quarta-feira, 14 de setembro de 2011

CULTURA - PRODUTO DO MEIO.

Hoje, li um artigo muito legal, no Jornal Cidade, de 10/09/2011, que é editado em Garanhuns. O título é SINAL DE ALERTA(vida de elefante).

O artigo é de Autor desconhecido.

O autor nos pergunta: Você já observou um elefante no circo? 
Durante o espetáculo, o elefante faz demonstrações utilizando sua imensa força, gigantesca, exigindo do adestrador, muito talento para manter o animal, calmo, obediente, evitando a possibilidade de um acidente.
Pois bem!
Antes da apresentação, o elefante permanece quieto, preso numa corrente, em uma pequena estaca cravada no chão. Ou seja, o grande animal, ali, balançando o corpo o tempo todo, até chegar o momento da apresentação, inconsciente da sua força. 
Que mistério é esse?
É porque na infância, o bicho foi instruido a permanecer preso numa estaca, que lhe mete medo. Não solta-se, por quê acredita que não pode.

Caríssimos e Caríssimas, será que também somos assim, em determinadas situações na vida?
Sim. Triste realidade.
Vivemos acreditando num  montão de coisas negativas.
Acreditamos que não poderemos alcançar sucesso em nossos projetos, que não seremos felizes, que não faremos aquela viagem,  que nossa saúde vai mal, que não conseguiremos aquele emprego..., e por aí vai.

Nos programaram para assim agirmos. Ouvimos tantos "nãos" em nossa infância, adolescência, que nossa mente criou várias "estacas", nos prendendo, impedindo de sermos criativos, inovadores, desbravadores, ativos, nobres.
Até que um dia, sozinhos ou com auxílio da Escola, Pessoas, Movimentos Sociais, nossa Fé, despertamos e "decolamos".
Ao sairmos dessa inércia, é que "cai a ficha": Incrível. Quanto tempo perdido.
Assim meus Irmãos e Irmãs, reflitamos sobre nossas ações.
Será que estamos sendo proativos em nossa comunidade? Em nosso trabalho?
Ou será que estamos sendo uma pedra de tropeço para nós mesmos? Ou pior, na vida de outras pessoas?

Sugiro que urgentemente, quebremos as correntes que nos escravizam, nos tornam omissos, sem visão de futuro. Se não temos coragem para enfrentar desafios, não temos o direito de desencorajar outras pessoas.
Não vamos esperar que o circo da nossa vida pegue fogo, para a partir daí, descobrirmos nossa força e coragem, para avançarmos.
Contamos com Você!
A grande transformação chegará. Está em nossos corações.
Avancemos! Tenhamos Fé! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário