sexta-feira, 4 de novembro de 2011

CULTURA - CAMPANHA CONTRA O RACISMO.



Matéria encontrada no G1.com .
04/11/2011 22h07 - Atualizado em 04/11/2011 22h07 .
______________________________________________________________________
Em Pernambuco, Ministério Público lança campanha contra o racismo. Racismo é tratar alguém de forma inferior por causa da cor da pele. Crime é inafiançável e Polícia Civil deve investigar todos os casos.

Uma campanha foi lançada no Recife, nesta sexta-feira (4), para estimular a população a denunciar casos de racismo – um crime inafiançável. A ideia é do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e prevê a distribuição de trinta mil cartilhas.

A ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, participou da solenidade. Ela afirma que os crimes de racismo ainda são muito frequentes no Brasil. "Na medida em que campanhas como essa acontecem, eu acredito que isso vai encorajar as pessoas a denunciarem", diz.

Racismo é tratar alguém de forma diferente, inferior, por causa da cor da pele. Então, por exemplo, impedir ou limitar a entrada em qualquer ambiente, proibir o uso de um transporte, dificultar o acesso a um cargo público de pessoas negras, ofender a dignidade fazendo xingamentos. A campanha é para estimular que os casos sejam denunciados, e que todas as vítimas procurem a polícia.

As polícias Civil e Militar se engajaram à campanha. Desde 2009, a PM de Pernambuco tem um grupo de trabalho de enfrentamento ao racismo. A major Verônica Silva coordena um grupo de trabalho sobre o assunto na PM. O objetivo da corporação é sensibilizar a tropa para o tema e transmitir a orientação correta aos policiais. "É preciso haver uma conscientização de que devemos tratar bem quem quer que seja", afirma a major.

Para a Polícia Civil, o desafio é oferecer atendimento especializado nas delegacias. Todos os casos de racismo devem ser investigados e encaminhados à justiça. O Grupo de Trabalho (GT) é coordenado pela delegada Lenise Valentim. Segundo ela, casos de racismo podem resultar em prisão em flagrante. "A proposta, além de informar a população, é preparar o policial para que ele atenda esses casos com a seriedade que eles merecem."

Telefones da campanha:

Central de denúncias: 0800 2819455
Polícia: 190

Nenhum comentário:

Postar um comentário