quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

ESPORTES - SANTOS VENCE E TÁ NA FINAL.

Ontem o Santos/BRA, eliminou o clube representante do Japão, o Kashima Reysol. Veja mais detalhes sobre a partida, que por sinal têve 3 golaços marcados pelos Brasileiros. E o gol de Neymar foi um absurdo.
Confira na excelente reportagem do blog do torcedor, Jornal do Comércio.
_______________________________________________
SANTOS 3 x 1. FOI UM BANHO DE BOLA, UM SHOW BRASILEIRO.
Foi frustrante para milhões de brasileiros ligar a televisão aberta na manhã desta quarta-feira e não encontrar um canal transmitindo o jogo de estreia do Santos no Mundial de Clubes da Fifa. Para a infelicidade de muitos admiradores do futebol, a Rede Globo decidiu exibir apenas no estado de São Paulo a partida contra o Kashiwa Reysol, vencida por 3 a 1 pelo alvinegro bicampeão do mundo em 1962 e 1963. Como justificar isso a um admirador do esporte mais popular do mundo, um dos elementos mais marcantes na tradição cultural no Brasil?

A maioria dos brasileiros, neste dia incomum, pode ver o astro Neymar, na televisão aberta (concessão pública), apenas em comerciais (já são oito marcas que o patrocinam, de desodorante à fabricante de produtos eletrônicos), mas não pode vê-lo atuando em uma partida de futebol inteira. Para que 90 minutos? Satisfaçam-se com uma matéria de dois minutos e meio e outros pequenos flashes.

Em nome de seus interesses comerciais, a Rede Globo desprezou o interesse do brasileiro pelo futebol. A empresa entende que é o melhor para si. Obviamente, ela tem motivos para acreditar nisso. Podemos imaginar alguns deles. Certamente, cancelar a programação nacional (o programa de Ana Maria Braga) implicaria prejuízo financeiro devido a perda de anúncios. Quem sabe o problema era que a partida iniciou às 8h, horário comercial, período em que a grande maioria dos telespectadores são mulheres, e o público que assiste a futebol é predominantemente masculino (e, se a mulher ligar a telinha e não ver o Louro José pode mudar para os programas de conteúdo semelhante que passam nas emissoras concorrentes). Talvez o jogo não fosse tão importante para o público, pois o Santos não tem uma das maiores torcidas do Brasil, e o Kashiwa Reysol tem pouquíssima expressão internacional. A empresa pode ter pensado que o importante seria apenas o jogo contra o Barcelona, no domingo
(este tem transmissão garantida). Ou que era melhor deixar o jogo passando apenas em seu canal na televisão fechada, o SporTV, que poderia ter um acréscimo importante na audiência; nesse caso, a pessoa poderia ver o jogo também no BandSports, no Esporte Interativo ou em algum site que transmitisse o sinal de algum dos canais.

Mas a questão não passa só por isso. Há outros motivos que justificariam o "sacrifício" de transmitir o Santos. Primeiro, é preciso demonstrar a importância do jogo. O Santos tem as duas maiores revelações do futebol brasileiro nos últimos anos — Neymar, o jogador mais valioso do País, e Paulo Henrique Ganso. A equipe tem tradição em Mundiais de clube, iniciada com dois títulos conquistados por Pelé. O brasileiro esperou durante todo o segundo semestre para ver os campeões da Libertadores voltarem a jogar para valer, pois a equipe estava claramente desmotivada durante o Brasileirão. Todos (no mundo) querem ver Neymar dar o seu máximo. Este Mundial é uma ocasião especial. Quem gosta de futebol iria buscar ver o jogo independentemente do time pelo qual torça. Sobre o público feminino, é bom lembrar que os meninos da Vila também encantam garotas, que gritam por Neymar. Além do que, nesta época do ano, a maioria dos estudantes — do Ensino Infantil ao Universitário — está de férias.

Indo para a questão comercial, este é um bom momento para fortalecer a marca Neymar. Faz-se isso fortalecendo o ídolo esportivo que ele é. E tanto mais ele será ídolo quanto for visto mostrando todo o seu potencial. Dessa forma, pode gerar acordos mais vantajosos de patrocínio. Os patrocínios são importantes não só para os clubes, como também para os veículos de comunicação, que vendem cotas a anunciantes e com elas pagam por campeonatos, por isso é fundamental manter os seus astros em evidência. A Rede Globo detém dos direitos de transmissão do Campeonato Paulista, do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores da América, três competições que o Santos disputa.
Se o Santos perdesse do Kashiwa, o público que durante meses viu matérias no Globo Esporte falando do Mundial iria deixar de ver o único jogo do time de Neymar porque a Globo não quis mexer em Ana Maria Braga. Programas que têm em comum apenas o penteado do protagonista.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário