quarta-feira, 16 de maio de 2012

SAÚDE - SAÚDE EMOCIONAL (PARTE I)

Continuando nossa conversa sobre prevenção contra doenças, atitudes adequadas que signifiquem mudança de vida, visitas regulares ao médico, vamos agora falar sobre Saúde Emocional, em postagens simultâneas.
A fonte dessas informações continua sendo VIVA COM MAIS SAÚDE/GESAU/CORREIOS.
Boa leitura. Não deixem de partilhar.
_________________________________________________
SAÚDE EMOCIONAL


As constantes transformações da sociedade, a rapidez com que tudo ocorre, a competitividade elevada, as diversas tarefas e as pressões do dia-a-dia nos mantêm em estado de alerta, gerando preocupação, ansiedade, irritabilidade, estresse e até depressão.

Essas situações impactam diretamente na Qualidade de Vida e no Bem-Estar, por tudo é fundamental uma vigilância permanente em relação a nossa Saúde Emocional.

Ainda não é hábito em nossa Cultura cuidar preventivamenteda saúde emocional, mas aos poucos as pessoas estão se conscientizando de que a saúde física está estreitamente ligada ao estado emocional. Para uma vida saudável, é necessário corpo e mente em equilíbrio.

Pode-se traduzir Saúde Emocional como sendo a capacidade de identificar e gerenciar as emoções, para que orientem decisões equilibradas e contribuam para o nosso Bem-Estar. 

O QUE PREJUDICA A SAÚDE EMOCIONAL


Todas as perturbações a que estamos expostos, se não forem bem administradas, podem prejudicar a Saúde Emocional. O Estresse, abuso de bebidas alcoólicas e o uso de drogas, são exemplos de fatores que podem comprometer a Saúde Emocional.

Na próxima postagem, falaremos sobre ESTRESSE.

Um comentário: