segunda-feira, 8 de outubro de 2012

CULTURA - PERCEPÇÃO.

Você percebe as imagens? Você  percebe o tempo em sua vida?
O texto a seguir, intitulado PERCEPÇÃO, foi enviado por  João Otoniel.
João é filho de Otoniel Duda e Vanete Bezerra, todos filhos de Paranatama.
Bons textos proporcionam uma boa leitura e reflexão profunda e forte.
João é professor da Rede Estadual de Ensino, trabalha na Escola Gerônimo Gueiros, em Garanhuns.
Valeu João!
Esse espaço encontra-se aberto para divulgação de mensagens com essa qualidade.
Boa leitura a todos.
________________________________________________
Percepção (João Otoniel)

De repente você percebe que algo mudou e que tempo que é um grande companheiro da esperança que é o alimento da alma, e de repente as coisas começaram a acontecer, o povo começou a sorrir e aos poucos você percebe que a situação é outra.
 
Essa tal esperança, palavra tão distante dos nossos ouvidos passou a ter uma participação maior no nosso vocabulário diário. Mas como a esperança veio e ficou mais presente outra passou a ser esquecida que é a tal da “memória”.
Essa parece que ficou encolhida: ou por falsas ideologias e moralismo ou por mera hipocrisia.
 
O povo tão nobre da nossa cidade num passado não tão longínquo foi abusado por políticos que pareciam ter saído dos quartéis da ditadura militar. Tratando o povo de forma despótica onde a população era abusada e ferida nos seus direitos e no mais íntimo do seu ser, ferindo o que mais o povo simples valoriza; o orgulho próprio.
Quantos não morreram desejando explodir e dizer: - eu quero uma Paranatama livre dessa opressão, dessa exploração e de tanta maldade. Mas quedaram, pereceram e não tiveram forças para reagir a tanta exploração e tanta manipulação.

Mas algo diferente aconteceu, o povo ergueu a cabeça. E resolveu agir utilizando a mais forte arma do povo: o voto e exercendo a sua democracia, essas pessoas não se veem em assembleias nem nos conchavos políticos, mas perceberam que algo poderia ser feito.
E da política anterior onde só conheciam promessas vãs, medíocres, covardes. Promessas que comprometeram o seu tempo, o seu presente, o seu sonho, viram-se diante de um dilema. Mudar ou continuar nesse sistema.

Há quase 4 anos atrás essa vitória foi conseguida, a história foi reconstruída e um novo governo foi erguido. Era o início da reconstrução da nova Paranatama, que se erguia tão frágil, tão decadente e tão humilhada para um novo patamar, o risco foi grande e os frutos estão sendo colhidos, mas ainda é pouco, mas as mudanças são visíveis.
 
Já dizia o ditado: “O pior cego é aquele que não quer enxergar”, as mudanças são evidentes.
 
Mas é preciso fazer mais, ter mais energia e vigor nas decisões, talvez o povo tenha se acostumado com a acomodação criada por décadas e se contentem com o que já foi feito ou com o que tem, mas é preciso mais, ter ambição e visualizar nossa cidade em um nível jamais visto antes.
Mas como?
A resposta está na continuidade do que já foi feito, chega de apatia e de falsas convicções, vamos viver o novo. Pernambuco é um dos estados mais prósperos do país e nossa cidade quer pegar carona nessa evolução, então chega de resgatar o passado de tanta insatisfação, é tempo de evoluir de crescer e aparecer.

"Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças"
Charles Darwin "


Nenhum comentário:

Postar um comentário