quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

ATUALIDADES - PAPA BENTO XVI SE DESPEDE DO POVO.

O Povo Católico em todo o Mundo, está ciente que amanhã será o último dia do Papa Bento XVI, como líder da Santa Igreja.
A partir de então, iremos acompanhar a escolha de um novo líder.
 
Estamos unidos em orações, rogando ao nosso Deus, que Bento XVI siga seu caminho, com saúde e paz.
Que o espírito Santo ilumine os Cardeias, que farão a escolha do novo Papa.
 
Aguardaremos felizes, pois entendemos e cremos na grandeza da Igreja Católica e do preparo dos seus Líderes.
 
Mais detalhes na matéria do Jornal do Comércio.
______________________________________________
Internacional // Vaticano
Papa Bento XVI é aclamado pelo público em última audiência.
Publicado em 27.02.2013, às 11h10 

e343e625e9c60dd905236d5c4ab132a6.jpg
Diante de quase 150 mil pessoas que aplaudiam e seguravam bandeiras e cartazes com a palavra "obrigado" em todas as línguas
Foto: AFP                           

 
Às vésperas da renúncia histórica, Bento XVI foi aclamado por uma multidão calorosa nesta quarta-feira (27). Ao longo de uma despedida emocionante, ele garantiu que "Deus não deixa afundar o barco" da Igreja.

Diante de quase 150.000 pessoas que aplaudiam e seguravam bandeiras de diversos países e cartazes com a palavra "obrigado" em todas as línguas, Joseph Ratzinger evocou "as águas agitadas" de seus oito anos de pontificado.

Por ocasião de sua última audiência pública, ele também expressou confiança na Igreja e nos fiéis que encontrou nos cinco continentes, a quem agradeceu em diversas línguas, do português ao árabe, do italiano ao polonês.

"Estou muito comovido e vejo a Igreja cheia de vida", disse várias vezes, em resposta às aclamações da multidão que gritava seu nome em italiano, "Benedetto, Benedetto!"

Durante o pontificado, reconheceu, fazendo alusão aos escândalos e controvérsias (pedofilia e Vatileaks, especialmente), "houve também momentos nada fáceis, nos quais as águas estavam agitadas e o vento contrário, como em toda a história da Igreja, e o senhor parecia dormir".

"Mas eu sempre soube que o barco da Igreja não é meu, não é nosso, mas é Seu barco e ele não o deixa afundar", disse.

"Deus guia sua Igreja, a apoia sempre e também nos momentos difíceis. Não percamos nunca esta visão da fé", insistiu numa última recomendação, pedindo que 1,2 bilhões de católicos rezem pelos cardeais que vão eleger seu sucessor em conclave no próximo mês.

O Papa falou sobre a decisão de renunciar, que nem sempre foi bem compreendida, até mesmo por católicos.

"Amar a Igreja significa também ter coragem de fazer escolhas difíceis", disse, declarando-se "consciente da gravidade e da novidade de sua decisão".

"Eu não vou voltar à vida privada, a uma vida de viagens, de encontros, de recepções, de conferências, etc...Eu não abandono a cruz, mas fico de uma nova forma perto do Senhor crucificado.
 
Eu não assumo mais o poder da responsabilidade do governo da igreja, mas continuo no serviço da prece. São Bento (fundador da grande ordem contemplativa dos beneditinos), cujo nome eu trago como papa, me trará um grande exemplo", disse.

Antes da audiência ele fez uma volta pela majestosa Praça de São Pedro no papa-móvel sem cobertura. Ele pareceu frágil e curvado, mas sorridente e emocionado, prestes a completar 86 anos, nesta que foi sua 348ª e última audiência geral. Ele parou várias vezes ao logo do caminho para beijar bebês e crianças.

Na quinta-feira, Joseph Ratzinger deixará o Vaticano, sem cerimônia, para se retirar sob o título de "Sua Santidade Bento XVI, papa emérito", e seguirá para a residência de verão de Castelgandolfo. Depois ele deve ficar em um mosteiro, longe dos olhos do mundo, na colina do Vaticano.

Com uma simplicidade correspondente a seu temperamento, o papa encerra suas funções na quinta-feira às 16h00 de Brasília. Nenhuma cerimônia foi prevista.
Fonte: AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário