quinta-feira, 24 de maio de 2012

SAÚDE - ESTRESSE - SAÚDE EMOCIONAL (PARTE III)

Ainda tratando sobre ESTRESSE, vamos informar como afeta a Saúde.
_______________________
Eventos estressantes podem desencadear mudanças no organismo e, assim, aumentar a probabilidade de adoecimento ou agravar problemas de saúde já existentes. É importante buscar formas saudáveis de combater tais fatores.

BEBIDAS ALCOÓLICAS E OUTRAS DROGAS

Toda e qualquer substância não produzida pelo organismo, que cause alterações no seu funcionamento, tanto fisiológicas, como comportamentais, é considerada DROGA. Dentre elas, algumas podem provocar dependência como é o caso do álcool, tabaco, cocaína, maconha, crack, etc...

ÁLCOOL:  As situações associadas ao consumo de bebidas alcoólicas, cada vez mais, estão sendo reconhecidas como problemas de saúde pública.
Dentre as consequências relacionadas ao consumo do álcool, podemos citar o abuso e a síndrome de dependência e também doenças e sequelas físicas decorrentes do alcoolismo.
O álcool induz a tolerância (necessidade de quantidades cada vez maiores, para produzir o mesmo efeito desejado) e a síndrome de abstinência (sintomas desagradáveis que ocorrem devido à redução ou interrupção no consumo), e isso consequentemente leva ao uso abusivo, o que desencadeia a dependência.

A dependência se caracteriza quando o indivíduo não consegue controlar o inicio e o término do consumo e a quantidade ingerida. O dependente, com isso, busca obter prazer ou aliviar tensões, ansiedades, medos e sensações físicas desagradáveis.
A dependência química instala-se lentamente e pode evoluir para estados graves e crônicos, caso a pessoa não procure ajuda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário