domingo, 7 de agosto de 2011

O que é Cultura?

O texto abaixo, está no blog do Roberto Almeida. O texto nos explica o que é Cultura e o seu contexto em cada Comunidade. Assim peço que leiam o texto e se for o caso, apresentem comentários.
Boa leitura.
___________________________________________________________________________________
 O QUE É CULTURA?


Afinal o que é cultura? Para uns, é uma espécie de “cofre do saber”, presente apenas na casa dos bem nascidos e/ou iluminados. Cultura, para esses, se confunde com aprendizado, inteligência, educação, conhecimento específico sobre as grandes artes – a música erudita, a pintura, a literatura, o teatro, etc. Há uma visão elitista de cultura e existe também uma cultura elitista.

Mas, afinal, o que é cultura? O antropólogo inglês Edward Burnett Tylor deu uma boa definição da palavra.

“Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, lingüísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc. Uma das capacidades que diferenciam o ser humano dos animais irracionais é a capacidade de produção de cultura”.

A partir dessa definição chegamos à conclusão que à cultura estão ligados o conhecimento e principalmente às manifestações diversas de um povo. A feijoada pernambucana, o arrumadinho de charque, a buchada de bode e outros pratos típicos do Estado fazem parte da cultura do nosso povo.

Toda cultura é boa? Logicamente que não. Quem detesta vaquejada não vai gostar dessa manifestação cultural da população nordestina.

E a herança cultural do “jeitinho brasileiro”? O machismo da maioria dos homens, a violência que impera no país, a tendência de levar vantagem em tudo, a valorização excessiva do dinheiro e dos bens materiais. Tudo isso faz parte de uma cultura que inverte os valores e prejudica o país.

Mas a culinária, cultivar a sinceridade e a honestidade, ser educado, aprender a ouvir, a perdoar, apreciar as artes, se aprofundar na história, na literatura, ter consciência política, reconhecer o valor dos poetas populares, do folclore, essa cultura, no bom sentido, contribui com a civilização e um mundo melhor. É possível um analfabeto ter alguma cultura, valores culturais. E existem graduados e pós-graduados muitas vezes pobres culturalmente.

Logicamente, a tendência é que quanto mais se estude, acumule conhecimento, se fique mais culto. Será que adianta, porém, ter PHD, ser muito "culto" e professar da ideologia nazista ou fascista? Cultura é valor, no entanto precisa ser acompanhada de outros valores. Os muitos cultos covardes, omissos, aproveitadores e oportunistas existem, o que é totalmente lamentável.

O ideal é o ser humano procurar, de acordo com a filosofia cristã, de Buda ou de outros iluminados, reunir em torno de si a bondade, o conhecimento, a generosidade, a cultura e o caráter.

Monteiro Lobato escreveu uma vez que um país se faz com livros e ideias. Poderíamos acrescentar que um país se faz com livros, ideias e pessoas cultas. Isso no sentido mais amplo e correto do termo.

2 comentários:

  1. claro amigo vc deve post as letras maiores por causa da pessoas que tem dificuldade de lé colocar as letras mais coloridas para destacar mais as coisas atraentes para o leitor
    sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo amigo Anônimo.
    Gostamos da sua colaboração, observando aspectos dos registros no blog.
    Avançaremos assim, com a contribuição de todos.
    Obrigado.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir