terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

ATUALIDADES - A AMÉRICA LATINA E O CATOLICISMO.

Como é bom livremente podermos conhecer, pesquisar, ler, pensar, decidir, etc... sobre os acontecimentos, opiniões, críticas, sugestões, estatísticas, que diariamente chegam ao nosso encontro, nosso conhecimento, seja pelo Rádio, TV, Jornais, Internet, Revistas.
Vejam que matéria interessante publicada no Diário de Pernambuco, tratando de Religião.
Nesse caso, o foco no Catolicismo e as tendências, possíveis mudanças, inovações, perspectivas, que poderão uma dia acontecer, dependendo das decisões das Autoridades da Igreja.
Sem dúvida uma boa leitura, para reflexão, considerando que queremos um Mundo Melhor, Mais Justo, com  oportunidades e bons orientadores.
Boa leitura.
________________________________________________
América Latina abriga 24% dos católicos do mundo.Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR - 28/02/2012 | 20h00 | Religião
Apontada pelo papa João Paulo II como "continente da esperança", a América Latina abriga 24% dos católicos do mundo, segundo a edição do Anuário Pontifício de 2011, com dados referentes ao ano de 2009. É uma porcentagem igual à da Europa e superior à da África (15,2%), Ásia (10,7%) e Oceania (0,8%). Somando-se os Estados Unidos e o Canadá aos países latino-americanos, a América tinha então 49,4% dos 1,181 bilhão de católicos então existentes.

Quando fala de "erosão" na América Latina, o cardeal Marc Ouellet refere-se ao desprestígio crescente dos valores tradicionais da Igreja no continente. Marcada pela Teologia da Libertação, que nasceu na Conferência do Episcopado Latino-americano de Medellín, Colômbia, em 1968, a Igreja Católica viveu intensas divergências internas, entre uma ala conservadora majoritária e os defensores da Opção Preferencial pelos Pobres, de tendência alegadamente marxista.

O Vaticano preocupa-se igualmente com a onda crescente de secularização e com a rejeição de princípios da Igreja por grande número de católicos. Esse grupo, que inclui teólogos e até alguns bispos, defende o fim do celibato, pede a ordenação sacerdotal de homens casados e de mulheres, aceita o uso de contraceptivos para controle de natalidade e reivindica a readmissão na vida comunitária dos divorciados e recasados.

Apesar da crise, que tem levado milhões de fiéis a buscar outras religiões, em especial as igrejas evangélicas, o número de padres aumentou em 2011 em comparação com os anos anteriores. Cresceu também a presença de movimentos leigos de evangelização, sobretudo no Brasil.

Da Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário