quinta-feira, 13 de outubro de 2011

ADMINISTRAÇÃO - PROGRAMA 5S.

Esse material, encontrei no site da Universidade Federal de Minas Gerais, e também recebemos a colaboração da nossa amiga Crislane, estudante de Administração(FAGA).


Vamos iniciar nossa leitura citando a frase de George Bernard Shaw: 
"É impossível haver progresso sem mudança, e quem não consegue mudar a si mesmo, não muda coisa alguma".

Já conhecemos o programa 5S, vivenciamos diariamente esse aprendizado, essa prática e posso afirmar, da importancia para a organização do trabalho e o crescimento da produção.
Com a aplicação do 5S, conseguiremos ser mais objetivos, diretos, atingiremos os resultados esperados, com mais rapidez e melhor qualidade.
As orientações do programa 5S, podem ser utilizadas em nosso dia a dia, em casa, ou no ambiente de trabalho.
O Programa 5S, foi criado por volta de 1950, no Japão, logo após a 2ª guerra mundial, pela necessidade de organizar seu Povo, retomar suas atividades, planejar o trabalho, e com muita determinação, aplicar o Programa 5S e outras estratégias, para tornar-se uma grande Potência Mundial.
Assim, apresentamos os 5 sensos de utilização, para nossa leitura, reflexão e aplicação.
OS SENSOS DA TEORIA E NA PRÁTICA
Senso de Utilização (Seiri):
Teoria:
Consiste em manter somente os objetos (e informações) estritamente necessários no local de trabalho.
Principais benefícios: liberação de espaço; melhor controle e eliminação de materiais desnecessários; redução no tempo de procura dos objetos de trabalho; reposição e realocação mais rápida dos materiais (reaproveitamento por outra áreas).
Prática:
Móveis, máquinas, equipamentos, materiais, etc: A quantidade de móveis, máquinas, equipamentos, utensílios, e materiais de escritório (estocados ou no local de trabalho), deve ser compatível com a quantidade da força de trabalho (empregados, terceirizados e estagiários) ou necessidade da área, bem como não haver no ambiente objetos passíveis de descarte ou móveis novos, ainda não instalados, devido à ausência de Ordem de Serviço.
Senso de Ordenação (Seiton):
Teoria:Consiste em deixar as coisas no lugar certo e devidamente identificados, para achá-las fácil e rapidamente.
Principais benefícios: rapidez e facilidade na busca de objetos e documentos; controle sobre as necessidades individuais para o melhor desempenho de suas funções;redução de acidentes; facilidade de comunicação entre os integrantes do processo e controle das atividades e boa apresentação do local de trabalho.
Prática:
Local de guarda:
As áreas devem, a seu critério, primeiramente eleger os locais adequados para guarda de pastas, caixas de arquivo, material de escritório, móveis/equipamentos, coletores da Coleta Seletiva Solidária, objetos pessoais, etc.
Explicando:
1) As áreas não devem manter objetos pessoais fora de local de guarda específico;
2) As pastas e caixas de arquivo deverão ser guardadas em local identificados,em geral armários ou prateleiras (a fim de facilitar a busca);
3) Materiais de limpeza e escritório deverão possuir local de guarda específico.

Senso de Limpeza (Seiso):
Teoria:
Consiste em eliminar todo e qualquer traço de sujeira ou danificação, bem como as fontes de sujeira.
Principais benefícios: ambiente de trabalho mais agradável; redução de acidentes;eliminação dos desperdícios; maior controle sobre o estado de conservação/contaminação do produto e melhores condições de realização dos serviços.
Prática:
Limpeza e Conservação:
As áreas devem zelar pela limpeza e conservação de todos os itens constantes do local de trabalho, desde as paredes e tetos, até as pessoas da força de trabalho. De um modo geral será avaliado o nível de limpeza e conservação do ambiente (piso,paredes, portas, janelas, luminárias, banheiros*, copa, etc) e dos equipamentos e utensílios (móveis, máquinas, persianas, equipamentos, telefones, etiquetas, pastas e caixas de arquivo).
Em resumo, deve-se manter a área limpa e conservada, bem como, quando necessário, providenciar os reparos no ambiente.

Senso de Saúde (Seiketsu):
Teoria:
Manter todas as condições de trabalho favoráveis à saúde física e mental.
Principais benefícios: melhoria no ambiente de trabalho, no relacionamento entre os funcionários, do nível de satisfação, motivação e comprometimento do pessoal e melhor saúde física e mental.
Prática:
A área deve gerenciar as questões relativas à saúde, segurança e ambiente de trabalho favorável. A fim de garantir a segurança da força de trabalho, colaboradores, clientes, fornecedores, etc, a área deve garantir a manutenção dos itens de segurança (corrimão, extintores, mapa de risco*, etc) e eliminar os itens com potencial risco de acidentes (fios pelo chão ou descascados, tomadas descobertas, piso irregular, etc).
Por fim, será avaliado as condições gerais do ambiente de trabalho, como: espaço físico, temperatura, iluminação, água tratada, ruído, etc.
Senso de Autodisciplina (Shitsuke):
Teoria:
Consiste em ter todos os funcionários comprometidos com o cumprimento das normas, padrões técnicos e metas da Organização, buscando a melhoria contínua, tanto pessoal quanto organizacional.
Principais benefícios: extensão dos demais sensos para todos os processos daorganização e busca da excelência através da não aceitação do erro e da melhoria contínua pessoal e organizacional.

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