segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

SAÚDE - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.

Matéria encontrada no Jornal do Comércio, nos incentiva à buscarmos Alimentação Saudável, tomando muita água. A recomendação, é bebermos muita água. Até para emagrecer. Curioso é que até cuscuz com ovo, ajuda na dieta.
Boa leitura e Saúde com Qualidade.
______________________________________________________________________
Saúde // emagrecer
É hora de fazer as pazes com a balança.
Publicado em 01.01.2012, às 10h02

Tomar três litros de água por dia é a tarefa número 1 para quem deseja emagrecer.      
Do NE10
Nas promessas para o novo ano, o desejo de EMAGRECER normalmente está lá - e em caps lock. Nem sempre a ideia é levar uma vida saudável, o que a maioria quer mesmo é entrar na velha calça jeans número 36 (as mulheres, claro!). Depois de atolar o pé no espumante, castanha, docinhos e afins, é hora de desintoxicar e começar uma vida nova, principalmente regada a água (litros e mais litros), frutas, folhas e vegetais. Nada melhor que o primeiro dia do ano para começar.

Segundo a nutricionista funcional Joyce Moraes, como no mês de dezembro o consumo de bebidas alcoólicas chega ao nível máximo, tem que beber bastante água. Também é importante o uso de alguns chás como boldo, alcachofra, salsaparrilha ou dente de leão. O ideal é optar pelas ervas e não pelos chás prontos, de caixinha. Água de coco também ajuda a desintoxicar.

Quem deseja emagrecer tem que incluir no cardápio quatro a cinco frutas por dia. "Não é para comer de uma vez, mas para substituir pelos lanches", avisa Joyce. Aumentar a ingestão de vegetais, principalmente os folhosos, ajuda muito. "Dê preferência a folhas verdes escuras como brócolis, espinafre, rúcula e agrião", lista a nutricionista.
Como ninguém emagrece sem esforço, tem que cortar comidas industrializadas. Macarrão instantâneo, conservas, caldos de carne, sucos concentrados de garrafa, por exemplo, devem ficar no ano velho. O maior vilão, diz Joyce, é o excesso de gordura (frituras, biscoitos recheados, salgadinhos) e doces.
Já outros alimentos ajudam a emagrecer. São eles: linhaça, gengibre, surubim (peixe), farelo de aveia e óleo de coco (cápsula ou líquido).
Quer emagrecer? Então tem que tomar, no mínimo, três litros de água; comer a cada três horas; fazer seis refeições e aumentar a ingestão de frutas e verduras. Todo dia.
E para quem pensa que o pãozinho francês no café da manhã e o brigadeiro no meio da semana são os piores inimigos... não é bem assim. "Tem gente que passa a semana se controlando, não come nada, mas no fim de semana exagera na ingestão de bebida alcoólica. O álcool é muito calórico, principalmente a cerveja", ressalta. 
Mas Joyce lembra que cada corpo é único. É importante, para começar, seguir as dicas acima, mas para perder peso, o ideal mesmo é procurar um nutricionista. "Cada pessoa tem um metabolismo diferente. Tem paciente meu que emagrece comendo cuscuz com ovo todo dia", exemplifica. E no final, todo mundo sabe: o ponteiro da balança só diminui com uma boa dieta aliada a exercícios físicos regulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário