quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

ATUALIDADES - O RETORNO DO PADRE.

Matéria encontrada no Diário de Pernambuco.
______________________________________________________________________
Padre Vito Miracapillo diz não guardar rancor sobre sua expulsão do país. Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR 04/01/2012 | 19h25 | Religioso

O padre italiano Vito Miracapillo, expulso do Brasil pelo regime militar, vai aproveitar sua passagem por Pernambuco para visitar algumas cidades da Zona da Mata Sul. Em entrevista coletiva concedida nesta quarta-feira (4), no Palácio do Campo das Princesas, o pároco revelou não guardar rancor pela sua expulsão do país e que atuar no Brasil é sua missão religiosa. Ao ser questionado sobre como se sentiu ao ser expulso do país, Miracapillo respondeu que foi como a morte. O religioso chegou no estado na noite da última terça (3).

Na próxima segunda-feira (9), Miracapillo vai até a Polícia Federal para dar entrada nos procedimentos para revalidação do visto de permanência no Brasil, sob o aval do Ministério da Justiça, que deferiu o visto em outubro do ano passado. Neste final de semana, o religioso visitará os municípios de Palmares e Ribeirão. Já no dia 13 de janeiro, Miracapillo vai celebrar uma missa em Palmares em comemoração aos 50 da diocese.

Durante encontro com Eduardo Campos, o padre presenteou o governador com uma imagem de Nossa Senhora de Medjugorje feita de acrílico. Miracapillo disse que a santa é um sinal para que seja feita uma política do bem.

Expulsão – O religioso foi expulso durante o regime militar, após decreto assinado pelo então presidente João Baptista Figueiredo, com base no Estatuto do Estrangeiro. A acusação era de que se recusou a celebrar uma missa em homenagem ao Dia da Independência, na cidade de Ribeirão, Mata Sul de Pernambuco, por não considerar o Brasil um país livre. Por conta disso, o então deputado estadual Severino Cavalcanti pediu sua expulsão ao governo militar.

Com informações da repórter Ana Cláudia Elói.

Nenhum comentário:

Postar um comentário