quinta-feira, 12 de abril de 2012

ATUALIDADES - CAVALOS COM GRIPE.

Matéria encontrada no Folha de Pernambuco, alerta para surto de Gripe em cavalos(equinos), em Pernambuco.
Em nossa região, é grande  a quantidade de sitios, fazendas que possuem cavalos e éguas. Acho que os proprietários desses animais, de vez em quando, devem levar os animais à um Veterinário.
Mais informações sobre tratamento dos animais, visitem o site www.clubedohipismo.com.br . 
Boa leitura.
______________________________________________
EQUINOS
Cavalos são atingidos por surto de gripe em Pernambuco.
Animais sofrem com tosse, corrimento nasal e indisposição.

Com a proximidade do inverno os cavalos também têm sido vítimas de um surto chamado gripe equina, que tem se alastrado de forma alarmante nos estados de Pernambuco e da Paraíba. Criadores e veterinários confirmam, na prática, os prejuízos da enfermidade.
A doença não é transmitida para humanos, mas, entre os equinos, o contágio é fácil de acontecer em momentos de atividades coletivas, como beber água, pastar, dormir e até em vaquejadas. O vírus é transmitido através do compartilhamento de secreções, como acontece entre os humanos.
Em geral, o cavalo sofre com tosse, corrimento nasal, inchamento da região mandibular e indisposição. Se não for tratado, o quadro pode se agravar para uma pneumonia e levar o animal a óbito.
A doutora Amanda Cavalcanti alerta para a vacinação frequente dos equinos. "É normal que os cavalos participem de vaquejadas. Mas muitos criadores acabam sendo negligentes com a prevenção, que deve ser feita anualmente", lembra.
Cavalos jovens e idosos são os mais atingidos. A medicação, geralmente, dura de três a cinco dias.
load

Nenhum comentário:

Postar um comentário