quinta-feira, 18 de agosto de 2011

SAMBA DE COCO - NOSSA CULTURA

Fonte: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.__________________________________________

samba de coco é uma dança brasileira, seu berço foi o sertão de Pernambuco. O ritmo possui traços indígenas com nítidas influências africana nos quilombos e senzalas. Os negros cantavam durante o ritual da quebra do coco para a extração das coconhas. O aspecto sertanejo existente, possivelmente, é resquício da matriz portuguesa.

Características

Seu elemento musical marcante é o ritmo sincopado. As canções são marcadas pela oralidade, apresentam como temática o cotidiano de labuta, o amor e a própria história.
A marcação do tempo com palmas é um dado típico das rodas de coco. Há um "tirador do coco" ou "coqueiro" que é quem puxa os versos. A estrutura é de diálogo, sendo o puxador uma espécie de solista e os demais dançantes, o coro da resposta.
Nos cantos cabem improvisos e concebem métricas livres, como: quadras, sextilhas, décimas etc. Os instrumentos de percussão utilizados originalmente são: cuícaspandeiros, ganzás, bombostamboreschocalhos, maracas e zabumbas unidos à harmonia da sanfona.
A indumentária originalmente se constituía de vestidos com estampas e rodados, enquanto os homens usavam calças e camisas sociais igualmente estampadas. Ambos calçavam tamancos feitos de madeira. Constitui-se uma dança de umbigada. É dançada em pares que formam um círculo ou apenas um par por vez dança no meio da roda enquanto os demais participantes cantam as respostas em coro e batem palmas.
Ícone do samba de coco são os grupos do Mestre Euclides em Aracaju, de Lula Calixto em Arcoverde e o da cidade de Estância. A dança é uma forma de preservação da tradição cultural do povo sertanejo.
_____________________________________________________________________________
Comigo: Salvo engano da minha parte, as áreas em que predominam o Samba de Coco, em nosso Município, são os sítios Lage de Pedra e Pedra do Navio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário