sexta-feira, 20 de abril de 2012

ECONOMIA - AÇÕES CONTRA A SECA.

O Governo do nosso Estado, por sinal uma das melhores gestões em todo o Brasil, apresentou plano estratégico para o Combate ostensivo contra a Seca.
A seca está mexendo com toda a população. Comércio parado, agricultura prejudicada, bacia leiteira com produção em alerta e mais outros fatores negativos aflorando os nervos de todos.
Há vários meses não chove um vólume considerável, que encha barreiros e açudes e o pior. Quase não há mais ração para os animais.
Maiores detalhes na matéria do Jornal do Comércio.
Boa leitura.
_______________________________________________
Política // Pernambuco
Governador reúne equipe para definir ações de combate à seca.
Publicado em 20.04.2012, às 21h29
Do NE10
O governador Eduardo Campos se reuniu na tarde desta sexta-feira (20) com os secretários das pastas da Agricultura, Meio-ambiente, Direitos Humanos e Planejamento e Gestão, além de representantes da Coordenadoria de Defesa Civil do Estado (Codecipe), para debater a seca que atinge principalmente o Agreste e o Sertão pernambucanos.

Na pauta, as autoridades discutiram um roteiro de medidas emergenciais que serão realizadas pelo Governo do Estado e elaboraram um plano estruturante que será entregue à Presidenta Dilma Rousseff na próxima segunda-feira (23), em Aracaju, durante a reunião dos governadores do Nordeste.

Segundo o último balanço da Codecipe, 22 cidades do Sertão e outras sete do Agreste estão sendo afetadas pela estiagem, atingindo cerca de 300 mil pernambucanos.

Entre as medidas emergenciais que já estão sendo tomadas pelo Estado estão a perfuração de mil poços artesianos e o reforço no abastecimento de água das cidades através dos carros-pipa. Também serão criados dez comitês regionais para ajudar na identificação de pontos de disponibilidade de água.

Na reunião da próxima segunda-feira (23), Eduardo Campos deve propor a criação de uma linha de crédito de custeio emergencial para a atividade agrícola e a liberação do FGTS para os agricultores, além da suspensão da cobrança de dívidas do PRONAF.

Também serão sugeridas a liberação de mais recursos para as obras da Transposição do São Francisco, a ampliação da capacidade da Adutora do Oeste e a interligação das barragens de Algodões e Tamboril ao sistema adutor do Oeste em Ouricuri como ações a serem tomadas a médio e longo prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário