quarta-feira, 30 de novembro de 2011

SAÚDE - CONSTIPAÇÃO INTESTINAL.


Passaremos agora, informações sobre Constipação Intestinal. Acho dificil encontrarmos alguém que já não sofreu dessa agonia no "bucho".
Informações e orientações encontradas no site todabiologia.com .
Boa leitura.


______________________________________________________________________

Introdução :
Também conhecida como prisão de ventre e "intestino preso", a constipação intestinal é uma doença que causa dificuldade em evacuar. As pessoas que apresentam este problema geralmente não apresentam regularidade intestinal, podendo até ficar dias sem evacuar.

Conhecendo a constipação intestinal:
Este problema geralmente é provocado em pessoas que consomem quantidade insuficiente de fibras e de água. Um outro fator agravante é o sedentarismo, pois a atividade física auxilia nos movimentos peristálticos (atividade muscular) do intestino.

A regularidade intestinal só é adequada quando os três fatores citados acima (ingestão de água, consumo de fibras e atividade física) são atendidos. Se o indivíduo adota este hábito, certamente será beneficiado não só na regularidade intestinal, como também em muitos outros benefícios ao organismo.

O consumo diário de alimentos industrializados, que, em sua maior parte, são processados, reflete negativamente no funcionamento intestinal, pois, durante o processamento, além de algumas
vitaminas, a fibra também é retirada do alimento. Em suma, a tendência ao consumo deste tipo de alimento prejudica o consumo adequado de fibras.

Alimentos como as frutas, legumes e verduras são excelentes fontes de fibras e micronutrientes, além destes, os cereais integrais como o arroz integral, centeio, aveia, pão integral, farelo de trigo, sementes de linhaça, entre outros, também são excelentes fontes de fibras.

Em suma, medidas como a ingestão adequada de água, dieta rica em fibras e a prática de atividade física, ajuda a regularizar o funcionamento intestinal, além de trazer inúmeros outros benefícios à saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário