concentrada
- Capacidade de análise
- Concentração visual
- Criatividade
- Dons de observação
- Espírito de pesquisa
- Memória
- Meticulosidade
- Método
- Organização
- Percepção espacial
- Responsabilidade
* Fonte: Brasscom
De acordo com os dados divulgados pela Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o setor de Tecnologia da Informação (TI) possui alta demanda por profissionais por um conjunto de fatores:
  • Cresce historicamente a taxas superiores ao Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Em 2011, cresceu 13%, alcançando faturamento de US$ 112 bilhões – responde por 4,5% do PIB nacional;
  • Perpassa todas as atividades econômicas. A TI está inserida em todos os setores da economia moderna, ajudando a aumentar a competitividade e a produtividade das empresas;
  • A sociedade utiliza tecnologia mais intensamente no cotidiano;
  • Novas tecnologias - como computação em nuvem, redes sociais, dispositivos móveis e segurança da informação - demandam profissionais com novas habilidades.
Ainda segundo a pesquisa da Brasscom, atualmente o setor emprega 1,3 milhão de profissionais no Brasil. E não é só isso. Os dados revelam que, até 2020, o segmento precisará de 750 mil novos trabalhadores para alcançar a meta de elevar sua participação no PIB do país para 6,5%. Ou seja, essa é a hora de os jovens apostarem na área. O resultado poderá ser uma carreira sólida e com projeção internacional.
 
Como se não bastasse, a maré está ainda melhor para os pernambucanos. O estado figura entre os oito principais mercados brasileiros do setor, ao lado de Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.
 
Por aqui, dois dos maiores empregadores são o Centro de Estudos Avançados do Recife (CESAR) e as empresas embarcadas do Porto Digital. A primeira instituição emprega atualmente 580 pessoas.
Já Porto Digital possui 500 vagas em aberto, segundo pesquisa realizada em 2012. Cinquenta por cento das empresas incubadas e parceiras possuem postos de trabalho vagos. Atualmente, o PD conta com 6.500 colaboradores e 500 empreendedores distribuídos em 200 empresas, sendo 176 delas especificamente de TI.

De olho no mercado de trabalho

Como a sociedade está cada vez mais utilizando a tecnologia, a área só cresce. Em Pernambuco, a necessidade de mão de obra qualificada não foge à regra da tendência de crescimento mundial. Para atender a essa demanda, as graduações procuram estar em sintonia com as exigências do mercado de trabalho, tanto em âmbito regional quanto nas especificidades nacionais e internacionais. O objetivo é aliar teoria e prática nas grades dos cursos de TI.   
 
"Procuramos este balanceamento. O curso não fica apenas na teoria. Temos muitas disciplinas práticas, com desenvolvimento de projetos", conta vice-diretor do CIn, André Luís Santos. O resultado disso são as frequentes contratações dos egressos da UFPE em grandes empresas locais, nacionais e também internacionais, como Facebook, Google e Microsoft.
 
Para ajustar oferta e demanda de profissionais, o Porto Digital possui convênio com oito instituições de ensino em Pernambuco. "Essa parceria com universidades e faculdades é uma rede de relacionamento para troca de necessidades", explica o diretor de inovação do PD, Guilherme Calheiros.
 
Outro fator importante é o incentivo ao empreendedorismo e o estímulo para que os profissionais abram suas próprias empresas. Muitas vezes, a abertura das chamadas start-ups são resultados de projetos iniciados ainda dentro das salas de aula.
 
Profissões com maior demanda
 
Quem está realmente interessado em ingressar no setor de TI precisa, antes de mais nada, saber em que área focar. A pesquisa O mercado de profissionais de TI, realizada pela Brasscom, apontou que dez cargos da área representam 93% das contratações no setor no país.
E este trabalhador qualificado irá atuar, provavelmente, nas áreas de serviços ou comércio, pois 90,91% da movimentação de saldos da área de TI estão concentradas nestas atividades econômicas.
Este dado vale para os oito estados pesquisados: Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. As profissões com maior demanda no país são:
  • analista de desenvolvimento de sistemas
  • analista de suporte computacional
  • programador de sistema da informação
  • técnico em manutenção de equipamentos de informática
  • help desk
  • analista de redes e de comunicação de dados
  • operador de computador
  • operador de rede de teleprocessamento
  • analista de sistemas de automação
  • programador de internet
No CESAR e no Porto Digital, a maior demanda atualmente é por desenvolvedores de software, função que pode ser assumida por qualquer um dos profissionais formados nos cursos de ciência, engenharia ou licenciatura em computação e ainda sistema de informação. A contratação na instituição não é exclusiva aos formados.
 
O CESAR por exemplo, contrata pessoal ainda em processo de formação. Para isto, o candidato à vaga deve apresentar alta capacidade para criar e decodificar softwares em quantidade. "Procuramos por profissionais sofisticados. É preciso ser versátil para trabalhar com a grande diversidade de projetos", explica o engenheiro de sistemas do CESAR, Luiz Borba.
Além disso, a falta de profissionais fica ainda mais evidente na pesquisa da Brasscom. O estudo revela que os oito estados analisados demandarão 78 mil profissionais em 2014.
 
Salários
 
A média mensal dos salários de TI no Brasil é de R$ 2.950, segundo a pesquisa O mercado de profissionais de TI, realizada pela Brasscom. Em Pernambuco, o estudo revelou uma média salarial de R$ 3.356 para o cargo de analista de desenvolvimento de sistemas e de R$ 1.531 para um analista de suporte computacional.
Já Rio de Janeiro e São Paulo, estados com grande concentração de empresas de TI, remuneram acima da média nacional na maioria das funções analisadas. O salário inicial para um analista de desenvolvimento de sistemas, por exemplo, é de R$ 3.980 no Distrito Federal, R$ 3.415,00 no Rio de Janeiro e R$ 2.950 em São Paulo, todos acima da média de R$ 2.862,00 para o cargo nos oito estados analisados.
Os dados da pesquisa da Brasscom foram divulgados no final de 2011.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

ATUALIDADES - COMO ESCOLHER O MELHOR PLANO DE SAÚDE?

Nessa matéria encontrada no Jornal do Comércio, Vocês encontrarão orientações e dicas, de como encontrar e conhecer o melhor Plano de Saúde para Família.
Vamos lá.
______________________________________________
Economia // saúde privada
Não caia em armadilhas: saiba como escolher seu plano de saúde.
Publicado em 24.01.2013, às 16h11
Do NE10
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é um órgão do Governo Federal que atua na regulamentação, controle e fiscalização de planos privados de saúde no Brasil.
 
Através do site da agência, o consumidor interessado em contratar os serviços de uma operadora de saúde pode acessar informações preciosas sobre o produto oferecido.
 
LEIA MAIS
» Planos de saúde em Pernambuco têm por problemas graves, aponta ANS;
» MPPE solicita proibição de venda dos planos América Saúde e Real Saúde;
» Ideal Saúde terá de sair do mercado de planos de saúde;

O objetivo dos serviços, é oferecer maior transparência sobre a qualidade e a vida financeira das operadoras de planos de saúde que atuam no País. No site, o consumidor encontra um campo para a consulta dos dados das operadoras, além de um programa de qualificação de operadoras, no qual é possível acompanhar o desempenho de uma empresa.

No site também é possível encontrar o índice de reclamações dos planos de saúde e, a partir daí, conhecer a posição da operadora no ranking das empresas de planos de saúde que mais recebem críticas dos consumidores. O interessado pode também encontrar as operadoras que tiveram seu registro cancelado ou falência decretada.

Atualmente, pelo menos quatro empresas pernambucanas estão impedidas de vender seus planos de saúde por decreto do Ministério da Saúde e da ANS.
São elas: Ideal Saúde (74.794), Real Saúde (50.040), Meridional Saúde (7.968) e Unimed Guararapes (18.199). Juntas, essas operadoras atendem cerca de 150 mil usuários.

No Brasil, o setor de saúde suplementar conta com 48,7 milhões de beneficiários divididos em 31.445 planos de assistência médica, oferecidos por 1.338 operadoras (uma operadora pode ter mais de um plano de assistência).


terça-feira, 22 de janeiro de 2013

ESPORTES - SÓ OS DEUSES DO FUTEBOL EXPLICAM. LEIAM.

As histórias e estórias do futebol, são relembradas de tempos em tempos, recheadas de mistérios, alegrias, infelicidades, e grandes surpresas.
Não sei se Você, leitor, sabe que a disputa da Copa do Brasil, que tem inicio no 1º semestre de cada ano, e segue até o fim de Novembro, de vez em quando, aparece um clube históricamente chamado "pequeno", aprontando com os clubes tidos como grandalhões.
 
Ninguém esquece, que em 2004, o Santo André/SP, foi campeão contra o Flamengo. E em 2005, o Paulista/SP, desbancou o Fluminense. Não foi simplesmente na sorte, que o Santa Cruz, BI-Campeão Pernambucano 2011 / 2012, na 4ª e 3ª divisão do futebol  Brasileiro, respectivamente, venceu as duas finais consecutivas, contra o Sport, que na epóca, ainda era da 1ª divisão.
 
Então pessoal, a história que segue, está no Jornal do Comércio e nos leva a conhecer o Bradford City, um clube inglês da 4ª divisão, que irá disputar a Copa da Inglaterra, contra o vencedor do jogo semifinal, entre Swanseat e o Chelsea.
São acontecimentos preparados pelos deuses do futebol.
______________________________________________
Futebol // disputa
Imagem: google
Time da 4ª divisão vai à final da Copa da Liga Inglesa.
Publicado em 22.01.2013, às 20h06
 
Cento e um anos depois, o Bradford City está de novo numa final importante. Nesta terça-feira, a maior zebra da temporada do futebol inglês garantiu uma vaga na decisão da Copa da Liga Inglesa apesar da derrota por 2 a 1 para o Aston Villa, fora de casa, na semifinal da competição. Como havia feito 3 a 1 na ida, o Bradford ficou com a vaga.
 
O grande momento da história do Bradford até então havia sido em 1911, quando a equipe venceu a Copa da Inglaterra.
Depois disso, o time passou por altos e baixos.
 
No seu melhor momento desde então, jogou a primeira divisão entre 1999 e 2001, mas foi caindo até chegar à quarta divisão, onde está atualmente.
 
Assim, a equipe será a primeira equipe desta divisão do futebol inglês a jogar uma final da Copa da Liga Inglesa desde 1962, quando o Rochdale foi finalista.
 
O adversário na decisão, marcada para 24 de fevereiro, em Wembley, sai do confronto desta quarta-feira, entre Swansea City e Chelsea, no País de Gales. Os donos da casa, que venceram por 2 a 0 em Londres, tentam repetir o feito do Cardiff no ano passado para ser o segundo time galês a jogar a final da competição.
 
Nesta Copa da Liga Inglesa o Bradford já eliminou o Watford e os tradicionais Nottingham Forest e Leeds United, todos da segunda divisão, o Wigan, o Arsenal (nos pênaltis), e agora o Aston Villa, que jogam na elite.
Nesta terça, no Villa Park, em Birmingham. Benteke abriu o placar para os donos da casa, Hanson empatou e Weimann fez o gol da vitória, já no último minuto.

Fonte: Agência Estado

domingo, 20 de janeiro de 2013

ATUALIDADES - ACÚMULO DE RIQUEZAS NO BRASIL.

Imagem: google
Matéria encontrada no Blog Angelim.com .
Boa leitura. Partilhem.
______________________________________________

REVISTA FINANCEIRA FORBES PUBLICA LISTA DOS PASTORES MAIS RICOS DO BRASIL

Com um patrimônio que superaria o montante de R$ 1,9 bilhão, a revista americana Forbes coloca o bispo Edir Macedo como o pastor mais rico do Brasil. A publicação ainda apresenta o líder da Igreja Universal do Reino de Deus como exemplo de enriquecimento das igrejas evangélicas no País.
 
Segue, abaixo, a matéria da Veja:
 
O bispo Edir Macedo é o pastor mais rico do Brasil, com um patrimônio avaliado em 950 milhões de dólares (1,9 bilhão de reais), de acordo com a revista Forbes. A publicação americana trouxe em sua edição desta quinzena uma matéria em que lista os pregadores evangélicos mais ricos do país. Com uma fortuna superior da relacionada aos outros listados, o líder da Igreja Universal do Reino de Deus, que possui templos também nos Estados Unidos, é apontado como o “símbolo do enriquecimento das igrejas evangélicas no Brasil”.
 
Em seguida, aparece um ex-discípulo de Macedo, o pastor Valdemiro Santiago. Ex-pregador da Igreja Universal do Reino de Deus, Valdomiro fundou a própria instituição, a Igreja Mundial do Poder de Deus, que, atualmente, conta com 900.000 seguidores e 4.000 templos.
O patrimônio de Valdomiro é estimado em 220 milhões de dólares (440 milhões de reais).
 
Silas Malafaia, da Assembleia de Deus, maior igreja pentecostal brasileira, figura na terceira posição, com a fortuna avaliada em 150 milhões de dólares (300 milhões de reais).
 
O ranking aponta ainda RR Soares, fundador da Igreja Internacional da Graça de Deus (patrimônio avaliado em 250 milhões de reais), e os fundadores da Igreja Renascer em Cristo, “apóstolo” Estevam Hernandes Filho e sua esposa, “Bispa” Sonia. Com 1.000 igrejas no Brasil e no exterior, o patrimônio dos dois é avaliado em 65 milhões de dólares (130 milhões de reais).
 
A reportagem afirma que, em virtude da rentabilidade, ser um pastor evangélico no Brasil é “o sonho de muitas pessoas”. De acordo com a Forbes, para os pregadores, “as chances de ganhar na loteria celestial são maiores”.
 

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

ATUALIDADES - A POSSE DE PE. MARCOS ANDRÉ.

Mais uma bonita festa em nossa Igreja Matriz de São Luiz Gonzaga - Paranatama-PE, na noite de 16/01/2013.
Muita gente do Município, Católicos de Lajedo, Garanhuns, Saloá.
 
Pe. Marcos, foi empossado como novo administrador da Paróquia, por Dom Fernando Guimarães. Com a Graça de Deus e apoio do Povo, Pe. Marcos lutará para dar continuidade ao trabalho eficaz e de qualidade, aplicado por Pe. José Nivaldo.
 
Eu sempre digo que Padres não vão embora, transferidos. Continuam conosco. São inesquecíveis e permanecem presentes, em nossos corações.
Lembro de Padres que por  aqui passaram, desde tempos antigos.
Alguns deles: Padres Luiz Well, Nicolau, Tiago Postman, Juvenal, Angelino, Frei Anisio, Frei Jessé, Francisco Elias, Ivo Francisco, Antonio Queiroz, José Hilton, José Nivaldo, e agora Pe. Marcos.
Será que esqueci algum nome?
 
É muito AMOR e DEDICAÇÃO conosco. Obrigado SENHOR, por nossos Padres.
Por causa de problemas técnicos, não postarei fotos.    

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

SAÚDE - VOCÊ SABE APLICAR O PROTETOR SOLAR? MESMO?! NÃO É BEM DAQUELE JEITO.

Imagem: Google
Agente quando está na praia, piscinas, passeios, ou até mesmo no trabalho, expostos ao sol, ou até mesmo com o tempo nublado, em altas temperaturas, aplicamos nosso protetor solar, alheios aos riscos que corremos, por causa da falta de conhecimento.
Na maioria das vezes, algumas partes do corpo, permanecem sem qualquer proteção, como as orelhas e os pés, por nosso descuido.
 
Na matéria do Jornal do Comércio, observe detalhes na maneira correta de utilizar esse acessório. De precinho salgado, mas necessário.
_______________________________________________
Questão de pele
Dicas práticas para o uso dos filtros solares neste verão.
Publicado em 14.01.2013, às 08h18
 
Por Cláudia Magalhães
O verão chegou este ano com muita força e com muito calor! Esta é a época do ano que, com certeza, as pessoas se expõem mais ao sol e, sendo assim, têm a sua pele mais sujeita aos danos causados pelas radiações Ultravioletas (UV).

Ainda existem muitos mitos e muitas dúvidas em relação à forma correta de utilizar os filtros ou protetores solares. Para começar, não existem bloqueadores do sol. Todos os produtos disponíveis no comércio são capazes de diminuir a ação danosa da radiação UV sobre a pele. Então, vamos aqui enumerar algumas dicas práticas para facilitar o seu uso e, dessa maneira, poder curtir toda a boa energia do sol deste verão!

» Os protetores solares devem ser colocados 15 a 20 minutos antes do início da exposição ao sol porque esse é o tempo que eles começam a agir na pele.

» A quantidade ideal para se aplicar os filtros solares na pele antes de ir à praia ou à piscina é: uma colher de chá para o rosto; uma colher de sopa para a parte anterior do tronco e a mesma quantidade para a sua parte posterior. Para os braços ou pernas, uma colher de sopa também para cada uma destas áreas é o mais recomendável.

» Apesar de muitos filtros apresentarem nos seus rótulos uma duração de ação entre 4 até 8 horas, o ideal é que eles sejam reaplicados a cada 2 horas, na mesma quantidade acima sugerida. Por outro lado, após uma transpiração excessiva ou um mergulho, se torna obrigatório a sua reaplicação.

» O FPS (Fator de Proteção Solar) diz respeito somente à proteção em relação à radiação ultravioleta B (UVB). A afirmação de que os filtros com FPS maiores do que 30 não apresentam nenhuma vantagem é falsa! A proteção conferida pelos FPS 15 é de 92%; a dos FPS 30 é de 96% e a dos FPS 60 é de 98%. A diferença entre esses números é pequena, mas ela se torna enorme na medida em que as exposições ao sol são muito grandes e prolongadas durante todo o verão.

» Como não existe um consenso mundial em relação à proteção contra a radiação ultravioleta A (UVA), para se ter certeza de que o filtro solar a ser usado realmente protegerá de forma adequada tanto contra as radiações UVA, bem como contra as radiações UVB, existe nos seus rótulos as especificações: Alta Proteção ou Muito Alta Proteção ou ainda Extrema Proteção. Na visualização dessas expressões, teremos a segurança de estarmos diante de um filtro solar de boa qualidade.

» Nos dias nublados ou chuvosos, o uso dos filtros solares não está absolutamente dispensado. Muito pelo contrário, pois as radiações UVA e UVB são da mesma maneira, muito lesivas à pele.

» As áreas como a nuca, orelhas, dorso das mãos ou dos pés ou mesmo a região posterior das pernas são, com freqüência, esquecidas de serem abrangidas na aplicação dos protetores solares. A atenção a todas as partes do nosso corpo deve ser exatamente igual.

Agora você está munido de informações fáceis, porém práticas para curtir um verão maravilhoso!
*As colunas assinadas não refletem, necessariamente, a opinião do NE10

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

SAÚDE - ESTUDOS SOBRE O HPV(PAPILOMA HUMANO). LEIA AS NOVIDADES.

Matéria encontrada no G1.com.br .
______________________________________________
10/01/2013 12h12- Atualizado em 10/01/2013 15h44
Papanicolau pode detectar câncer de ovário e endométrio, sugere estudo.
Novo tipo de exame utilizaria fluido extraído do colo do útero.
Pesquisa sobre a técnica foi publicada nesta semana em revista científica.
 
O exame de papanicolau, um exame de rotina que as mulheres devem se submeter a cada um ou dois anos para detectar o câncer de colo do útero, pode ajudar a identificar outros tipos de câncer, de acordo com uma pesquisa americana divulgada nesta quarta-feira (9).
 
O novo exame utilizaria o fluido extraído do colo do útero para examinar a presença de determinadas mutações específicas do câncer. Desta forma, os cientistas esperam identificar o câncer de ovário e de útero, dois dos carcinomas mais comuns e mortais que, até o momento, não eram detectados em um exame de rotina.
 
Atualmente, o papanicolau detecta apenas o vírus do papiloma humano (HPV) e o câncer do cólo do útero. No estudo piloto, o exame foi capaz de detectar com precisão 24 tipos de câncer de endométrio, com uma taxa de êxito de 100%, de acordo com os resultados publicados na quarta-feira na revista "Science Translational Medicine".
 
O exame também encontrou nove dos 22 tipos de cânceres de ovário, uma taxa de sucesso de 41%, durante o estudo piloto. E, em nenhum caso, as mulheres saudáveis do grupo de controle foram diagnosticadas com câncer.
Reprodução papanicolau (Foto: Reprodução)Imagem simula exame de papanicolau no colo do útero (Foto: Reprodução)
 
Os cientistas advertiram, contudo, que o novo estudo deve ser testado em um grupo muito maior antes de ser colocado à disposição do público. Mas consideram que o exame pode ser uma ferramenta poderosa na luta contra o câncer de ovário e câncer endometrial.
O câncer de ovário provoca mais mortes do que qualquer outro câncer do sistema reprodutivo feminino, de acordo com a agência de saúde CDC, acrescentando que o tratamento é mais eficaz quando detectado em seus estágios iniciais.
 
O câncer de endométrio é o mais comumente diagnosticado, de acordo com o CDC, e também é melhor tratado quando diagnosticado precocemente. De acordo com especialistas, o preço do exame pode ser semelhante ao exame do vírus HPV, que custa nos Estados Unidos cerca de US$ 100.
A cada ano, cerca de 70.000 mulheres americanas são diagnosticadas com câncer de ovário ou câncer de endométrio, e cerca de um terço delas morre disso, indicaram os autores do estudo.

Para ler mais notícias do Bem Estar, clique em
g1.globo.com/bemestar/. Siga também o programa no Twitter e curta a nossa página no Facebook.