Pois bem pessoal, nessa matéria do Jornal do Comércio, encontraremos algumas sugestões, como atitudes, decisões, comportamento, que poderão auxiliar, em conseguirmos aquela promoção, aquele aumento em nosso salário e, a tão sonhada ascencão na carreira.
Vamos a leitura.
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COMPORTAMENTO
Manual para ser promovido.
Depois de estar inserido na empresa, é hora de se dedicar e se destacar entre os demais funcionários.
Publicado em 22/01/2012, às 13h40 Felipe Lima - Do Jornal do Commercio
Conquistado o emprego, a missão agora é ser promovido.
Primeiro passo: capacitação constante, conhecimento técnico pleno e habilidade na função.
Segundo estágio: mostrar resultados para a empresa.
Terceira fase: trabalhar as aptidões de gestor e líder, além de mostrar ao chefe que é capaz de lhe ajudar, desafogando-o de algumas atribuições e até lhe substituindo em algumas tarefas quando necessário.
E quarto degrau: preparar um sucessor na equipe.
A lista não precisa seguir necessariamente esta ordem e pode ser acrescida de outras ações. Segundo especialistas em capital humano, ela trilha um caminho que dificilmente não resultará em projeção na empresa e aumento no salário - e das responsabilidades.
A sócia-diretora da JCastro Consultoria, Júlia Castro, reforça que, diante das mudanças na economia do País e em Pernambuco, e, consequentemente, as transformações nas empresas, o trabalhador que almeja uma promoção deve identificar e aprimorar suas aptidões em gestão. "Veja o caso da Engenharia Civil. Construtoras antes buscavam um engenheiro com grandes conhecimentos técnicos apenas. Agora, querem um gestor. De processos, de pessoas e de projetos. E que tragam ideias novas, promovam inovação", explica.
Preparar um sucessor também é apontado como determinante para a promoção. "Quanto mais a empresa reconhece nossa competência, maior será o desafio de preparar alguém para ocupar nosso lugar", aponta o presidente e consultor sênior do Instituto MVC, JB Vilhena, em artigo.
Para tanto, ele lista que é preciso ter mente quatro questões importantes: "vencer seus próprios medos, fazer uma escolha baseada em méritos, investir tempo na preparação dos potenciais sucessores e, testar na prática, antes de fazer qualquer indicação".
Breno Santana, sócio-diretor da B&R Consultores, menciona que a estrada para o sucesso tem seus obstáculos. O maior deles é a organização da empresa. "Ainda há companhias, especialmente em Pernambuco, que não implementaram processos de avaliação de seus funcionários ou sequer têm um Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). Nessas a promoção ocorre por amizade. Isso não representa sempre a melhor escolha e gera desmotivação na equipe, que se vê alijada da possibilidade de ascensão. Isso precisa mudar. As empresas têm que valorizar quem entrega resultados", resume.
Boa leitura.
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