terça-feira, 29 de maio de 2012

SAÚDE - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL - PARTE II


Fonte: VIVA COM MAIS SAÚDE/CESAU/CORREIOS.
Boa leitura e partilhe.
________________________________________________
DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
1-)Pouca quantidade, mas com frequência.
No mínimo, três refeições diárias: Café da Manhã, Almoço e Jantar. Faça dois lanches saudáveis, de preferência frutas, nos intervalos entre as refeições. Comendo quantidades menores e com mais frequência, você mantém os níveis de energia sempre estáveis. E lembre-se, o café da manhã é a principal refeição do dia.

2-)Arroz e Feijão, todos os dias.
Alimentos básicos como arroz, feijão, leite, pães e farinhas contêm carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais.
Leguminosas (por exemplo, feijão), são uma das mais importantes fontes de proteína vegetal e podem substituir as carnes vermelhas.

3-)Frutas, Verduras e Legumes.
Duas ou três porções nas refeições ou nos intervalos é o ideal. Esses alimentos contêm vitaminas, minerais e fibras. Procure variar e coma, pelo menos, uma fruta rica em vitamina C (laranja, kiwi, goiaba, caju) e uma hortaliça rica em vitamina A (cenoura, beterraba, brocólis, escarola, espinafre).

4-)Alimentos Funcionais. 
Peixes, iogurtes, castanhas, aveia, legumes amarelos e vermelhos e frutas vermelhas, previnem doenças e melhoram a saúde. Esses alimentos chamados de funcionais, nutrem o organismo, evitam a formação de radicais livres e aumentam a longevidade do cérebro.

5-)Derivados do Leite.
Contêm proteínas e cálcio, valiosos na prevenção da osteoporose. Prefira os desnatados, que preservam o cálcio e têm menos gordura, portanto, menos calorias.

6-)Peixe.
É rico em nutrientes importantes como os ácidos graxos e o ômega-3, que podem baixar os níveis de colesterol. O ideal é comer duas vezes por semana.

7-)Sal de Cozinha.
Maior fonte de sódio da nossa alimentação, é essencial para o funcionamento do corpo. Em excesso, no entanto, pode causar hipertensão. Uma dica é não usar saleiro na mesa, para evitar colocar sal na comida pronta. Prefira sal marinho, em vez de sal refinado.

8-)Fibras.
Cereais integrais, frutas e verduras, são ricos em fibras e reduzem a absorção do colesterol.
_______________________________________________
Próxima postagem: DICAS NA HORA DE SERVIR.
Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário