sábado, 30 de junho de 2012

EDUCAÇÃO - AFINAL, PARA QUE SERVEM OS JOGOS ESCOLARES?




Assistindo partidas de futsal, da garotada na faixa etária dos 12 até os 17 anos, observando a postura de treinadores e "professores", orientando a garotada, discordo da forma como os jovens estão sendo "cobrados".
É muita truculência dos "treinadores" minha gente. 

Sinceramente senhores Diretores(as) e Coordenadores de Colégios e Escolas, e até dos próprios Professores/Treinadores. Vale a pena, nossos filhos sairem de casa, para uma festa bonita, com os amigos, amigas, paqueras, namoradas, para ficarem num estresse daquele?
Tudo por conta do EGOísmo, do vencer, vencer e  vencer de um "professor".

Observem todos, que a garotada fica ansiosa antes e durante os jogos. As Famílias gastam dinheiro para compra dos uniformes, os garotos saem para jogar, mas quando vão participar da festa..., meu Deus, tenha pena desses jovens adolescentes, nas mãos de verdadeiros, digamos...TÉCNICOS DE FUTEBOL PROFISSIONAL.

É muito sério minha gente. Alguns desses técnicos não sabem motivar os garotos, sequer os aquecem antes das partidas.
Os meninos, por qualquer deslize, são insultados e sacados da equipe, caidos, diante dos urros, gritos e berros do tal "professor".

Sexta  a tarde no CMA, um garoto de uma cidade vizinha passou mal e a informação que soubemos, é que o jovem aprendiz cansou ao extremo, caiu na quadra exausto, foi levado para o banco de reservas pelos juízes.
Como a equipe desse jovem estava em grande desvantagem no placar, não se sabe o motivo, o "técnico" foi embora.
Lógico que ele estressou a garotada e... foi embora. 
Os atletas ficaram com toda responsabilidade.

Eu acho que já passou da hora, de algum órgão ligado a Educação das Crianças, Formaço de Cidadãos, ou até Coordenadores dos Colégios, Equipes de Organização dos jogos, acompanharem melhor o que esses treinadores estão "aprontando" com a garotada.

Ninguém tem o direito de estragar a festa dos Meninos.
Jogos intercolegiais, interclasses sempre foi festa, glamour. Quem não lembra da infância e adolescência, de tempos tão belos?
Agora um "cara" aos berros e olhares rancorosos, só porque é funcionário da Instituição, sente-se no direito de disseminar discórdia dentro do ambiente das Equipes, deformando o Espírito Esportivo para formação de bons cidadãos. 

Os Pais não querem ver seus filhos serem tratados dessa forma. Alguns desses treinadores, estão necessitando de reciclagem, aprender mais, e acima de tudo, entenderem que todos os jogos escolares, é uma festa.
Uma linda festa inesquecível, aonde os artistas são eles.
Os jovens atletas, adolescentes, enamorados, com suas roupas, calçados e penteados, no tempo deles.
Como eles mesmos dizem: MUITO MANEIRO.  

Um comentário:

  1. CONCORDO PLENAMENTE COM VOCÊ...TUDO ISSO SE DÁ PELO ANSEIO PELA VITÓRIA, COMO SE O SEU TRABALHO SÓ FOSSE VÁLIDO SE SUA EQUIPE GANHAR.SERÁ QUE VALE A PENA CONQUISTAR ESSES 3 PONTOS? JOGOS ESCOLARES OU BATALHAS DESENFREADAS PARA MOSTRAR O TRABALHO DE UM ÚNICO PROFISSIONAL? A MAIORIA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESQUECEM DO VERDADEIRO SENTIDO DOS JOGOS , QUE DEVERIA SER O DE PROMOVER A INTEGRAÇÃO DOS ALUNOS, PORÉM O QUE SE VER SÃO ABSURDOS PROMOVIDOS POR QUEM DEVERIA EDUCAR. HÁ TAMBÉM AQUELES QUE,PARA MANTER SEU TRABALHO EM COLÉGIOS PARTICULARES, CUJA A ÚNICA PREOCUPAÇÃO É O LUCRO, E NÃO A EDUCAÇÃO,FAZEM DE TUDO , UTILIZANDO ATÉ DE ATITUDES ILÍCITAS, PROMOVEM VERDADEIRAS MONSTRUOSIDADES COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM FORMAÇÃO.

    ResponderExcluir