terça-feira, 15 de janeiro de 2013

SAÚDE - VOCÊ SABE APLICAR O PROTETOR SOLAR? MESMO?! NÃO É BEM DAQUELE JEITO.

Imagem: Google
Agente quando está na praia, piscinas, passeios, ou até mesmo no trabalho, expostos ao sol, ou até mesmo com o tempo nublado, em altas temperaturas, aplicamos nosso protetor solar, alheios aos riscos que corremos, por causa da falta de conhecimento.
Na maioria das vezes, algumas partes do corpo, permanecem sem qualquer proteção, como as orelhas e os pés, por nosso descuido.
 
Na matéria do Jornal do Comércio, observe detalhes na maneira correta de utilizar esse acessório. De precinho salgado, mas necessário.
_______________________________________________
Questão de pele
Dicas práticas para o uso dos filtros solares neste verão.
Publicado em 14.01.2013, às 08h18
 
Por Cláudia Magalhães
O verão chegou este ano com muita força e com muito calor! Esta é a época do ano que, com certeza, as pessoas se expõem mais ao sol e, sendo assim, têm a sua pele mais sujeita aos danos causados pelas radiações Ultravioletas (UV).

Ainda existem muitos mitos e muitas dúvidas em relação à forma correta de utilizar os filtros ou protetores solares. Para começar, não existem bloqueadores do sol. Todos os produtos disponíveis no comércio são capazes de diminuir a ação danosa da radiação UV sobre a pele. Então, vamos aqui enumerar algumas dicas práticas para facilitar o seu uso e, dessa maneira, poder curtir toda a boa energia do sol deste verão!

» Os protetores solares devem ser colocados 15 a 20 minutos antes do início da exposição ao sol porque esse é o tempo que eles começam a agir na pele.

» A quantidade ideal para se aplicar os filtros solares na pele antes de ir à praia ou à piscina é: uma colher de chá para o rosto; uma colher de sopa para a parte anterior do tronco e a mesma quantidade para a sua parte posterior. Para os braços ou pernas, uma colher de sopa também para cada uma destas áreas é o mais recomendável.

» Apesar de muitos filtros apresentarem nos seus rótulos uma duração de ação entre 4 até 8 horas, o ideal é que eles sejam reaplicados a cada 2 horas, na mesma quantidade acima sugerida. Por outro lado, após uma transpiração excessiva ou um mergulho, se torna obrigatório a sua reaplicação.

» O FPS (Fator de Proteção Solar) diz respeito somente à proteção em relação à radiação ultravioleta B (UVB). A afirmação de que os filtros com FPS maiores do que 30 não apresentam nenhuma vantagem é falsa! A proteção conferida pelos FPS 15 é de 92%; a dos FPS 30 é de 96% e a dos FPS 60 é de 98%. A diferença entre esses números é pequena, mas ela se torna enorme na medida em que as exposições ao sol são muito grandes e prolongadas durante todo o verão.

» Como não existe um consenso mundial em relação à proteção contra a radiação ultravioleta A (UVA), para se ter certeza de que o filtro solar a ser usado realmente protegerá de forma adequada tanto contra as radiações UVA, bem como contra as radiações UVB, existe nos seus rótulos as especificações: Alta Proteção ou Muito Alta Proteção ou ainda Extrema Proteção. Na visualização dessas expressões, teremos a segurança de estarmos diante de um filtro solar de boa qualidade.

» Nos dias nublados ou chuvosos, o uso dos filtros solares não está absolutamente dispensado. Muito pelo contrário, pois as radiações UVA e UVB são da mesma maneira, muito lesivas à pele.

» As áreas como a nuca, orelhas, dorso das mãos ou dos pés ou mesmo a região posterior das pernas são, com freqüência, esquecidas de serem abrangidas na aplicação dos protetores solares. A atenção a todas as partes do nosso corpo deve ser exatamente igual.

Agora você está munido de informações fáceis, porém práticas para curtir um verão maravilhoso!
*As colunas assinadas não refletem, necessariamente, a opinião do NE10

Nenhum comentário:

Postar um comentário