segunda-feira, 14 de novembro de 2011

ECONOMIA - CARTÃO DE CRÉDITO É PARA TODOS.


Nordeste lidera total de consumidores com 1º cartão de crédito.

Essa notícia encontrei no Jornal Folha de São Paulo. É um fato interessante, que mostra a ascenção da nossa Região.
Pra frente Nordeste! Que venham mais investimentos.
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O Nordeste superou o Sudeste no número de consumidores com seu primeiro cartão de crédito no Brasil em 2011, segundo estudo divulgado nesta segunda-feira pela Serasa Experian.

A região concentra hoje 43% das novas adesões de todo o país, enquanto que o Sudeste responde por 36%. Na sequência, aparecem Sul (11,41%), Norte (6,04%) e Centro-Oeste (3,49%).
Em 2009, 48,28% eram do Sudeste e 29,31% do Nordeste.

A Serasa Experian usou informações de 300 mil CPFs e fez comparativos entre os primeiros trimestres de 2009, 2010 e 2011.
A pesquisa aponta ainda um crescimento de adesões na classe E. "No primeiro trimestre de 2009, 52% do total dos solicitantes pertenciam a esse grupo social. Em 2010, esse número cresceu para 54,8% e, em 2011, para 58,5%", diz em nota.

Em relação à inadimplência nos primeiros quatro meses após aquisição do cartão, o estudo aponta alta. "Em 2009, 7,9% dos novos consumidores ficaram com pendências nesse período. No ano passado, esse índice caiu para 4,8%, e, neste ano, houve uma pequena elevação para 5,2%", afirma.

Segundo a Serasa, a maioria dos novos clientes de cartão de crédito estão no segmento chamado "periferia jovem". O estudo considera as pessoas que passaram a contar com a opção nos últimos três anos.
"Esse grupo é formado por jovens trabalhadores de baixa renda com pouca qualificação e por estudantes de periferia e famílias que recebem assistência do Estado. Em 2009, 21,75% do total de solicitantes de cartões no Brasil pertenciam a esse segmento. Em 2010, essa porcentagem chegou a 23,43% e, em 2011, foi para 25,54%", informa.

Em segundo lugar, aparecem os "aspirantes sociais", com 15,33%. Fazem parte deste segmento profissionais em ascensão social, donos de pequenos negócios, jovens em busca de oportunidades e também consumidores indisciplinados.
"O levantamento mostra que os públicos emergentes prevalecem, refletindo o maior acesso ao consumo de bens e serviços, inclusive financeiros", diz o presidente da Serasa Experian e Experian América Latina, Ricardo Loureiro.

Segundo ele, o estudo é também um alerta. "Como a maioria dos novos entrantes no mercado de cartões são os jovens da periferia, o risco de inadimplência precisa ser adequadamente monitorado, pois estes consumidores normalmente não possuem vivência no mercado de crédito."

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