domingo, 17 de junho de 2012

ECONOMIA - O ORÇAMENTO FAMILIAR E AS COMPRAS. PLANEJAR É PRECISO.



As tentações das compras, estão estampadas diariamente a cada instante, nas vitrines das lojas, na internet, nos panfletos que recebemos na rua e em casa. São vendedores visitando residências, oferecendo produtos e serviços nas ruas, escolas, no trabalho, e por aí vamos administrando nosso tempo, nosso dinheiro e o nosso apertado orçamento familiar, com tanto apelo ao consumismo.
Não é moleza fugir dos feitiços das compras e todos sabemos disso.

Pagar água, luz, telefones, internet, transporte, escolas, faculdades, toda a feira doméstica, sem contar as diversões que são necessárias, pois nos ajudam a eliminar um pouco, ou quase todo o estresse.

Assim vamos vivendo, enfrentando esse turbilhão de desafios, que significa em sua maioria, a busca de bens materiais.
Falo isso, por quê posso ter esquecido de citar outros compromissos, mas o maior Compromisso, é EDUCAR A FAMÍLIA. Valores essenciais como: RESPEITO, FÉ, SINCERIDADE, LEALDADE, BOA VIVÊNCIA NA COMUNIDADE e tantos outros Valores que não há dinheiro que pague.

Pois bem! A manchete que vamos apresentar, está no Jornal do Comércio.
Não é uma novidade. Sempre, sempre, na TV, Jornais, Informativos, encontramos alertas dos vários setores da economia, sobre a INADIMPLÊNCIA.
Ou seja, nós compramos e estamos atrasados em pagar as dívidas.
Assim, boa leitura e bom domingo.
________________________________________________
Inadimplência do consumidor bateu recorde em maio.                          
POSTADO por peinvestimento ÀS 9:31 EM 15/06/2012
 
A Serasa revelou, nesta sexta-feira (15), o maior aumento no índice que mede a inadimplência do consumidor, para este ano. O mês de maio registrou um crescimento de 6,2%, na comparação com abril de 2012, representando a terceira elevação mensal consecutiva.

Segundo os economistas da Serasa Experian, o crescente endividamento do consumidor e as compras parceladas para o Dia das Mães foram as principais razões para a alta da inadimplência em maio. Eles também ressaltam que este mês, teve dois dias úteis a mais que abril, o que promoveu um maior registro de dívidas não honradas.

Na relação anual – maio deste ano contra o mesmo mês do ano passado – o indicador registrou alta de 21,4%, um pouco menor que a alta interanual observada em abril/12 (23,7%). No acumulado de janeiro a maio de 2012, na comparação com o mesmo período do ano passado, o índice apontou alta de 20%.

DÍVIDAS- Na decomposição do indicador, todas as modalidades da inadimplência tiveram alta. As dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica e água), em especial, puxaram esse crescimento, com variação de 9% e contribuição de 3,6%. A inadimplência com os bancos também subiu 3,1% (1,5% p.p).

Nenhum comentário:

Postar um comentário