sexta-feira, 17 de agosto de 2012

ELEIÇÕES 2012 - A ELEIÇÃO EM RECIFE E AS PESQUISAS. SENSACIONAL.


Com o resultado divulgado ontem pelo IBOPE, sobre as eleições em Recife, lembrei da eleição em que o Governador Eduardo Campos venceu as eleições, contra Humberto(PT) e Mendonça(DEM), numa reação espetacular nas pesquisas e nas urnas.
Simplesmente foi um resultado histórico.

E agora, Eduardo Campso lança seu candidato, Geraldo Júlio(PSB) e quando muitos acreditavam que não decolaria, taí o homem já empatado com Mendonça Filho, do DEM.
16% a 16%.
Na matéria do blog do Jamildo - Jornal do Comércio - observem o desenrolar das eleições em Recife e façam suas análises.
Siceramente gente, a política não é um caso para cinema?
Justificamos essa pergunta, considerando as surpressas que o eleitorado, de forma implacável, aplica aos candidatos, e ainda quando esse mesmo eleitorado, assimila de forma contundente, as estratégias adotadas por cada grupo político com suas mensagens e propostas.
Tudo indica que o PSB enfrentará o PT no segundo turno em Recife.

Entendo que se Humberto não subir mais alguns pontos, terá que alterar as estratégias e a forma de conversar com o eleitorado, para vencer seu concorrente no 2º turno, principalmente se o concorrente for Geraldo Júlio, do PSB e candidato de Eduardo Campos.
Boa leitura.
_______________________________________________
pesquisa
Ibope: Humberto cai, mas lidera; Geraldo Julio e Mendonça aparecem empatados com 16%; Daniel cresce.
POSTADO ÀS 19:46 EM 16 DE Agosto DE 2012
Na noite desta quinta-feira (16) foi divulgada mais uma pesquisa de intenção de votos do Ibope. Mais uma vez o candidato Humberto Costa (PT) lidera com 32%, apesar de apresentar queda. Quem também caiu foi Mendonça Filho (DEM), que aparece com 16%, empatado com Geraldo Julio (PSB), que segue em crescente. O candidato do PSDB, Daniel Coelho, também cresceu, alcançando os 10%.

Mostrando nova queda, o candidato Humberto Costa (PT) segue liderando as pesquisas. Com 32% das intenções de voto, o petista apresentou queda de 3% (dentro da margem de erro) em comparação com a pesquisa divulgada há 15 dias. Nas duas pesquisas anteriores, nos dias 16 de julho e 3 de agosto, Humberto aparecia, respectivamente, com 40% e 35%.

Quem também apresenta queda é o postulante do Democratas, Mendonça Filho. Tendo alcançado 20% nas duas pesquisas anteriores, Mendonça apresenta queda de 4%, pontuando 16%, empatado com o candidato do PSB.

Na contramão, o candidato Geraldo Julio (PSB) mostrou novo crescimento. O socialista chega aos 16% das intenções de votos, tendo crescido 4% em comparação com a pesquisa de duas semanas atrás. Na primeira avaliação, há um mês, Geraldo aparecia com apenas 5%. A favor de Geraldo também está a baixa rejeição: com 14% das menções, o socialista é o candidato menos rejeitado pela população.

O candidato Daniel Coelho (PSDB) também cresceu. Tendo alcançado 9% e 7% nas pesquisas anteriores, Daniel deu um salto de 3% (dentro da margem de erro) em comparação com a pesquisa de duas semanas atrás, alcançando a casa dos 10% das intenções de votos.

O candidato Esteves Jacinto (PRTB) alcançou os 2% das intenções de voto, enquanto Edna Costa (PPL) e Roberto Numeriano (PCB) apareceram com 1% das intenções. O candidato do PSTU, Jair Pedro, não pontuou. Votos brancos e nulos chegaram a 15%. Não sabem/não responderam chegaram a 8%.

SEGUNDO TURNO - A pesquisa também simulou dois cenários diferentes para o segundo turno. No primeiro, Humberto Costa (PT) apresenta 47% das intenções de voto contra 30% de Mendonça Filho (DEM). No outro cenário o petista chega a 49%, contra 26% de Geraldo Julio (PSB).

Ibope: em simulação de segundo turno, Humberto apresenta larga vantagem sobre Mendonça e Geraldo


REJEIÇÃO - Quando a pergunta é "em quem você não votaria", Mendonça (DEM) lidera as menções. O democrata é o candidato mais rejeitado, com 25% das menções, mesmo número alcançado por Edna Costa (PPL). O democrata é seguido de Humberto Costa (PT), que tem 23% de rejeição.

O candidato do PSTU, Jair Pedro, aparece logo em seguida, com 21% de rejeição. Na sequência, Esteves Jacinto (PRTB) aparece com 19%, Daniel Coelho (PSDB) com 18% e Roberto Numeriano (PCB) com 17%. Geraldo Julio (PSB) é o candidato com menor rejeição, sendo vetado por 14% dos eleitores. 13% dos entrevistados disseram poder votar em todos.

A pesquisa Ibope (registro 00068/2012), encomendada pela TV Globo Nordeste e pela Folha de Pernambuco, foi realizada entre os dias 13 e 15 de agosto e entrevistou 805 pessoas. A margem de erro é de 3%.

Na última pesquisa realizada pelo Ibope, há duas semanas, Humberto Costa (PT) aparecia com 35%, seguido de Mendonça Filho (DEM), que aparecia com 20%; Geraldo Julio (PSB), que tinha 12%; Daniel Coelho (PSDB), que tinha 7%; Esteves Jacinto (PRTB), Edna Costa (PPL) e Numeriano (PCB), que tinham 1%. Jair Pedro não pontuou.

Ibope: Humberto lidera novamente, mas com percentual menor. Geraldo sobe sete pontos


Um mês antes, Humberto aparecia com 40%, seguido de Mendonça Filho (20%), Daniel Coelho (9%), Geraldo Julio (5%), Esteves Jacinto (2%), Edna Costa (1%) e Jair Pedro e Numeriano, que não chegaram a pontuar.
Na pesquisa Ibope. Humberto tem 40% das intenções de voto. Mendonça tem 20%, Daniel 9% e Geraldo 5%

Nenhum comentário:

Postar um comentário