domingo, 13 de novembro de 2011

ESPORTES - COPA NORDESTE 2013.

Estádio do Arruda - Recife/PE

A decisão da CBF em apoiar a realização da Copa Nordeste 2013, marca o retorno de uma das melhores competições regional.
Significa também a possibilidade de transmissão ao vivo dos jogos, com o consequente patrocínio de grandes empresas.
Leiam a matéria do blog do torcedor, no JC.
______________________________________________

Copa Nordeste volta em 2013 com direito a vaga na Sul-Americana. POSTADO POR Wladmir Paulino ÀS 20:19 EM 13 DE Novembro DE 2011

Da Gazeta Esportiva
Depois de uma reunião na sede da CBF no Rio de Janeiro entre o presidente da entidade, Ricardo Teixeira, o diretor de competições, Virgilio Elísio, e representantes de sete federações da região, a Copa do Nordeste, competição tradicional até 2003, deve retornar em 2013 com o apoio da CBF e valendo uma vaga na disputa da Copa Sul-americana.

Depois de sete anos sem ser disputado, já que foi extinto após o título do Vitória, em 2003, o Nordestão retornou em 2010, mas não atraiu a mesma visibilidade de outrora, e teve muitos times atuando com reservas. Na ocasião, o Vitória conquistou seu tetracampeonato jogando com time misto.

Graças ao calendário apertado de 2011, os clubes preferiram não entrar em campo nessa temporada e a competição foi cancelada, assim como em 2012, pois não existia motivação para as equipes disputarem esse título.

Para mudar esse panorama, a CBF deve entrar em acordo com a Conmebol para que haja o fornecimento de uma vaga na Copa Sul-americana, cujo vencedor se garante na Libertadores da temporada seguinte. No mínimo, uma vaga na Copa do Brasil será concedida.

As 16 vagas para o torneio de 2013 serão definidas nos estaduais que já começam em janeiro, sendo que Bahia e Pernambuco terão direito a três delas, ao passo que os outros estados apenas duas. O benefício dos classificados, também no estadual, é não ter que disputar a primeira fase da temporada seguinte para que as datas não atrapalhem os times na utilização de força total.

A Copa do Nordeste costuma reunir os mais tradicionais clubes nordestinos em clássicos inesquecíveis. O primeiro campeão foi o Sport, em 1994. Três anos depois a competição voltou a ser disputada com título do Vitória. Nas temporadas seguintes, os vencedores foram: América-RN (98), Vitória (99), Sport (2000), Bahia (2001 e 2002) e Vitória (2003 e 2010).

Nenhum comentário:

Postar um comentário