terça-feira, 6 de dezembro de 2011

INVESTIMENTOS - ENERGIA EÓLICA.

Resolvi publicar essa matéria encontrada no Jornal do Comércio, por quê já ouvi comentários que uma Empresa do Estado da Bahia, tinha manifestado interesse em explorar Energia Eólica, aproveitando a topografia favorável para esse fim, em nosso Município.
Não sei qual a posição atual sobre o investimento em nossa região, mas é um assunto bem interessante, afinal representa um segmento para sustentabilidade do nosso Planeta e, ocorrendo o investimento, gerará empregos para nosso Povo.
Vamos à leitura.
_______________________________________________
Estado está a um passo de poder gerar energia eólica made in PE.
POSTADO ÀS 14:45 EM 06 DE Dezembro DE 2011
Foto: Roberto Pereira/SEI/Divulgação

A partir de janeiro de 2013, Pernambuco estará produzindo todas as peças necessárias para a geração de energia eólica. O Governo do Estado assinou nesta terça-feira (6) o protocolo de intenções com a francesa Eolice que, num convênio com a dinamarquesa LM Wind Power, produzirá pás para turbinas eólicas.

O investimento é de R$ 100 milhões e as obras no terreno de 25 hectares começam em junho do próximo ano.

Pernambuco é o primeiro Estado brasileiro que já produz torres, flanges (elementos que unem dois componentes de um sistema de tubulações), geradores e pás. Já estão instaladas a Impsa, fabricante de geradores e a RM Eólica, fabricante de torres. A Iraeta, empresa que produzirá flanges, está em construção.

Para o governador Eduardo Campos (PSB), essa é uma oportunidade para cuidar da matriz energética do Brasil. "Há um grande potencial eólico já descoberto em nossa região e há pesquisas de jazidas de ventos em alturas maiores que 100 metros", revelou o governador. "Temos potencial de quase duas (usinas hidrelétricas) Itaipus em energia eólica no Nordeste", afirmou, lembrando que hoje mais de 70% da energia consumida no País vem de hidrelétricas.

A expectativa é que 1.500 empregos diretos sejam gerados pela indústria. "Essa indústria será de alto valor agregado e importante geradora de empregos. Está totalmente em sintonia com o movimento global de energia limpa", salientou Romualdo Monteiro, dirigente da Eolice. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário