sábado, 2 de junho de 2012

SAÚDE - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL - PARTE III

Continuando nossa Força e mais Entendimento em busca de mais Sabedoria nas horas d'agente se alimentar, continuamos com as orientações captadas no informativo VIVA COM MAIS SAÚDE/CESAU/CORREIOS.
Boa leitura.
________________________________________________
DICAS NA HORA DE SE SERVIR

-Dê preferência à diversidade, ao colorido no prato e varie os tipos de alimentos, como: carnes, verduras, legumes e frutas.
-Evite alimentos muito salgados ou gordurosos que, em excesso, são prejudiciais à saúde.
-Prefira carnes magras(frango sem pele e peixe), frutas, legumes e hortaliças.
-Evite frituras, carnes com gordura aparente, salgadinhos, salsicha, mortadela e embutidos em geral.
-Sirva-se de diversos grãos.
-Pão integral, massa e arroz integrais, são boas fontes de vitaminas, minerais e fibras.
-Na sobremesa, não exagere. Frutas podem substituir os doces.
-Evite líquidos durante as refeições, para prevenir perda de nutrientes e má digestão. O aconselhável é uma hora antes e uma hora depois.

ATENÇÃO: Sempre lave as mãos antes das refeições e, se você come fora, fique atento à higiene dos alimentos, dos funcionários e do ambiente. Além disso, visitar a cozinha do restaurante é um direito garantido pelo Código de Defesa do Consumidor.

EVITE

-A tentação dos fast foods, que em geral servem muita fritura, creme e gordura. Restaurantes por quilo oferecem maior variedade e possibilitam uma refeição mais equilibrada.
-Alimentos industrializados como bolos e achocolatados prontos, sorvetes de massas e biscoitos, ricos em gordura hidrogenada, são extremamente prejudiciais. Evite também temperos prontos, alimentos enlatados e embutidos, como mortadela, presunto, linguiça, etc..., pois tem muito sal.
-Açucar, que contem muita caloria e poucos nutrientes. Se o excesso não é "queimado" por meio de atividade física, se transforma rapidamente em gordura.
-Óleo de Cozinha, o ideal é não usar mais que uma lata por mês, para uma família de quatro pessoas.
-Refrigerantes que desestabilizam o organismo, pois contem conservantes, corantes, cafeína e excesso de açucar, mesmo os light, diet e zero. Aumentam o risco das cáries, facilitam o ganho de peso e também agravam a gastrite, a diabetes e elevam os níveis de triglicérides. Além disso, os refrigerantes à base de cola, contem ácido fosfórico. Para processar esse ácido, o organismo retira cálcio do corpo, aumentando o risco de osteoporose.
Prefira sucos naturais, ou simplesmente água.
Seu corpo agradecerá e responderá com mais Saúde.
_______________________________________________
Próxima postagem, a importância da Àgua para nossa Saúde.
Até lá.



Nenhum comentário:

Postar um comentário