segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

CULTURA - MUITOS, MUITOS LIVROS, BONS E BARATOS.

É um dos locais que mais gosto de visitar, nas poucas idas ao Recife. Gosto demais de ir ao Sebo, lá no centro. Já comprei vários Livros Escolares, Romances, DVDs, tudo bem novinho e por um preçinho jóia. Vejam a matéria encontrada no Jornal do Comércio. Demais... 
_______________________________________________________________________
Sebo - O universo das prateleiras da Livraria  
Publicado em 19.12.2011, às 16h12
92460a60111a054d6710660566406be3.jpg
De best-sellers a livros raros, já esgotados ou autografadas, sebo da Rua da Matriz é um dos mais antigos do País. - Vanessa AraújoEspecial para o NE10.
 
Os mais de 100 mil volumes distribuídos nas prateleiras do imóvel 22 da Rua da Matriz, na área central do Recife, são apenas parte de um império construído com base nos livros. Lá funciona a filial da Livraria Brandão, o maior sebo da capital pernambucana em número de exemplares e também um dos mais antigos do País. Um lugar onde é possível encontrar de best sellers a obras com edição única. É por causa dessa variedade que o sebo consegue ter um público que varia de estudantes a pesquisadores experientes.

Atualmente, a Livraria Brandão possui matrizes em Salvador e em São Paulo. Os três estabelecimentos são administrados pela família Brandão, sob comando do patriarca, Eurico. Nos meados dos anos 50, Eurico Brandão, nascido no Sertão do Pajeú, se mudou para o Recife e começou a vender livros. Hoje, com 82 anos, se divide entre os três sebos que fundou e cuida deles com ajuda dos filhos.

Orgulhosa, a filha Marta fala sobre o amor do pai pelos livros. "Meu pai só estudou até a 4ª série, mas é um autodidata. Aprendeu com os livros a falar Inglês, Alemão e Francês. E ainda é capaz de dar aulas", conta. Marta Brandão, 50, e o marido, Carlos Rogério Costa, 62, são responsáveis pelo sebo localizado no Recife.
No térreo do prédio, estão organizados os exemplares de História, Política, Filosofia, Psicologia, Sociologia, Educação, Exatas e religiões de origem africana. Todos eles estão catalogados na Internet. Já no 1º andar, são dispostos os livros de Jornalismo, Publicidade, Comunicação, Direito, Teatro, Religião, Ocultismo e áreas técnicas, como Medicina, ainda em fase de cadastramento. Informática foi tirada da lista devido às constantes atualizações das edições. Os mais procurados, a exemplo das obras de Sidney Sheldom e Nora Roberts, costumam ficar no térreo para facilitar a busca. No entanto, é na entrada da livraria que ficam os tesouros do lugar. As raridades ficam expostas para chamar atenção de quem passa, mas são protegidas por uma vitrine de vidro.

Entre as obras raras presentes na Livraria Brandão, estão dois volumes de uma Bíblia Sagrada francesa, que contém ilustrações do pintor Gustavo Doré. Os livros são datados de 1893 e custam R$ 3.500. "São os nossos exemplares mais caros", diz Carlos Rogério, que, contrariando o senso comum, é um vendedor de livros que pouco lê. A justificativa é a falta de tempo, já que é preciso dar conta de todo o material que chega, separá-lo em uma categoria e ainda atender aos clientes - tanto os que frequentam a livraria quanto os que realizam as compras virtualmente.

A Livraria Brandão tem cadastro no portal Estante Virtual e no Livronauta, ambos destinados à venda online de livros. Coletâneas como a "História da Companhia de Jesus no Brasil" ou exemplares como a "História Ferroviária do Brasil" – raros exemplares - também estão no acervo da livraria.

O acervo é abastecido tanto por livros individuais quanto por bibliotecas inteiras. "Às vezes, as pessoas ligam e a gente vai até lá. Muitas vezes, compramos a biblioteca inteira. Como os livros usados circulam o ano todo, as vendas são relativas. Podem variar de um livro num dia a dez livros nesse mesmo período", explica Marta Brandão. Na Livraria Brandão, os preços dos livros são calculados levando em conta três fatores principais: tradução, edição e conservação. Esse último, segundo Marta, é o mais determinante para fazer o preço de um livro ser elevado ou diminuído.
Serviço: Rua da Matriz, 22, Boa Vista, Recife. Fone: 3222.4171

Nenhum comentário:

Postar um comentário