sábado, 10 de dezembro de 2011

ECONOMIA - INCENTIVOS: ENTENDER É PRECISO.

Entendam melhor o título dessa postagem, lendo a matéria do Diário de Pernambuco. Observemos que os incentivos estão aí,  mas quem dá o incentivo, deve preocupar-se com crescente endividamento das Famílias.
Leiam e entendam.
_______________________________________________
 Pesquisa da Fecomércio aponta que pernambucano está endividado. Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
10/12/2011 | 10h03 | Economia
Para alavancar a economia na reta final do ano, o governo lançou há uma semana um pacote de incentivos para estimular o consumo. Na lista de bondades, constam redução de imposto para a linha branca e no empréstimo pessoal. Quais os efeitos dessas medidas nas vendas de fim de ano? O comércio terá um bom Natal, mas as ações do governo podem ter um impacto aquém do imaginado, segundo pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE). Isso porque o nível de endividamento dos consumidores pernambucanos já está muito alto, atingindo uma média de 83% dos entrevistados.
O governo começou o ano apertando o crédito, por conta do aumento da inflação. Agora, temendo que a crise internacional afete o crescimento do país, tenta estimular os financiamentos. Mas, para o consultor das Fecomércio-PE, Luiz Kehrle, o crédito tem poucas condições de crescer agora, devido ao alto grau de endividamento. “ Ele cresceu muito rápido nos últimos anos e não foi possível selecionar bem os seus tomadores. Com isso, o endividamento e a inadimplência aumentaram muito. Um terço da renda das famílias já está tomada por dívidas. Nesse contexto, é difícil alcançar uma forte expansão nas vendas através de uma medida creditícia”, comenta ele.
A Fecomércio ouviu 2.434 consumidores da Região Metropolitana do Recife, Caruaru, Petrolina, Garanhuns e em Santa Cruz do Capibaribe e identificou que grande parte dos pernambucanos contraiu dívidas em 2011. Na Região Metropolitana do Recife e em Garanhuns, esse endividamento está um pouco maior que a média do estado, passando de 88%. Mas, em todas as outras cidades, o índice ficou acima de 80% (exceto em Santa Cruz do Capibaribe). Outro dado mostra que em todas as classes de renda o percentual de endividados é alto, e mesmo na classe A-B, a menos endividada, o percentual se aproxima de 80%. Na baixa renda, os devedores ultrapassam um total de 82%.
Uma outra pesquisa realizada pela Fecomércio-PE neste mês, também apontou que 51% dos consumidores irão usar o décimo terceiro para pagar dívidas. No entanto, o comércio deve ter boas vendas neste Natal. A entidade estima aumento no faturamento de até 5% em relação a 2010.
Por Mirella Falcão, do Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário