segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

EDUCAÇÃO - VOCÊ QUER SER PROMOVIDO?


Pois bem pessoal, nessa matéria do Jornal do Comércio, encontraremos algumas sugestões, como atitudes, decisões, comportamento, que poderão auxiliar, em conseguirmos aquela promoção, aquele aumento em nosso salário e, a tão sonhada ascencão na carreira.
Vamos a leitura.
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COMPORTAMENTO
Manual para ser promovido.

Depois de estar inserido na empresa, é hora de se dedicar e se destacar entre os demais funcionários.
Publicado em 22/01/2012, às 13h40 Felipe Lima - Do Jornal do Commercio

Conquistado o emprego, a missão agora é ser promovido.
Primeiro passo: capacitação constante, conhecimento técnico pleno e habilidade na função.

Segundo estágio: mostrar resultados para a empresa.

Terceira fase: trabalhar as aptidões de gestor e líder, além de mostrar ao chefe que é capaz de lhe ajudar, desafogando-o de algumas atribuições e até lhe substituindo em algumas tarefas quando necessário.

E quarto degrau: preparar um sucessor na equipe.
A lista não precisa seguir necessariamente esta ordem e pode ser acrescida de outras ações. Segundo especialistas em capital humano, ela trilha um caminho que dificilmente não resultará em projeção na empresa e aumento no salário - e das responsabilidades.

A sócia-diretora da JCastro Consultoria, Júlia Castro, reforça que, diante das mudanças na economia do País e em Pernambuco, e, consequentemente, as transformações nas empresas, o trabalhador que almeja uma promoção deve identificar e aprimorar suas aptidões em gestão. "Veja o caso da Engenharia Civil. Construtoras antes buscavam um engenheiro com grandes conhecimentos técnicos apenas. Agora, querem um gestor. De processos, de pessoas e de projetos. E que tragam ideias novas, promovam inovação", explica.
Preparar um sucessor também é apontado como determinante para a promoção. "Quanto mais a empresa reconhece nossa competência, maior será o desafio de preparar alguém para ocupar nosso lugar", aponta o presidente e consultor sênior do Instituto MVC, JB Vilhena, em artigo.
Para tanto, ele lista que é preciso ter mente quatro questões importantes: "vencer seus próprios medos, fazer uma escolha baseada em méritos, investir tempo na preparação dos potenciais sucessores e, testar na prática, antes de fazer qualquer indicação".

Breno Santana, sócio-diretor da B&R Consultores, menciona que a estrada para o sucesso tem seus obstáculos. O maior deles é a organização da empresa. "Ainda há companhias, especialmente em Pernambuco, que não implementaram processos de avaliação de seus funcionários ou sequer têm um Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). Nessas a promoção ocorre por amizade. Isso não representa sempre a melhor escolha e gera desmotivação na equipe, que se vê alijada da possibilidade de ascensão. Isso precisa mudar. As empresas têm que valorizar quem entrega resultados", resume.
Boa leitura.

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