sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

OPORTUNIDADES - DEDICAÇÃO PARA AVANÇAR NA VIDA.

Ler histórias sobre pessoas que decidem AVANÇAR, vencer na vida, histórias com relatos de vitórias na garra, é bom demais.
Renunciar costumes, devoções, ritos. 
Planejar os passos, analisar, aplicar. Seguir colhendo os frutos do planejado e aplicado com muita disciplina.

Depois vem o Sucesso do projeto, com a coroação que são:
Boa formação, bom emprego e bons empreendimentos.

Vejam a história encontrada no blog do Archimedes, Jornal do Comércio, sobre a decisão de um Maranhense, Nordestino de raça, que desejava estudar na USP.
Boa leitura e partilhem.   
_____________________________________________________________________



2012 será um ano no qual milhares de estudantes de todo o Brasil deverão enfrentar sua primeira experiência em um exame de vestibular. A nova rotina de estudos, as dificuldades e desafios enfrentados para alcançar a meta pessoal de chegar ao ensino superior imporão uma nova rotina dura e cansativa aos estudantes de ensino médio. Conheça a seguir a história de Carlos Vinícius, um jovem maranhense que superou o desafiador vestibular da Fuvest com uma estratégia de estudo pela internet.
O estudante Carlos Vinícius Souza Ribeiro, de 17 anos, viajou de São Luís (MA), onde mora, para São Paulo para fazer as provas finais do vestibular da Fuvest em busca de uma vaga no curso de engenharia. Essa foi a primeira vez que Carlos fez prova para o estado de São Paulo.
Carlos decidiu não fazer cursinho e estudar sozinho em casa. Para isso, ele usou um canto do seu quarto, refazendo todas as provas da Fuvest (de 2008 à 2011), além de estudar às vezes na biblioteca particular de sua família, que conta com um grande acervo de livros.
O estudante ainda cortou toda e qualquer distração e se focou totalmente nos estudos. Passou o ano todo dormindo menos que 7 horas por dia. Ele estudava das 9h30 até a hora do almoço, quando ia ao colégio e retomava os estudos das 22h até às 2h. A única matéria que Carlos precisou de professores para estudar, foi a redação. Para relaxar e não ficar tão sobrecarregado, ele fazia basquete duas vezes na semana.
O desempenho de Carlos na primeira fase indicou que a estratégia do maranhense funcionou. O vestibulando somou 72 pontos na prova com 90 questões de múltipla escolha, com 80% de acerto na primeira fase (a Fuvest anulou uma questão, considerando 89 no total). A nota de corte para seu curso foi de 63 pontos.
Na segunda fase, ele afirmou que considerou as provas tranquilas. “A última estava mais difícil que as outras, acabei deixando uma de matemática em branco porque não deu tempo”, afirmou. Mesmo assim, ele espera conseguir uma boa pontuação por causa da nota alta na primeira fase.
Além disso, Carlos passou na UnB no vestibular do meio do ano, mas não conseguiu se matricular porque ainda não havia terminado o ensino médio, e tirou a segunda melhor nota na primeira fase da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Ele ainda vai usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para tentar uma vaga na Universidade Federal do Ceará.
GOSTOU DA NOSSA MATÉRIA? ENTÃO ACESSE O ARCHIMEDES (HTTP://ARCHIMEDES.COM.BR) PARA CRIAR SIMULADOS PERSONALIZADOS, RESOLVÊ-LOS ONLINE E COMPARTILHAR COM SEUS AMIGOS. É GRATUITO!
Autora: Alessandra Tenório

Nenhum comentário:

Postar um comentário