terça-feira, 11 de dezembro de 2012

CULTURA - ARIANO SUASSUNA: MOVIMENTO ARMORIAL.

Imagem de Movimento Armorial: google
Tem uma vinheta apresentada pela Rede Globo, aonde Ariano Suassuna fala sobre o Movimento Armorial, sua existência e objetivos, disciplinando a Cultura Nordestina.
 
Na internet, encontramos vários artigos e entrevistas de Ariano Suassuna e outros artistas, nos orientando e incentivando à conhecermos e divulgarmos o Movimento Armorial.
Preferi destacar o material encontrado na wikipédia.
 
Saber mais, pesquisar, observar Ariano Suassuna, é divertido, nos enobrece. 
Quantas pessoas assistiram o Alto da Compadecida, duas, três vezes, mais e mais?
Quem já assistiu as Aulas espetáculo do mestre Ariano?
Paranatama foi contemplada com esse show sensacional, no inicio do Governo de Zé Teixeira.
Foi uma noite inesquecível, um fato marcante.
Um artista de altíssima qualidade em nossa Terra.
Sem dúvidas, muita LUZ e SABER para o nosso Povo, nossa Terra. 
Agora vamos ao texto escolhido sobre Movimento Armorial.
Boa leitura.
______________________________________________
Imagem: Google
  
Movimento Armorial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Movimento Armorial foi uma iniciativa artística cujo objetivo seria criar uma arte erudita[1] a partir de elementos da cultura popular do Nordeste Brasileiro. Um dos fundadores e diretores foi o escritor Ariano Suassuna.[2] Tal movimento procura orientar para esse fim todas as formas de expressões artísticas: música, dança, literatura, artes plásticas, teatro, cinema, arquitetura, entre outras expressões.
"A Arte Armorial Brasileira é aquela que tem como traço comum principal a ligação com o espírito mágico dos "folhetos" do Romanceiro Popular do Nordeste (Literatura de Cordel), com a Música de viola, rabeca ou pífano que acompanha seus "cantares", e com a Xilogravura que ilustra suas capas, assim como com o espírito e a forma das Artes e espetáculos populares com esse mesmo Romanceiro relacionados". Ariano Suassuna, Jornal da Semana, Recife, 20 maio 1975.
O Movimento Armorial surgiu sob a inspiração e direção de Ariano Suassuna, com a colaboração de um grupo de artistas e escritores da região Nordeste do Brasil e o apoio do Departamento de Extensão Cultural da Pró-Reitoria para Assuntos Comunitários da Universidade Federal de Pernambuco.
Teve início no âmbito universitário, mas ganhou apoio oficial da Prefeitura do Recife e da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.
Foi lançado oficialmente, no Recife, no dia 18 de outubro de 1970, com a realização de um concerto e uma exposição de artes plásticas realizados no Pátio de São Pedro, no centro da cidade.
Seu objetivo foi o de valorizar a cultura popular do Nordeste brasileiro, pretendendo realizar uma arte brasileira erudita a partir das raízes populares da cultura do País.
Segundo Suassuna, sendo "armorial" o conjunto de insígnias, brasões, estandartes e bandeiras de um povo, a heráldica é uma arte muito mais popular do que qualquer coisa. Desse modo o nome adotado significou o desejo de ligação com essas heráldicas raízes culturais brasileiras.
Uma grande importância é dada aos folhetos do romanceiro popular nordestino, a chamada literatura de cordel, por achar que neles se encontra a fonte de uma arte e uma literatura que expressa as aspirações e o espírito do povo brasileiro, além de reunir três formas de arte: as narrativas de sua poesia, a xilogravura, que ilustra suas capas e a música, através do canto dos seus versos, acompanhada por viola ou rabeca.
São também importantes para o Movimento Armorial, os espetáculos populares do Nordeste, encenados ao ar livre, com personagens míticas, cantos, roupagens principescas feitas a partir de farrapos, músicas, animais misteriosos como o boi e o cavalo-marinho do bumba-meu-boi.
O mamulengo ou teatro de bonecos nordestino também é uma fonte de inspiração para o Movimento, que procura além da dramaturgia, um modo brasileiro de encenação e representação.
Congrega nomes importantes da cultura pernambucana. Além do próprio Ariano Suassuna, Francisco Brennand, Raimundo Carrero, Gilvan Samico, Géber Accioly entre outros, além de grupos como o Balé Armorial do Nordeste, a Orquestra Armorial de Câmara, a Orquestra Romançal e o Quinteto Armorial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário